Governança Corporativa

A prática da Governança Corporativa na Braskem se baseia em três pontos: ética, transparência e respeito para com os Clientes, os Integrantes, os Acionistas, os Fornecedores e todos os outros públicos com os quais a empresa se relaciona. Desde a sua fundação, em 2002, a empresa reafirma o compromisso de alinhar os interesses de seus Acionistas com ações éticas e competitivas, agregando valor ao seu patrimônio.

Empresa de capital aberto, a Braskem participa do Nível 1 de governança corporativa da Bolsa de Valores de São Paulo (BM&F Bovespa) desde 2003. Fora do Brasil, as ações da Braskem também são listadas na Bolsa de Valores de Nova York (Nyse) e na Latibex – seção latino-americana da Bolsa de Madri – e, por essa razão, estão sujeitas às exigências dos respectivos órgãos reguladores, quais sejam, Securities & Exchange Commision (SEC), nos Estados Unidos, e Bolsas y Mercados Españoles (BME), na Espanha.

A Braskem foi uma das primeiras Emissoras Privadas Estrangeiras (FPIs, na sigla em inglês) na América do Sul a se adequar, em 2005, às exigências das seções 404 e 302 da Lei Sarbanes-Oxley (SOX).

Princípios da Governança Corporativa

Modelo de Governança Corporativa

 

 

 

Código de Conduta

A Braskem tem o compromisso de praticar uma gestão transparente e responsável.
As práticas estão descritas no Código de Conduta da empresa, um guia que estabelece os princípios, os valores e as normas que norteiam a conduta corporativa dos Integrantes tanto nas relações internas como externas. Para visualizar  clique aqui* .

 

Comitê de Ética e Linha de Ética

Criado para registrar, apurar e promover decisões que envolvam as denúncias de violação do Código de Conduta, o Comitê de Ética é uma importante ferramenta para garantir o cumprimento e a melhoria contínua dos processos e controles internos da Braskem.

As denúncias são feitas a partir da Linha de Ética, um canal aberto a Integrantes, Clientes, Fornecedores e outros públicos para relatar informações de irregularidades nos processos da empresa. As denúncias são anônimas e os fatos são tratados com total sigilo. Todos os registros são analisados de forma criteriosa e responsável, contribuindo para a gestão transparente e para um ambiente mais seguro e saudável. Para entrar em contato com a Linha de Ética, clique aqui* .

 

Comunicação com o Mercado

A Braskem possui um diálogo aberto e constante com diversos segmentos da sociedade e públicos de interesse. A empresa também se comunica continuamente com o mercado por meio dos seguintes canais:

Compromisso Público

Em 2002, mesmo ano de sua fundação, a Braskem divulgou um Compromisso Público destacando sua atuação sustentável e a preocupação com o crescimento econômico e social das regiões e comunidades onde está presente. Conheça mais sobre ele aqui*.