bar
Contato
Todas as notícias
Press Releases • 16 de Maio de 2007

Novos produtos em poliolefinas na Brasilplast 2007

Tecnologia e inovação são os destaques da Braskem em poliolefinas.
A Braskem, líder em resinas termoplásticas no país e na América Latina, lançou dez novos produtos em poliolefinas na Brasilplast 2007. Em polietileno serão apresentadas ao mercado quatro novas resinas, que atendem principalmente aos mercados alimentício, agroquímico, papel e celulose e movimentação de carga.

Em polipropileno, os seis lançamentos têm como foco os mercados de higiene, agronegócio, utilidades domésticas, alimentício, produtos químicos. Todos os lançamentos, com alto grau de inovação, foram desenvolvidos no Centro de Tecnologia e Inovação Braskem, em Triunfo (RS) e Camaçari (BA).

Desta forma, a Braskem reafirma seu compromisso com a criação de valor para toda a cadeia produtiva da petroquímica e dos plásticos, valendo-se de sua autonomia tecnológica para oferecer soluções diferenciadas ao mercado e reforçar sua liderança no setor.

Polipropileno

Melhor desempenho para nãotecidos A nova resina H 125, inovadora para o mercado de nãotecidos, é produzida com uma nova tecnologia e foi desenhada para o processo Spunbonded, referência para este segmento. Apresenta excelente desempenho, proporcionando melhor processabilidade, maior resistência, além de baixa emissão de voláteis. Um dos seus diferenciais é a capacidade de produção de fibras de menor diâmetro, o que possibilita uma maior sensação de maciez, uma das qualidades mais relevantes para o segmento. A H 125 é destinada a uma ampla gama de aplicações em nãotecidos, como duráveis (colchões e travesseiros) e descartáveis (que respondem por 70% do mercado de nãotecidos), a exemplo de fraldas descartáveis, absorventes higiênicos e roupas cirúrgicas. As principais vantagens do lançamento são: maior produtividade, melhor estirabilidade, proporcionando um nãotecido mais resistente, com diminuição no nível de gel, que proporciona menor índice de rompimento de fibras e redução na geração de óleo na linha de extrusão, diminuindo o número de paradas para limpeza do equipamento.

Alta performance para o mercado de Ráfia A resina H 503 HS, de alta performance, é o lançamento de polipropileno para o segmento de ráfia. A tecnologia inovadora de processo proporciona desempenho superior ao aliar maior produtividade na extrusão à maior tenacidade da fita. Essa combinação permite a produção de sacarias e tecidos com mais qualidade e resistência. A resina pode proporcionar ainda uma diminuição na gramatura dos produtos, o que implica redução de preço. Já quando conservada a gramatura, o tecido ganha em resistência. Com o lançamento, a Braskem espera ampliar a participação no mercado de agronegócios, que apresenta sinais de retomada de crescimento. A nova resina será destinada a aplicações como sacos valvulados ou costurados para embalagens de fertilizantes, de grãos, farinha e açúcar e de tecidos para sacolas e revestimentos de móveis. Entre as vantagens oferecidas pelo produto destaca-se, em extrusão, a maior capacidade de estiramento e tenacidade das fitas; para tecelagem, a garantia de tecidos mais resistentes, menor índice de quebra de fitas e maior rendimento dos teares, o que proporciona um desempenho de alta desempenho com maior produtividade, redução de perdas e mais qualidade ao produto final.

Ganho em propriedades organolépticas A RP 145 é uma resina em polipropileno com excelentes propriedades organolépticas, ideal para embalagem de produtos alimentícios envasados a quente, preservando o seu sabor original. Este é o lançamento da Braskem para o mercado de embalagens alimentícias e de utilidades domésticas. Inédito no mercado brasileiro, o produto é o único com essas características que apresenta elevada produtividade e transparência, aliados a um baixíssimo teor de voláteis residuais, o que elimina a transmissão de odor para os alimentos envasados. O desenvolvimento da resina exigiu aproximadamente dois anos de dedicação dos pesquisadores do Centro de Tecnologia e Inovação Braskem. Estima-se que o mercado potencial para a resina seja de aproximadamente 40 mil t/ano e, inicialmente, o consumo previsto é de 5 mil t/ano, podendo ser duplicado no período de três anos. Segundo Rui Chammas, diretor comercial, responsável pelos negócios de polipropileno, "o lançamento da resina responde a uma exigência crescente do mercado alimentício de, cada vez mais, envasar seus produtos em embalagens transparentes, permitindo que o consumidor veja o que está levando para casa."

