Notícias

Segunda edição do Braskem Labs traz duas novas categorias

Iniciativa busca projetos que proponham soluções inovadoras por meio da química e do plástico. Propostas de combate ao Aedes aegypti também podem participar

A Braskem, maior petroquímica das Américas e líder mundial na produção de biopolímeros, em parceria com a Endeavor, organização global e sem fins lucrativos de fomento ao empreendedorismo, anuncia a segunda edição de seu programa de incentivo a empreendedores que tenham soluções voltadas à sustentabilidade e à inovação, o Braskem Labs. Os empreendedores interessados em participar têm de 11 de abril a 15 maio para inscrever seus projetos no site www.braskemlabs.com.  

A edição deste ano está mais abrangente em relação à de 2015. Além de propostas que usem o plástico para o desenvolvimento de soluções socioambientais, também podem ser cadastrados projetos em química. Especialmente este ano será aberta uma categoria para o combate ao mosquito Aedes aegypti - sendo que estes não precisam estar relacionados à química ou ao plástico. 

"Após o sucesso do ano anterior, nós decidimos ampliar o programa para os avanços químicos. Queremos transformar projetos inovadores em soluções viáveis que possam melhorar a vida das pessoas", afirma Patrick Teyssonneyre, diretor de Inovação e Tecnologia da Braskem. "Desejamos também usar a plataforma para fortalecer nosso compromisso com a sociedade; estimulando a apresentação de ideias que ajudem a reduzir a incidência das doenças chikungunya, zika e dengue. E a melhor maneira para alcançarmos isso é combatendo o mosquito transmissor por meio de soluções inovadoras", complementa. 

Ao todo, serão selecionados até dez projetos nas áreas de química ou de plástico, que gerem impacto social em segmentos como saúde, moradia e mobilidade, e até dois voltados para o combate ao Aedes aegypti. Os empreendedores terão quatro meses de capacitação com disponibilização de conteúdo, cursos online, eventos presenciais e mentorias coletivas e individuais com mentores Braskem e Endeavor; e participarão do Boot Camp, um treinamento de dois dias focado no pitch, apresentação clara e concisa da proposta. Os selecionados receberão o acompanhamento de executivos da Braskem e orientação de especialistas renomados e da Endeavor, parceira da empresa e uma das principais organizações de fomento ao empreendedorismo no mundo.

Ao final do programa, os selecionados apresentarão seus projetos durante o Demo Day para um grupo de empresários, investidores, bancos de investimento e outros players do mercado. 

Na primeira edição do Braskem Labs, foram inscritas 159 propostas de todas as regiões do país, com destaque para os estados de São Paulo, Rio Grande do Sul e Rio de Janeiro, com 19 projetos selecionados. Desses, 10 projetos estão sendo comercializados e seis empresas firmaram parcerias com a Braskem. 

"O Braskem Labs é uma oportunidade de ampliar a atuação da Endeavor junto a negócios com alto potencial de geração de empregos. Com o apoio da Braskem e a sua expertise, temos a chance de realizar a capacitação e as mentorias para acelerar o crescimento de empresas que, além de estarem se destacando, estão fazendo a diferença por meio da química e do plástico", destaca Igor Piquet, coordenador de Apoio a Empreendedores da Endeavor.

Em 19 de abril, às 20h, será realizado o Webinar de Lançamento Braskem Labs 2016 para apresentar o programa e discutir assuntos voltados ao empreendedorismo, inovação e sustentabilidade. O evento em formato de webconferência e chat terá a participação de Patrick Teyssonneyre; Carolina Stocche, da Endeavor, e Eliézer Dias, vencedor da primeira edição do Braskem Labs e o criador do ColOff, revestimento de assento sanitário que auxilia na coleta de amostras biológicas.
Para participar do Webinar basta se cadastrar no site endeavor.org.br/webinar-braskem-labs  para receber o link de transmissão.   

Sobre a Endeavor

A Endeavor é uma das principais organizações de fomento ao empreendedorismo no mundo. Atua na mobilização de organizações públicas e privadas e no compartilhamento de conhecimento prático e de exemplos de empreendedores de alto impacto para fortalecer a cultura empreendedora do país. No Brasil desde 2000, já ajudou a gerar quase R$ 4 bilhões em receitas anualmente e mais de 20.000 de empregos diretos através de programas de apoio a empreendedores; e a capacitar mais de 3 milhões de brasileiros com programas educacionais presenciais e à distância. Mais informações: http://endeavor.org.br/

Sobre a Braskem

Controlada pela Organização Odebrecht, a Braskem é a maior produtora de resinas termoplásticas das Américas, com volume anual de 16 milhões de toneladas, incluindo a produção de outros produtos químicos e petroquímicos básicos. Com faturamento de R$ 54 bilhões, a Braskem também é a maior produtora mundial de biopolímeros - com capacidade de 200 mil toneladas anuais de polietileno derivado do etanol de cana-de-açúcar (Plástico Verde).
 
Com o propósito de melhorar a vida das pessoas, criando as soluções sustentáveis da química e do plástico, a Braskem atua em mais de 70 países, conta com mais de 8 mil integrantes e opera 40 unidades industriais, localizadas no Brasil, EUA, Alemanha e México, este último em parceria com a mexicana Idesa.

Para esclarecimentos adicionais, favor contatar:
CDN Comunicação 
Ana Beatriz Paschoal (55 11) 3643-2737 - anabeatriz.paschoal@cdn.com.br
Rafael Abrantes - (55 11) 3643-2772 - rafael.abrantes@cdn.com.br
Priscila Ventura - (55 11) 3643-2744 - priscila.ventura@cdn.com.br  

Braskem nas redes sociais

Facebook | Linkedin | Twitter