Mudanças do Clima

 

O inventário corporativo de emissões de Gases de Efeito Estufa (GEE) da Braskem é realizado anualmente, considerando 100% das nossas operações. Este inventário é verificado por uma empresa independente e abrange todas as categorias dos Escopos 1, 2 e 3, aplicáveis ao nosso negócio, sendo utilizado como base para identificação e monitoramento de iniciativas de redução de emissões de GEE.

Conheça os nossos indicadores de emissões no Relatório Anual Braskem (pags 93 a 97).
Clique aqui  para acessar.

 

 

Quando comparado ao ano-base (2008), a Braskem apresenta evolução tanto em emissões absolutas quanto em intensidade de emissões, conforme os gráficos abaixo:

Emissões GEE

Nota: A partir de 2016, as emissões da Braskem IDESA passaram a fazer parte desse gráfico.

Comparação de Cenários

As ações para mitigação às mudanças do clima sempre foram parte de nossa estratégia e para estar entre as melhores indústrias químicas do mundo em intensidade de emissões de GEE, recentemente assumimos uma meta de redução de longo prazo, para 2030.

Nossas emissões evitadas, que são calculadas com base na produção anual, acumuladas entre 2008 e 2018 são apresentadas abaixo:

Comparação de Cenários

Desde 2011 realizamos o inventário de emissões GEE do Escopo 3 (emissões indiretas), com uma evolução significativa do engajamento da cadeia e identificação de iniciativas para redução dessas emissões. Com apoio da Ticket Log, em 2017 demos início à participação em uma iniciativa para a geração de créditos de carbono por meio da substituição de gasolina por etanol em nossa frota de veículos corporativos e passamos a ser elegíveis à etapa de monitoramento em 2018, ao atingir o abastecimento em etanol superior à porcentagem necessária (95,46%). Em 2019 recebemos nosso primeiro certificado com os créditos de carbono dessa iniciativa.

Comparação de Cenários
Comparação de Cenários