Notícias

Braskem ganha prêmio de excelência da Out & Equal

Principal organização do mundo em defesa dos direitos LGBT+ no ambiente de trabalho premia a companhia por seu Programa de Diversidade & Inclusão

Cada vez mais engajada na promoção da diversidade e inclusão, a Braskem foi reconhecida na última sexta-feira (30/11) pela Out & Equal Workplace Advocates, maior organização em prol dos direitos LGBT+ no ambiente de trabalho em todo o mundo. O Prêmio de Excelência, que reconhece as empresas e indivíduos que fizeram um progresso significativo ao longo do último ano na defesa da diversidade e inclusão de pessoas LGBTQIA+ em companhias, foi entregue à empresa pelas realizações e conquistas em 2018 nesta área.

"Este é um reconhecimento muito importante, pois demonstra que estamos no caminho certo para um ambiente de trabalho cada dia mais inclusivo para a população LGBTQIA+", comenta Debora Gepp, responsável pelo programa de Diversidade & Inclusão da Braskem, e que também concorreu na categoria individual da premiação. "Hoje somos procurados por diversas organizações e ficamos orgulhosos em receber empresas de diversos segmentos para contar nossos desafios e propostas no tema. É gratificante receber um prêmio e uma nomeação desta importante instituição, que existe desde 1996, e saber que muitas companhias estão engajadas", comenta.

A conquista desta sexta-feira é resultado das principais ações realizadas nos últimos anos que contaram com treinamentos e ações de engajamento de líderes e integrantes. Em 2017, foram criados os Grupos de Trabalho de Diversidade e Inclusão, o grupo LGBTQIA é formado por 30 integrantes de todas as localidades na Braskem do Brasil. A diretriz de recrutamento e seleção foi revisada para que os critérios e orientações estivessem alinhados com a promoção da diversidade. Além disso, aconteceram Fóruns Braskem de Diversidade e Inclusão em todas as regiões de atuação da empresa no Brasil, com a participação de mais de 900 integrantes, e a Semana da Diversidade e Inclusão, com promoção de diálogos e a participação de integrantes de todo o Brasil. Em 2018, a empresa também capacitou presencialmente mais de 500 líderes no Brasil inteiro. 

A Braskem também foi a primeira grande empresa brasileira a se tornar signatária do Fórum de Empresas e Direitos LGBTI+, e hoje também apoia os Padrões de Conduta para a população LGBT+ da ONU Livres e Iguais. Além da frente LGBTQIA+, o Programa de Diversidade e Inclusão atua nas frentes de equidade de gênero, raça e etnia, pessoas com deficiência, socioeconômico (pessoas em vulnerabilidade social). 

Na frente de equidade de gênero, foram construídas salas de apoio à amamentação em todas as regiões em que a Braskem atua no Brasil. Com a parceria ONU Mulheres, viabilizamos a capacitação de professores da rede estadual de Camaçari-Bahia, no programa "O valente não é violento", para apoiar na eliminação da violência contra mulheres e meninas na região. Outra ação realizada foi a extensão da licença maternidade para 180 dias em todo o Brasil.

Em relação à raça e à etnia, há a parceria com a consultoria Empregue Afro, que oferece apoio na atração de candidatos negros para vagas efetivas e programas de estágio. Isto rendeu um aumento de 15% de estagiários negros contratados.

Marcelo Arantes, vice-presidente de Pessoas, Comunicação, Marketing e Desenvolvimento Sustentável da empresa diz que a Braskem vem trabalhando para se tornar cada vez mais inclusiva, garantindo oportunidades iguais para todas e todos por meio do Programa de Diversidade & Inclusão. "Nosso objetivo é garantir um ambiente de trabalho livre de preconceito e discriminação, em que cada pessoa possa ser quem realmente é", afirma. 

Para esclarecimentos adicionais, favor contatar:
CDN Comunicação 
Fernando Rubino (55 11) 3643-2991 - fernando.rubino@cdn.com.br
Jessyca Trovão - (55 11) 3643-2769 - jessyca.trovao@cdn.com.br
Pedro Orlandi - (55 11) 3643-2745 - pedro.orlandi@cdn.com.br  

 

Braskem nas redes sociais

Facebook | Linkedin | Twitter