0800 006 3029 De segunda a sexta, das 9h às 18h (exceto feriados). Ligações gratuitas, inclusive de celulares.

Perguntas e Respostas

Atendimento ao morador durante epidemia de coronavírus

1. A Braskem vai entrar em contato com todos os moradores que ainda têm alguma pendência para realocação?

Sim, isso será feito pelos técnicos sociais da Braskem. A recomendação é para que você aguarde o contato.

2. Como fica agora o atendimento dos serviços oferecidos na Central do Morador, como bancos, imobiliárias, cartórios e defensoria pública?

Os serviços na Central do Morador estão suspensos. O morador que precisar de apoio com banco e imobiliária pode ligar gratuitamente para o 0800 006 3029, para ser direcionado por nossos atendentes. Os bancos abrirão conta dos moradores que precisarão receber benefícios e as imobiliárias estarão à disposição para apoiar na busca de um imóvel.

3. Quem pagará a mudança? Esse valor será descontado da minha indenização?

A Braskem é responsável por fazer e pagar pela sua mudança. Esse valor não é descontado nem da indenização, nem do auxílio financeiro de 5 mil reais.

4. Se eu for inquilino e não tiver dado entrado no Programa de Compensação, que direitos eu tenho?

Você pode ligar gratuitamente para o telefone 0800 006 3029 e esclarecer todas as suas dúvidas e ter mais informações sobre o Programa de Compensação Financeira e Apoio à Realocação.

5. Vou poder solicitar os serviços de guarda-móveis/remoção especial?

Sim. Você poderá solicitar o serviço de guarda-móveis, remoção especial ou abrigo temporário para o seu animal de estimação.

6. Como fica o pagamento dos auxílios financeiros?

Após o agendamento da mudança e a assinatura do Termo de Compromisso, o morador vai receber em até 3 dias úteis - em sua conta bancária - o auxílio financeiro de 5 mil reais.
Em um segundo momento, depois da mudança ser realizada, o morador também vai receber o auxílio aluguel. A primeira parcela será paga 3 dias úteis depois de confirmada a mudança. O auxílio aluguel será pago todo mês, por seis meses, em parcelas de 1 mil reais.

 

 

7. Como é feito o pagamento do auxílio financeiro?

Após o agendamento da mudança e a assinatura do Termo de Compromisso, o pagamento do auxílio financeiro de 5 mil reais é feito em até 3 dias úteis. O morador deve ter conta bancária para receber o valor.

8. E o pagamento do auxílio aluguel?

O auxílio aluguel é pago só depois da mudança ser realizada. O auxílio aluguel será pago todo mês, por seis meses, em parcelas de 1 mil reais. 
Os pagamentos vão acontecer sempre 30 dias depois do pagamento anterior. Exemplo: se o primeiro pagamento foi dia 2 de abril, os demais serão sempre no dia 2 de cada mês.

 

9. Não tenho carro. Como vou para o novo imóvel?

A Braskem vai fazer o seu transporte e da sua família para o imóvel temporário.

10. Tinha reunião agendada sobre a jornada de compensação financeira. E agora?

As reuniões que já estavam agendadas na Central do Morador estão sendo remarcadas diretamente com os moradores, por telefone. Na Zona D (Pinheiro e Bebedouro), as visitas dos técnicos sociais para identificação dos imóveis e a pesquisa familiar também estão suspensas.

11. A Central do Morador vai parar por completo?

A Central do Morador está fechada temporariamente em razão das recomendações das autoridades sanitárias para o enfrentamento e prevenção ao coronavírus, bem como do Decreto Estadual nº 69.541/2020. As vans gratuitas também deixaram de circular temporariamente.

12. Minha jornada de compensação vai ser paralisada?

As ações de campo serão focadas no fluxo de apoio à realocação das páreas que devem ser desocupadas até 01 de abril. Logo, não haverá reuniões em campo relativas ao fluxo de compensação. As reuniões de ingresso para o fluxo de compensação estarão suspensas por, pelo menos, 10 dias. Apenas casos excepcionais passarão pela reunião de ingresso. As reuniões para apresentação de proposta também serão remarcadas e, em casos excepcionais, poderão acontecer de forma remota, por telefone ou outro meio virtual.

13. Como vão ser feitas as reuniões da jornada de compensação?

As ações de campo serão focadas no fluxo de apoio à realocação das páreas que devem ser desocupadas até 01 de abril. Logo, não haverá reuniões em campo relativas ao fluxo de compensação. As reuniões de ingresso para o fluxo de compensação estarão suspensas por, pelo menos, 10 dias. Apenas casos excepcionais passarão pela reunião de ingresso. As reuniões para apresentação de proposta também serão remarcadas e, em casos excepcionais, poderão acontecer de forma remota, por telefone ou outro meio virtual.

14. Como vão ser feitas as reuniões que já estavam agendadas na Central?

Todas as reuniões que estavam agendadas vão ser remarcadas. Se você tem uma reunião agendada, deve aguardar o contato dos técnicos sociais da Braskem para remarcar a sua reunião.

15. Minha mudança já está agendada. Ela vai ter a data alterada?

Não. Todas as mudanças agendadas estão mantidas.

16. Como fica o processo de pagamento do auxílio aluguel para os lotes que ainda não entraram ainda no Programa de Compensação Financeira?

A migração dos moradores que recebem ajuda humanitária da Prefeitura para o Programa de Compensação Financeira e Apoio à Realocação vai acontecer normalmente. Se você está nessa lista, deve aguardar um contato por telefone ou email para receber as instruções sobre como proceder.  

17. Moro no Pinheiro e a identificação das casas começaria essa semana. Como vai ficar essa etapa do trabalho?

As visitas dos técnicos sociais para identificação dos imóveis e a pesquisa familiar estão suspensas temporariamente também por causa da prevenção ao coronavírus .

18. O cronograma para entrada do Pinheiro, Bebedouro e lotes da ajuda humanitária no Programa de Compensação vai ser adiado com essa medida?

As visitas dos técnicos sociais para identificação dos imóveis e a pesquisa familiar estão suspensas temporariamente. Os imóveis que já foram selados/identificados e que ainda não ingressaram no programa deverão aguardar a reabertura da Central do Morador para agendar a sua reunião.
A migração dos moradores que recebem ajuda humanitária da Prefeitura para o Programa de Compensação Financeira e Apoio à Realocação vai acontecer normalmente. Se você está nessa lista, deve aguardar um contato por telefone ou email para receber as instruções sobre como proceder.  

 

19. Tenho dúvidas sobre o meu processo e gostaria de marcar uma reunião para esclarecer. Como faço?

Não será possível agendar reuniões. As dúvidas deverão ser apresentadas à equipe de campo.

20. O Posto de Atendimento e Informação vai continuar aberto?

Não, o Posto de Atendimento e Informação também está fechado temporariamente. 

21. Como ficam os atendimentos na Casa de Atendimento Psicológico? Vão ser suspensos?

A Casa de Apoio Psicológico irá funcionar apenas na segunda-feira, 23 de março. No entanto, estamos trabalhando para migrar o atendimento presencial para atendimento telefônico. Os atendimentos domiciliares também devem ser migrados para atendimento telefônico.

22. É verdade que a Central do Morador foi fechada porque houve um caso confirmado de contaminação por coronavírus?

Não. A Central do Morador está fechada temporariamente em razão das recomendações das autoridades sanitárias para o enfrentamento e prevenção ao coronavírus, bem como do Decreto Estadual nº 69.541/2020.