bar
Contato

Buscar soluções para uma vida cada vez mais sustentável é uma das prioridades da Braskem. A Avaliação de Ciclo de Vida (ACV) é uma ferramenta valiosa que temos utilizado desde 2005 para monitorar os impactos ambientais decorrentes dos nossos negócios e apoiar a tomada de decisões sobre o que e como melhorar processos.

Esse tipo de análise abrange toda a cadeia de valor da Braskem, captando dados desde a extração da matéria-prima, até chegar ao descarte. Dessa forma garantimos que decisões sejam tomadas de forma consciente sobre o impacto ambiental dentro e fora dos portões da Braskem.

Mais de 70 estudos de ACV já foram concluídos e estão disponíveis para utilização das áreas da Braskem, assim como da nossa cadeia de clientes e parceiros.

O ciclo de vida dos produtos
da Braskem pode começar com base fóssil ou renovável.

Tudo começa em poços de extração de petróleo e gás, onde são extraídas as matérias-primas do meio ambiente, que depois são transportadas até as unidades de refino. Já nas unidades, o petróleo e o gás natural ganham a forma de vários produtos conhecidos por todos, como a gasolina, o querosene, o asfalto e a nafta – matéria prima essencial para os produtos Braskem.

Além do infográfico abaixo, veja o vídeo que demonstra o Ciclo de Vida:

Assista o Vídeo
  • Tudo tem seu começo!

    O ciclo de vida dos produtos da Braskem pode começar com base fóssil ou renovável

    Fóssil: Tudo começa em poços de extração de petróleo e gás, onde as matérias-primas do meio ambiente são extraídas e depois são transportadas até as unidades de refino. Nas unidades, o petróleo e o gás natural ganham a forma de vários produtos por todos, como a gasolina, o querosene, e a nafta – matéria-prima essencial produtos Braskem.

    Renovável: Esse ciclo se inicia na plantação de cana-de-açúcar. A cana é processada em usinas e transformada em álcool (etanol), que é encaminhado até a planta da Braskem.

    Salmoura: A Braskem também possui uma unidade de extração de sal, em que a salmoura é extraída e encaminhada às unidades de beneficiamento dessa matéria-prima.

    Benefícios • Impactos

    A etapa de extração das matérias-primas é uma das mais sensíveis do ciclo de vida. A cadeia produtiva tem contato direto com o meio ambiente.

    A maioria dos impactos ambientais dessa etapa está relacionada ao esgotamento de recursos não renováveis, emissões e uso de água.

    Os impactos também representam potenciais de benefício.

  • Beneficiando as matérias-primas

    O processamento das matérias-primas é fundamental para oferecer produtos de qualidade ao consumidor

    Fóssil: A nafta e o gás natural chegam até a planta da Braskem, onde ganham um tratamento mais refinado. Deste processo, são produzidos o Etileno e o Propeno, matérias-primas fundamentais para o segundo passo: a polimerização, que também é controlada pela Braskem. Nessa etapa, as unidades recebem Eteno para produzir Polietileno ou Propeno para virar Polipropileno. Além de Eteno e Propeno, a Braskem produz uma série de produtos químicos, como solventes.

    Renovável: Nas plantas da Braskem, o etanol é desidratado, dando origem ao Eteno. A partir disso, o Eteno renovável passa pelo mesmo processo que o Eteno fóssil para produzir Polietileno.

    Salmoura: A matéria-prima chega às unidades da Braskem junto com o Etileno, que dará vida ao Policloreto de Vinila, o PVC, material usado em encanamentos, entre outras aplicações. Além do PVC, essas unidades produzem outros químicos como o Hipoclorito de Sódio e o Ácido Clorídrico.

    Benefícios • Impactos

    A etapa de beneficiamento das matérias-primas é essencial para torná-las produtos comercializáveis. Os impactos dessa etapa são usualmente relacionados ao alto consumo energético e emissões atmosféricas.

  • Transportando produtos

    Sistemas logísticos para atender a cadeia de valor

    Em um mundo globalizado, sistemas logísticos são fundamentais. As etapas produtivas usualmente ocorrem em locais geográficos diferentes, por isso demandam um meio de transporte para que materiais sejam movidos de um ponto a outro. Os modais de transporte mais comuns são: rodoviário, ferroviário, hidroviário, marítimo, aéreo e dutoviário. A eficiência do modal depende do tipo de produto, distância e quantidade transportada, por isso torna-se uma solução específica para cada caso.

