Notícias

Braskem e Made In Space expandem parceria para reciclagem de plástico na Estação Espacial Internacional

Empresas desenvolvem em conjunto tecnologia que permitirá, pela primeira vez na história das missões espaciais, reciclagem de plástico em gravidade zero

Após a chegada do Plástico Verde I'm greenT ao espaço para impressão 3D de ferramentas em março de 2016, os astronautas na Estação Espacial Internacional (International Space Station - ISS) poderão, a partir de 2018, utilizar uma recicladora de objetos e embalagens plásticas, capaz de ampliar ainda mais a autonomia e a sustentabilidade das futuras missões fora do Planeta Terra.

A iniciativa é uma ampliação do projeto "Imprimindo o Futuro", uma parceria da Braskem com a Made In Space, empresa norte-americana líder no desenvolvimento de impressoras 3D para operação em gravidade zero e fornecedora da NASA. Esta será a primeira operação comercial de reciclagem de plástico na história das missões espaciais.

No ano passado, a parceria levou o Plástico Verde - uma resina de origem renovável a partir da cana-de-açúcar - para ser utilizado para impressão de ferramentas e peças de reposição pelos astronautas. A previsão é que a recicladora chegue à Estação Espacial no segundo semestre de 2018 e complete, de forma sustentável, inovadora e eficaz, o ciclo do plástico na ISS. A invenção vai contribuir para a redução dos custos das missões espaciais e para a redução do peso transportado a partir da Terra.

"Existe um potencial significante para reciclagem de plásticos na ISS. Embalagens de alimentos, por exemplo, podem ser reutilizadas para a produção de objetos úteis aos astronautas ao invés de serem descartadas. No futuro, a recicladora e a impressora 3D devem formar um pacote único que aumentará a autonomia e a sustentabilidade de missões espaciais de alta duração", afirma Andrew Rush, presidente & CEO da Made In Space.

A máquina consiste em um sistema de moagem e extrusão de plásticos, produzindo um filamento adequado à impressora 3D, que já se encontra instalada na Estação Espacial Internacional. Com acesso à recicladora, os astronautas poderão reutilizar, em outras funções, as ferramentas e peças de Polietileno Verde fabricadas anteriormente na impressora 3D, além de outros materiais plásticos já existentes na ISS e sem uso, como embalagens de alimentos.

"Levar a primeira recicladora de plástico para o espaço é mais um grande desafio e motivo de orgulho para a Braskem. Este é o segundo passo da nossa parceria com a Made In Space, na qual propomos fechar o ciclo do plástico com sustentabilidade, desde a produção do Polietileno Verde a partir da cana-de-açúcar até a reciclagem do polímero para novos fins", afirma Patrick Teyssonneyre, diretor de Inovação e Tecnologia da Braskem.

Plataforma Wecycle
Aqui na Terra, a Braskem também tem como foco o desenvolvimento de iniciativas de reciclagem e segue incentivando a reutilização do plástico por meio da plataforma Wecycle, criada com o objetivo de fomentar negócios que valorizem os resíduos plásticos pós-consumo. A ação reforça o compromisso da companhia com a cadeia do plástico no Brasil ao estimular o desenvolvimento de produtos com conteúdo reciclado, garantindo a qualidade técnica, confiabilidade e os valores ambientais e sociais para todo o setor.

A Braskem conta com uma área específica de reciclagem e plataforma Wecycle para fortalecer as parcerias com seus clientes, recicladores e brand owners, na busca de melhores soluções para aplicação de suas resinas recicladas. Empresas como Grupo Pão de Açúcar (GPA) e Muzzicycles desenvolveram novas soluções que envolvem a reciclagem do plástico por meio da integração dos diversos elos da cadeia.

Sobre o Plástico Verde
O Polietileno Verde I'm greenT é feito a partir do eteno obtido da cana-de-açúcar. Seu grande diferencial é contribuir para a redução da emissão dos gases do efeito estufa na atmosfera, já que captura gás carbônico durante o seu processo produtivo. Ele também apresenta as mesmas características do polietileno tradicional, ou seja, não necessita de adaptações de maquinário e é 100% reciclável. A planta de Plástico Verde da Braskem possui capacidade de produção de 200 mil toneladas por ano.

Sobre a Braskem
Com uma visão de futuro global, orientada para o ser humano, os 8 mil Integrantes da Braskem se empenham todos os dias para melhorar a vida das pessoas, criando as soluções sustentáveis da química e do plástico. É a maior produtora de resinas das Américas, com produção anual de 20 milhões de toneladas, incluindo produtos químicos e petroquímicos básicos, e faturamento de R$ 55 bilhões em 2016. Exporta para Clientes em aproximadamente 100 países e opera 41 unidades industriais, localizadas no Brasil, EUA, Alemanha e México, esta última em parceria com a mexicana Idesa.

Sobre a Made In Space
A Made In Space, Inc. (MIS) é a empresa de fabricação espacial mais experiente do mundo. Fundada em 2010 e com escritórios na Flórida, na Califórnia, em Alabama e Ohio, a MIS aproveita as propriedades únicas do ambiente espacial para desenvolver soluções para desafios comerciais, industriais, de pesquisa e defesa. A visão da empresa é permitir o futuro da exploração espacial, oferecendo capacidades de fabricação fora da Terra. Para obter mais informações sobre a MIS, visite www.madeinspace.us 

 

Para esclarecimentos adicionais, favor contatar:
CDN Comunicação 
Ana Beatriz Paschoal (55 11) 3643-2737 - anabeatriz.paschoal@cdn.com.br
Rafael Abrantes - (55 11) 3643-2772 - rafael.abrantes@cdn.com.br
Priscila Ventura - (55 11) 3643-2744 - priscila.ventura@cdn.com.br  

Braskem nas redes sociais

Facebook | Linkedin | Twitter