Alagoas

0800 006 3029 De segunda a sexta, das 8h às 18h (exceto feriados).
Ligações gratuitas, inclusive de celulares.

Projeto Fábrica de Florestas leva 35 mil mudas para Duque de Caxias

A região ganhará cerca de 140 mil metros quadrados em área verde até 2013
 
A Braskem trouxe para o Rio de Janeiro um de seus mais reconhecidos programas ambientais, que já apresenta excelentes resultados na Bahia, desde 2009. Denominado Fábrica de Florestas, o programa trouxe à construção de um viveiro para produção de mudas nativas da Mata Atlântica e um horto com cerca de cinco mil metros quadrados para a região de Duque de Caxias.
 
Fruto de parceria com a prefeitura de Duque de Caxias, o Fábrica de Florestas Braskem produzirá até o final de 2012, 15 mil mudas para replantio de áreas degradadas da região. A plantação de espécies como a quaresmeira, ipês, ingás, pau-pombo e pau-brasil também irão servir para resolver problemas de erosão do solo e desabamento das encostas.
 
A reserva Ambiental do Parque Municipal da Caixa D Água, no Jardim Primavera, foi o local escolhido para a instalação do viveiro. Para 2013, há a projeção de produção de 35 mil mudas, o que equivale a 14 hectares, ou 140 mil metros quadrados de área verde para a cidade de Duque de Caxias. As mudas produzidas estão sendo destinadas a plantios em áreas determinadas pela prefeitura, como à própria reserva ambiental e para campanhas educativas com a população.

Um destes projetos educativos oferece ensino ambiental para 40 jovens de escolas públicas no entorno da reserva e 40 moradores da comunidade, além de 12 oficinas itinerantes de artesanato com materiais recicláveis. Também são beneficiados 240 alunos de escolas públicas e moradores do entorno da sede do parque da Taquara, que fazem parte do projeto Guarda Mirim, já conhecido na região pelo trabalho de educação ambiental com crianças e patrocinado pela Braskem.

 O programa Fábrica de Florestas é uma iniciativa do INCECC - Instituto Corredor Ecológico Costa dos Coqueiros - e foi criado a partir de preocupação das empresas do polo petroquímico de Camaçari, com as áreas degradadas e ameaçadas pela ocupação desordenada. Desse estudo surgiu um projeto piloto de plantio comunitário denominado Fábrica de Florestas, com o objetivo de produzir em larga escala espécies vegetais da Mata Atlântica e de sua área de restinga, além de espécies da caatinga e do cerrado. Hoje, o programa já responde pela produção e plantio de aproximadamente 400 mil mudas de espécies nativas. Para saber mais: www.incecc.org.br

 

Contatos para a Imprensa

Algo Mais Consultoria e Assessoria

Amanda Vieira
amanda@algomaisconsultoria.com

Bruna Motta
bruna@algomaisconsultoria.com