Melhor exposição na gôndola Uma resina com agente antiestático, já aditivado, a H 616 é mais um lançamento diferenciado da companhia para embalagens alimentícias. A comercialização da resina pronta elimina a operação de incorporação do aditivo à resina padrão, o que possibilita uma maior homogeneização dentro do lote e entre lotes quando comparada à mistura feita pelo transformador. Os principais mercados para a nova resina são: as embalagens rígidas termoformadas de margarina, manteiga, doces, chás e sorvetes, potes e tampas para fins alimentícios, que não acumulem pó na parte externa, mantendo a aparência de novo mesmo com exposição prolongada nas prateleiras dos supermercados. A aditivação especial proporciona a redução da resistência elétrica superficial e das cargas estáticas que atraem pó e sujidade. A Braskem detém 42% do mercado. Segundo Rui Chammas, com o lançamento, a empresa espera ampliar 450 toneladas por mês nas vendas da resina para o mercado, em no máximo dois anos.

Alta processabilidade para baldes industriais A Braskem lança ao mercado brasileiro a resina de polipropileno CP 284R, voltada à injeção de baldes industriais, que atende especialmente o mercado de tintas, food service, produtos químicos em geral, além de ser utilizada em componentes para eletrodomésticos. O composto tem como característica marcante um excelente equilíbrio entre resistência ao impacto e rigidez, grande processabilidade e produtividade. Desenvolvido no Centro de Tecnologia e Inovação Braskem, em Triunfo, a nova resina consumiu oito meses de pesquisas e testes em clientes. Rui Chammas, diretor comercial de polipropileno, avalia que "com a entrada da CP 284R no mercado, a Braskem espera crescer cerca de 20 mil t/ano e atingir 1/3 deste mercado, principalmente do segmento de baldes industriais". Excelência para embalagens flexíveis Um polipropileno copolímero random - RP 344, que se destaca por seu brilho, transparência e excelente soldabilidade, é o lançamento da Braskem para o segmento de embalagens flexíveis, como, por exemplo, o de peças de vestuário, filmes para álbuns fotográficos e capas de DVD. A RP 344 foi idealizada para atender aos mais exigentes requisitos de propriedades óticas diferenciadas a cada produto a que se destina, além de proporcionar uma menor temperatura inicial e maior força de selagem na linha de produção. Essa combinação permite o desenvolvimento de estruturas mono (filmes únicos) ou coextrusadas (combinação de diferentes tipos de resinas) de desempenho superior. Desenhada especialmente para os processamentos em equipamentos de extrusão, a resina possui em sua formulação os aditivos antibloqueio e deslizantes, garantindo a ampliação da produtividade nas linhas de embalagem e acabamento. Fazendo uso destas propriedades diferenciadas, a Braskem e a Ciola - fabricante de equipamentos para transformadores - apresentam uma inovadora estrutura de filme coextrusado em PP e PE. A solução está sendo produzida na Extrusora Ciola Tubular de 3 camadas A/B/C, lançamento da empresa na Brasilplast 2007. A solução que alia a transparência e brilho do PP com a resistência e soldabilidade do PE, é composta pelo Polipropileno - RP 344 e o Polietileno com base Metaloceno Braskem Flexus® 7200. A solução criou novas possibilidades de aplicação neste mercado, como por exemplo, a produção de embalagens para envase de queijo resfriado.

Polietileno

Alta performance para o segmento frigorífico

A Braskem está incrementando a sua linha de resinas para o segmento frigorífico com o lançamento da resina LL 7901 S. As embalagens de fundo redondo para aves congeladas ou resfriadas e embalagens para cortes congelados de frango (com e sem osso e corte mecanicamente separado - CMS) são o principal mercado para a nova resina. O LL 7901 S é um PEBDL (polietileno de baixa densidade linear) quaterpolímero modificado desenvolvido para alcançar melhor balanço entre as propriedades exigidas pelo mercado, proporcionando uma melhor integridade do produto e desempenho superior. Dentre suas principais propriedades destacam-se a maior rigidez, maior resistência à perfuração, melhor brilho, maior resistência de solda a frio e menor tendência a bloqueio. Tais atributos traduzem-se, por exemplo, em maior velocidade de corte e solda para o transformador e, para o consumidor final, em uma melhor aparência da embalagem e maior integridade do produto em função da diminuição dos rasgos nas embalagens. Para desenvolver o produto, a Braskem investiu em recursos laboratoriais, que neste caso vieram do Centro de Tecnologia e Inovação Braskem, em Triunfo/RS, que abriga uma equipe altamente qualificada de doutores, mestres e pesquisadores. Além disso, é importante destacar a parceria com transformadores e end-users no desenvolvimento da resina. O mercado de embalagens para frigoríficos, com foco em aves está estimado em cerca de 60 kt/ano. Com o lançamento, a companhia projeta um crescimento de 10 a 20% no volume de vendas nos próximos dois anos.

