Notícias

Braskem anuncia parceria com Siluria para o desenvolvimento de tecnologia inédita

A Braskem, maior produtora de resinas termoplásticas das Américas, e a Siluria Technologies, empresa americana pioneira na produção comercial de combustíveis e produtos químicos a partir de gás natural, firmaram um acordo de colaboração para a conversão direta do metano do gás natural em eteno - matéria-prima usada pela indústria petroquímica.

Denominada acoplamento oxidativo de metano (OCM) desenvolvida pela Siluria, a tecnologia abre inúmeras oportunidades de utilização em diversos segmentos da indústria, inclusive o petroquímico, com a possibilidade de eliminar a etapa inicial de craqueamento da nafta para obtenção de eteno. Juntas, as empresas realizarão um estudo para identificar perspectivas comerciais desta tecnologia nas plantas de base eteno da Braskem.

O contrato prevê opções de licenciamento para introdução da tecnologia da Siluria em escala mundial pela Braskem, além de oportunidades para que a Companhia adquira o eteno produzido por futuras plantas da Siluria. A parceria também prevê direitos de participação societária da empresa norte-americana em eventuais projetos comerciais da Braskem que utilizem a tecnologia. A empresa brasileira contará ainda com uma planta de demonstração de OCM da Siluria, prevista para o quarto trimestre de 2014, em uma de suas fábricas nos Estados Unidos.
 
"Estamos muito felizes de poder trabalhar com uma empresa líder na fabricação de olefinas e derivativos como a Braskem", destacou Ed Dineen, diretor presidente da Siluria.  "Sua experiência no setor, ampla presença e aspiração ao crescimento fazem da Braskem o parceiro inicial ideal na estratégia de Siluria de desenvolver múltiplas parcerias para a implantação da tecnologia em diversos setores de processamento de produtos químicos, combustíveis e gás natural".

"A Braskem busca o crescimento do negócio nas Américas e no mundo todo", disse Fernando Musa, diretor-presidente da Braskem América. "Acreditamos que a tecnologia da Siluria possa desempenhar um papel importante em nossa estratégia de crescimento, além de fortalecer potencialmente nossa base atual de ativos".

Para esclarecimentos adicionais, favor contatar:
CDN Comunicação 
Fernando Rubino (55 11) 3643-2991 - fernando.rubino@cdn.com.br
Jessyca Trovão - (55 11) 3643-2769 - jessyca.trovao@cdn.com.br
Pedro Orlandi - (55 11) 3643-2745 - pedro.orlandi@cdn.com.br  

 

Braskem nas redes sociais

Facebook | Linkedin | Twitter