bar
Contato
Todas as notícias
Press Releases • 11 de Maio de 2016

Mentores do Braskem Labs apoiam empreendedores

Para auxiliar os empreendedores, os mentores do programa compartilham suas experiências e dão dicas importantes aos empresários.

Cerca de 52 milhões de brasileiros estão envolvidos na criação ou manutenção de um empreendimento, segundo pesquisa Global Entrepreneurship Monitor (GEM) 2015, patrocinada pelo Sebrae no Brasil. Diante deste cenário e com 34% da população almejando ter um negócio próprio, o desafio para atingir o sucesso fica além das boas ideias. Para auxiliar os empreendedores a evitarem tropeços nessa empreitada, mentores do Braskem Labs, programa de incentivo ao empreendedorismo, compartilham suas experiências e dão dicas importantes aos empresários. 

Consenso entre os mentores da Braskem, maior petroquímica das Américas e líder mundial na produção de biopolímeros, e da Endeavor, organização global e sem fins lucrativos de fomento ao empreendedorismo, começar um negócio exige 1% de inspiração e 99% de transpiração. Isso porque é necessário trabalhar duro para transformar uma ideia em um negócio. Um exemplo disso é a proposta para a segunda edição do Braskem Labs, que, além de contar com projetos em plástico ou com produtos químicos com foco no desenvolvimento de soluções socioambientais, o programa está em busca de soluções para combater o mosquito Aedes aegypti. 

"Um bom exercício é colocar tudo no papel, fazer um rascunho, analisar e pensar: quais as fragilidades da ideia proposta? E os aspectos que a fortalecem? Também vale compartilhar a proposta de negócio com outras pessoas, especialmente com aquelas que tenham alguma vivência no assunto ou área de interesse, para que questionem e enriqueçam. Essa etapa é muito importante para o empreendedor testar a viabilidade da ideia e decidir se deve seguir em frente, ou abandonar e investir em outra ideia", relata Fabio Lamon, gerente da ciência de polímeros da Braskem e um dos mentores do Braskem Labs 2015. 

No Braskem Labs, os envolvidos precisam gostar de desafios e estarem atentos a tudo o que o mercado anseia. "O empreendedor precisa saber fazer essa análise multidimensional - especificações técnicas, aplicações, requisitos do produto, marketing, vendas, produção, custo, entendimento de mercado, da proposta de valor - para se preparar para o mercado e para um bom pitch, quando se expõe a proposta ao investidor", reforça Alessandro Cauduro, mentor da primeira edição e gerente de inovação e tecnologia da petroquímica.

"Acredito que a persistência também seja fundamental para todo empreendedor. O programa da Braskem me ofereceu uma oportunidade única para aperfeiçoar meu projeto, mas a minha dedicação foi o que tornou o meu sonho possível" relata Antonio Pássaro, empreendedor participante da primeira edição do programa, em 2015, com o Sistema Pelicano, projeto de armazenamento de água da chuva que utiliza um filtro auto-limpante que mantém o recurso pluvial livre de resíduos sólidos, insetos e folhas. 

Segundo Igor Piquet, coordenador de apoio a empreendedores da Endeavor, esse processo do planejamento estratégico é fundamental para a sobrevivência do negócio, mas é necessário manter sempre o foco. "Pela nossa experiência, vemos que as empresas privadas que tomam o objetivo social como mais importante têm prosperado mais. Isso porque os empreendedores possuem uma missão enorme que os mantêm sempre focados no propósito traçado. Eles sonham grande! Nós costumamos dizer que sonhar grande ou pequeno dá o mesmo trabalho, então sonhe grande", afirma Piquet. 

A empreendedora Luciane Piovezan Fornari conhece bem essa realidade. Participante da primeira edição do programa da Braskem, inscreveu o seu projeto Mega Clorador, equipamento em plástico que libera gradativamente pastilhas de cloro para o tratamento de água. O segredo foi confiar em uma proposta que trouxesse ganho de sustentabilidade em um produto que solucionasse um problema. "Todo investidor vai aplicar recursos se for uma ideia legal, que faça a diferença. Mas é preciso ter harmonia, deixando bem claro qual o problema que seu produto se dispõe a resolver, quais ganhos que a sociedade vai ter com ele e como você pode ganhar dinheiro com isso", relata Luciane.

Braskem Labs 2016 

Na segunda edição do Braskem Labs serão selecionados até dez projetos nas áreas de química ou de plástico, que gerem impacto social em segmentos como saúde, moradia e mobilidade, e até dois voltados para o combate ao Aedes aegypti. Os empreendedores que quiserem participar têm até o dia 15 de maio para inscrever seus projetos no site www.braskemlabs.com.  

Os selecionados terão quatro meses de capacitação com disponibilização de conteúdo, cursos online, eventos presenciais e mentorias coletivas e individuais com mentores Braskem e Endeavor; e participarão do Boot Camp, um treinamento de dois dias focado no pitch, apresentação clara e concisa da proposta. Ao final do programa, os participantes apresentarão seus projetos durante o Demo Day para um grupo de empresários, investidores, bancos de investimento e outros players do mercado. 

Sobre a Endeavor

A Endeavor é uma das principais organizações de fomento ao empreendedorismo no mundo. Atua na mobilização de organizações públicas e privadas e no compartilhamento de conhecimento prático e de exemplos de empreendedores de alto impacto para fortalecer a cultura empreendedora do país. No Brasil desde 2000, já ajudou a gerar quase R$ 4 bilhões em receitas anualmente e mais de 20 mil empregos diretos através de programas de apoio a empreendedores; e a capacitar mais de 3 milhões de brasileiros com programas educacionais presenciais e à distância. Mais informações: http://endeavor.org.br/

Sobre a Braskem

Controlada pela Organização Odebrecht, a Braskem é a maior produtora de resinas termoplásticas das Américas, com volume anual de 16 milhões de toneladas, incluindo a produção de outros produtos petroquímicos básicos e com faturamento anual de R$ 54 bilhões. Com o propósito de melhorar a vida das pessoas, criando as soluções sustentáveis da química e do plástico, a Braskem atua em mais de 70 países, conta com 8 mil integrantes e opera 40 unidades industriais, localizadas no Brasil, EUA, Alemanha e México, esta última em parceria com a mexicana Idesa.

 

Para esclarecimentos adicionais à imprensa, favor contatar:
Fato Relevante

imprensa.braskem@agenciafr.com.br

 

Braskem nas redes sociais

Facebook | Linkedin | Twitter

Imprensa

Se você é um profissional da imprensa, a Braskem tem um canal feito só pra você.

Acesse aqui

Clientes

Seja cliente Braskem

Com uma estratégia pautada na economia circular de baixo carbono, desenvolvemos soluções inovadoras e mais sustentáveis, contribuindo para a criação de um futuro melhor para as pessoas e para o planeta.

Quer transformar o futuro com a gente?

Fale com nossa equipe