bar
Contato
Todas as notícias
Press Releases • 23 de Novembro de 2015

Genomatica e Braskem confirmam produção direta de butadieno renovável em laboratório

A Genomatica, empresa norte-americana de bioengenharia, e a Braskem, maior petroquímica das Américas, anunciam a produção de butadieno em escala de laboratório, através de processo direto a partir de fontes renováveis.

A Genomatica, empresa norte-americana de bioengenharia, e a Braskem, maior petroquímica das Américas, anunciam a produção de butadieno em escala de laboratório, através de processo direto a partir de fontes renováveis. As empresas desenvolvem em conjunto uma nova tecnologia para a produção renovável do insumo desde 2013.  

O butadieno é uma matéria-prima utilizada na fabricação de borracha para pneus, com aplicações também em aparelhos elétricos, calçados, plásticos, asfalto, materiais de construção e látex. A crescente demanda mundial pelo insumo já é, hoje, de mais de 9 milhões de toneladas por ano. A produção a partir do biobutadieno pode tornar produtos cotidianos feitos com o material, como pneus, mais sustentáveis, além de reduzir a sua pegada ambiental.  

Alguns dos resultados do programa são:
1)    Produção contínua direta: As equipes do programa desenvolveram com sucesso um microrganismo que consome açúcar e o converte em butadieno em escala laboratorial, em fermentadores de 2 litros.  O butadieno foi produzido, coletado e mensurado continuamente ao longo de diversos dias de cada fermentação.
2)    Desenvolvimento de diversas rotas diretas e enzimas inéditas: Na busca pelo desenvolvimento do melhor processo, a Genomatica utilizou ferramentas computacionais na análise de todas as maneiras possíveis em que um microrganismo poderia, em teoria, produzir butadieno, identificando 60 rotas biológicas potenciais. As cinco melhores rotas foram escolhidas para validação empírica, conduzida pelas equipes da Genomatica e da Braskem em San Diego e Campinas, juntamente com cientistas residentes da Braskem no Centro de Inovação da Genomatica. A equipe explorou um grande número de enzimas possíveis, através da aplicação de amostragem ambiental e metagenômica em cada passo das rotas metabólicas potenciais.   A Genomatica então aumentou em 60 vezes a atividade enzimática em substratos não nativos através de triagem de alta capacidade e engenharia enzimática.    
3)    Mais propriedade intelectual: A equipe do programa acrescentou muito à já extensa propriedade intelectual da Braskem e da Genomatica nessa área. O trabalho aborda o desenvolvimento dos melhores microrganismos e processos, oferece apoio às próximas fases de desenvolvimento e representa uma importante vantagem competitiva.  

"Nossa equipe mista utilizou bem a plataforma integrada de bioengenharia da Genomatica, incluindo suas técnicas computacionais e processos de clonagem e triagem de alta capacidade, para alcançar um novo nível rapidamente", destacou Nelson Barton, Vice-presidente Sênior de P&D da Genomatica.  "Nossa abordagem 'racional' à criação de cepas deve acelerar o programa, permitiu maior previsibilidade durante o aumento da escala e elevar a eficiência econômica à medida que avançamos".

"É uma grande satisfação anunciar este significativo avanço técnico", disse Patrick Teyssonneyre, Diretor de Inovação e Tecnologia Corporativa da Braskem.  "Isso representa a base para um importante e inédito processo na indústria. O trabalho que estamos realizando junto a Genomatica é mais um exemplo do sucesso do nosso sistema aberto de inovação, que visa oferecer aos clientes vantagens competitivas para os seus negócios. Acreditamos que a química renovável é uma parte importante do futuro do setor e do nosso".

Desde a sua criação, em 2002, a Braskem investe em processos tecnológicos que resultam em produtos mais eficientes e sustentáveis. Além do projeto em parceria com a Genomatica, a Braskem produz polietileno a partir de etanol desde 2010, sob a marca "I'm greenTM", além de manter outros acordos de cooperação com parceiros para o desenvolvimento de isopreno verde. 


Sobre a Braskem

Controlada pela Organização Odebrecht, a Braskem é a maior produtora de resinas termoplásticas das Américas, com capacidade anual de produção de mais de 16 milhões de toneladas de resinas e outros produtos petroquímicos básicos. Com faturamento de R$ 53 bilhões, é a maior produtora mundial de biopolímeros - polietileno derivado do etanol de cana-de-açúcar (Plástico Verde), com capacidade de 200 mil toneladas anuais. Com o propósito de melhorar a vida das pessoas, criando as soluções sustentáveis da química e do plástico, a Braskem atua em mais de 70 países, conta com cerca de 8 mil integrantes e opera 36 unidades industriais, localizadas no Brasil, EUA e Alemanha. Lidera ainda a construção de um complexo industrial petroquímico no México, em parceria com a mexicana Idesa, cujo investimento é avaliado em cerca de US$ 5,2 bilhões.

Sobre a Genomatica
A Genomatica é uma empresa líder amplamente reconhecida no campo de bioengenharia. A empresa desenvolve processos com base em fontes renováveis que permitem aos seus parceiros fabricar produtos químicos de uma "maneira melhor", a partir de matérias-primas alternativas, com melhores resultados econômicos e de sustentabilidade se comparados aos insumos e processos tradicionais.

O processo GENO BDOTM já produziu milhares de toneladas de BDO;  A BASF e a Novamont licenciaram o produto e aumentaram seus contratos, enquanto a Cargill presta serviços de apoio à produção.  O BDO produzido através do nosso processo segue crescendo sua participação no mercado, tendo sido já  validado por empresas como Invista (Lycra® spandex), BASF (PolyTHF®), DSM, Lanxess, Toray e Far Eastern New Century.

A Genomatica utiliza sua plataforma de engenharia de bioprocesso e mais de 600 patentes e aplicações no desenvolvimento de processos para produtos químicos adicionais.  Entre eles estão os intermediários butadieno e poliamida, em parceria com a Versalis e a Braskem. A empresa já foi amplamente reconhecida por sua tecnologia inovadora e seu histórico de comercialização, inclusive com o Prêmio Kirkpatrick pela "mais importante tecnologia de engenharia química comercializada no mundo" e o prêmio de Pioneirismo em Tecnologia conferido pelo Fórum Econômico Mundial 2015.

 

 

 

Para esclarecimentos adicionais à imprensa, favor contatar:
Fato Relevante

imprensa.braskem@agenciafr.com.br

 

Braskem nas redes sociais

Facebook | Linkedin | Twitter

Imprensa

Se você é um profissional da imprensa, a Braskem tem um canal feito só pra você.

Acesse aqui

Clientes

Seja cliente Braskem

Com uma estratégia pautada na economia circular de baixo carbono, desenvolvemos soluções inovadoras e mais sustentáveis, contribuindo para a criação de um futuro melhor para as pessoas e para o planeta.

Quer transformar o futuro com a gente?

Fale com nossa equipe