Alagoas

0800 006 3029 De segunda a sexta, das 9h às 18h (exceto feriados).
Ligações gratuitas, inclusive de celulares.

Estação Ambiental Cinturão Verde da Braskem completa 25 anos

No dia 25 de outubro de 2012, a Estação Ambiental Cinturão Verde da Braskem completou 25 anos de existência. Nessas duas décadas e meia, a Estação Ambiental se consolida como um espaço importante para as pesquisas e trabalhos voltados para o meio ambiente e a sustentabilidade, atuando como cenário modelo de preservação da fauna e da flora do estado. Em 2006 recebeu da Unesco a certificação de Posto Avançado da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica em Alagoas. O reconhecimento é posterior a certificação de Criadouro Conservacionista concedida pelos órgãos ambientais, se deve também as ações de reflorestamento realizadas e pela crescente visitação da população alagoana no local. Ao longo de 25 anos cerca de 140 mil pessoas já estiveram na Estação.
"Em outubro de 1987, fui convidado pela diretoria da área de SSMA - Segurança Saúde e Meio Ambiente, da antiga Salgema Indústrias Químicas S.A., para a coordenar o projeto de implantação do Cinturão Verde da empresa",  diz  Mário Calheiros, gestor da Estação Ambiental  Cinturão Verde há 25 anos.
Logo em seguida foram iniciados os trabalhos de reconhecimento, estudos e análises das possíveis soluções para a instalação da Estação Ambiental, a partir dessas constatações foram detectados diversos fatores ambientais intervenientes na região, principalmente a maresia intensa, solos de areias quartzosas (pobre em nutrientes e com baixo poder de retenção de água) e  uma área praticamente sem nenhuma vegetação e vida animal. Foi iniciada a recuperação do relevo original de dunas, reconstituído com terra vegetal, até a identificação de soluções para a instalação da vegetação inicial. Ao longo destes anos aproximadamente 300 mil mudas de plantas de diversas espécies foram plantadas na área.
Com o desenvolvimento pleno da vegetação iniciou-se o projeto de introdução da fauna silvestre com o apoio de equipes de Veterinários, do Criadouro Científico Zoobotânico Sete Cores e do IBAMA Alagoas. A partir dessa parceria foi estruturado o criadouro conservacionista da fauna silvestre brasileira do Cinturão Verde no ano de 1995.   Hoje existem na Estação Ambiental cerca de 400 animais de diversas espécies, dentre eles, Macaco Prego, Jacaré de Papo Amarelo, Pavão, Bicho Preguiça, Cutia, Ema, Tucanos, Raposas, etc.
Na Estação Ambiental surgiram importantes projetos sustentáveis com ênfase na apicultura e na hidroponia (agricultura sem uso de agrotóxicos). Em 2006 surge o projeto Pescadores de Mel, cujo objetivo era incentivar a implantação de apiários pelos pescadores das cidades do entorno do Complexo Lagunar Mundaú-Manguaba. Assim seria possível gerar novos empregos e ampliar a renda destes pescadores. Este projeto foi o passo inicial para a criação do Arranjo Produtivo Local da Apicultura, pelo governo do Estado de Alagoas, com o apoio do SEBRAE.
Hoje este APL é um dos mais importantes arranjos produtivos do Estado e uma das atividades que mais geram emprego e renda para micro e pequenas empresas em Alagoas. Com a descoberta da própolis vermelha, um produto dos apiários alagoanos, que acaba de obter do Instituto Nacional da Propriedade Intelectual (INPI) a Indicação Geográfica na forma de Denominação de Origem. Novas oportunidades surgem para os criadores alagoanos.
Para a Braskem a criação da Estação Ambiental Cinturão Verde está inserida nos seus princípios de sustentabilidade e cumpre a função de ampliar as ações de inclusão social desenvolvidas pela empresa. Para Milton Pradines, Gerente de Relações Institucionais, a Estação Ambiental "é um espaço também que deve ser utilizado pelas universidades e faculdades locais em suas pesquisas e que deve ser visto como um exemplo de reconstituição bem sucedida do meio ambiente. Nos próximos anos continuaremos com a expansão da área plantada, da melhoria de sua infraestrutura para cursos e seminários e da implantação de laboratórios de pesquisa na área".

 

Contatos para a imprensa:

Algo Mais Consultoria e Assessoria

(55 82) 3177.4955

Álvaro Müller

alvaro@algomaisconsultoria.com

Clarissa Veiga

clarissa@algomaisconsultoria.com

 

 

Braskem nas redes sociais

Facebook | Linkedin | Twitter