    Benefícios • Impactos

    O impacto ambiental de transportes terrestres tem um impacto característico em uso de solo e em emissões atmosféricas decorrente do uso de energia/queima de combustíveis. Os transportes hidroviários, marítimos e aéreos são intensivos em emissões decorrentes do uso de energia/queima de combustíveis. Por fim, o transporte dutoviário tem impacto em emissões decorrentes de possíveis emissões fugitivas e perdas no sistema.

  • A transformação

    A hora que a matéria-prima se torna produto final

    Para transformar as resinas que a Braskem produz, existem vários métodos de modificação de um polímero. De maneira geral, todos envolvem o aquecimento e pressão da resina sobre um molde ou matriz que dará origem a peça.

    A etapa de transformação dos plásticos tem uma escala menor do que as etapas precedentes. Ainda assim, os impactos relacionados podem ser significativos principalmente pelo consumo energético das indústrias de transformação. Polímeros mais eficientes, por exemplo, reduzem a quantidade de energia consumida e aumentam a produtividade dos transformadores, isso melhora o desempenho não só do ponto de vista de processos, mas também ambiental.

    Benefícios • Impactos

    A transformação do plástico é um processo intensivo em matéria prima e energia. Por isso, a gestão do consumo energético e a redução de perdas são fundamentais para reduzir o impacto ambiental nessa etapa. Além disso, a transformação é a hora em que o produto é desenvolvido. Considerar o conceito de ciclo de vida no design é essencial para que se possibilite a reciclagem e facilite a durabilidade do produto, por exemplo.

  • Finalmente nas mãos do consumidor!

    O produto na prática

    Chegou a hora do plástico mostrar a que veio e, nesta etapa, ele demonstra seus maiores benefícios, como a baixa densidade e condutividade elétrica, assim como flexibilidade e durabilidade, que explicam sua eficiência em diversas aplicações.

    No caso de químicos básicos, eles podem ser transformados em outros plásticos, tintas, defensivos agrícolas entre outros.

    Exemplos:

    Automotivo: Diminui o peso do veículo, diminuindo o consumo de combustível. Reduz também as perdas de água.

    Saneamento: O material facilita e reduz a necessidade de manutenção. Reduz também o preço da peça, as perdas de água e ajuda a universalizar o saneamento básico.

    Embalagens: Evita o desperdício de alimentos.

    Benefícios • Impactos

    Na etapa de uso, os produtos imprimem um impacto positivo, ou seja, demonstram benefícios. O plástico reduz o desperdício de alimento em forma de embalagem, assim como a massa de carros e aviões, diminuindo também a energia necessária para movê-los. As tintas preservam superfícies e reduzem a necessidade de manutenção, por exemplo.

  • O ciclo começa novamente

    A responsabilidade compartilhada pelo fim de vida

    A sociedade e as empresas tem a responsabilidade de gerir os resíduos sólidos que produzem e produtos que consomem. Dentro de nossas unidades a geração de resíduos é controlada por um ecoindicador. Para o mercado, com iniciativas do Wecycle também procuramos incorporar o negócio da Braskem como parte da solução para a reciclagem mecânica do plástico.

    Existem hoje 4 tipos de tratamento de resíduos:

    Reciclagem Química: quando o plástico volta a ser químico básico, como a nafta.;

    Reciclagem Energética: quando o resíduo é queimado em ambiente controlado (como uma caldeira ou forno) para gerar energia;

    Reciclagem Mecânica: quando o resíduo volta para a indústria de transformação e é convertido em um novo produto;

    Aterro Sanitário: quando o resíduo vai para aterros, o plástico fica inerte por muitos anos nesse caso.

    Benefícios • Impactos

    O descarte pode representar um impacto ambiental ou um benefício, isso depende de como ocorre o descarte. Se o descarte for correto, o plástico deve ser conduzido, via logística reversa, para aplicações diversas. No caso da reciclagem mecânica, o plástico reciclado evita que matéria-prima virgem seja extraída, por exemplo. Quando o plástico vai para aterros sanitários, permanece inerte no solo por muito tempo, por isso, esta não é a destinação que mais valoriza o resíduo plástico. Quando o descarte é incorreto, o plástico vai para pontos de descarte irregulares, onde as chuvas podem levá-los para os rios e oceanos.