BS600 amplia participação no setor agroquímico

A Braskem está incrementando o mercado agroquímico, com o lançamento da BS600 - uma resina bimodal de PEAD (Polietileno de Alta Densidade). O lançamento atenderá exclusivamente o mercado de frascos para envasar produtos químicos e agroquímicos como, por exemplo, bombonas para defensivos agrícolas. Por lidar com produtos potencialmente perigosos, a resina exige constantes inovações que garantam sempre a evolução e segurança dos produtos. Por ser um PEAD bimodal, o lançamento permite excelente balanço entre resistência mecânica e resistência ao ESCR (quebra de tensão). Essas duas importantes propriedades garantem a integridade do produto e sua qualidade e segurança de manuseio. O mercado químico e agroquímico é estratégico para a Braskem. "Estamos confiantes na retomada do crescimento deste setor, que já apresenta sinais de melhoria", destaca Marcelo Mancini, diretor comercial de Negócios de Polietileno. A nova resina, que apresenta excelente grau de inovação, tem potencial para atender tanto ao mercado interno como do Mercosul, principalmente o argentino, que é um país com forte agricultura.

Solução Braskem para Rotomoldagem

A Braskem está apresentando ao mercado a linha mais completa de resinas para rotomoldagem do mercado brasileiro. As resinas de polietileno linear de média densidade (PEMDL) da Braskem oferecem ao mercado uma ótima combinação entre propriedades mecânicas e processabilidade. Além disso, por possuírem estreita distribuição de peso molecular, proporcionam homogeneidade na fusão do material, otimizando o processo de rotomoldagem e conferindo ao produto final um excelente acabamento superficial. Os mercados de caixas d'água, tanques para grandes volumes, peças técnicas para o segmento agrícola e para construção civil são os principais alvos da companhia para o crescimento do segmento de rotomoldagem no mercado brasileiro, considerado estratégico para a Braskem. "Temos a linha mais completa de resina do mercado nacional. Agora o objetivo é ampliar o número de aplicações e consequentemente a participação do mercado por meio de parcerias e soluções com clientes que têm o objetivo de fortalecer a imagem da rotomoldagem no Brasil", explica Marcelo Mancini, diretor Comercial de Negócios Polietileno. A Braskem é a única produtora nacional e da América Latina a disponibilizar a resina de rotomoldagem em duas localidades, no pólo petroquímico de Triunfo e em Camaçari. "Essa disposição permite atender o cliente de forma mais eficaz, trazendo para ele vantagem logística para a distribuição do produto", explica Marcelo Mancini, diretor Comercial de Negócios Polietileno.

Solução Braskem para filmes técnicos Esta solução foi criada pela Braskem para atender ao mercado de filmes técnicos destinados a empacotamento automático de embalagens de alto desempenho, laminadas ou não. A solução é utilizada, geralmente, em embalagens de arroz, feijão, cereais, farinha, açúcar, entre outros produtos alimentícios. A solução combina produtos do portfólio com linhas de especialidades em PE, Braskem Pluris® e Braskem Flexus® - PE quaterpolímero e PE com base metaloceno, respectivamente. A sinergia entre as resinas garante excelente balanço de propriedades mecânicas, o que proporciona às embalagens maior proteção dos produtos durante o armazenamento e transporte, além de menor índice de ruptura em testes de queda. Também proporciona ótimas propriedades óticas, garantindo uma melhor visualização dos produtos e maior apelo da embalagem nas gôndolas dos pontos-de-venda, além de excelentes propriedades de soldabilidade, proporcionando uma maior produtividade no envase. As Soluções Braskem visam atender aos novos nichos de mercado, que surgiram com a necessidade de se obter, em categorias alimentícias básicas, produtos premium que criam valor para o segmento.

Soluções Braskem para filmes Stretch A Braskem possui um portfólio diferenciado de resinas para o mercado de filme industriais stretch, destinados à unitização de cargas para transporte. Essas resinas são capazes de atender aos altos padrões de exigência para estas aplicações, pois proporcionam excelente brilho e transparência, além de apresentar maior ganho de produtividade e rendimento, mais resistência à perfuração e rasgo, retenção e proteção de carga. Aos produtores de stretch é dada a possibilidade de combinação de diferentes resinas incluindo as de base linear buteno, octeno e Braskem Flexus® - voltadas para os processos plano e tubular. A combinação destes componentes oferece elevado rendimento aos produtos finais. O principal foco das Soluções são as indústrias de embalagens de refrigerantes, papel e celulose, movimentação de cargas, para proteção de equipamentos contra umidade e para a proteção e compactação de forragem no setor agrícola. As Soluções Braskem para filmes Stretch foram desenvolvidas ao longo de dois anos e, com o novo portfólio, a Braskem projeta um crescimento de 6% a 7% no volume de vendas deste produto.

 

Para esclarecimentos adicionais à imprensa, favor contatar:
Fato Relevante

imprensa.braskem@agenciafr.com.br

 

Braskem nas redes sociais

Facebook | Linkedin | Twitter

Imprensa

Se você é um profissional da imprensa, a Braskem tem um canal feito só pra você.

Acesse aqui

Clientes

Seja cliente Braskem

Com uma estratégia pautada na economia circular de baixo carbono, desenvolvemos soluções inovadoras e mais sustentáveis, contribuindo para a criação de um futuro melhor para as pessoas e para o planeta.

Quer transformar o futuro com a gente?

Fale com nossa equipe