 |
|
|
|
|
Público-Alvo Professores da rede pública de ensino e comunidades do entorno das escolas.
Localização 22 Municípios de Alagoas.
Objetivo Promover mudanças de atitude e comportamento em crianças, jovens, professores e lideranças comunitárias com relação à questão ambiental, contribuindo, assim, para a melhoria da qualidade de ensino e de vida nas comunidades.
Descrição O projeto é composto por duas frentes: uma no ambiente escolar, com a formação constante de professores em educação ambiental e desenvolvimento sustentável, que transmitem esse conhecimento aos seus alunos durante o ano letivo. A outra, são oficinas profissionalizantes, nas quais são produzidos materiais (artesanato e corte e costura) que podem ser exportados através da cooperativa local, gerando renda e agregando valor ao trabalho da comunidade. As oficinas de apicultura e hidroponia (cultivo de vegetais em solução nutriente) que acontecem em colégios da comunidade e geram alimentos para a merenda escolar, trazem ainda noções de reciclagem embutidas no processo (utilização de garrafas PET). Também são oferecidos oficinas de serigrafia e curso de inglês gratuito.
Período de Realização A Braskem destina uma verba anual para o projeto desde 2001.
Principais Resultados 2006 } Sete seminários ao longo do ano, para cada uma das 18 turmas de 50 professores da rede pública. Carga horária de 166 horas. } Estudo do meio (aula prática) para cada uma das 18 turmas; } Realização do Congresso Estadual de Meio Ambiente Lagoa Viva, com participação de aproximadamente 1000 professores; } Realização de quatro pré-congressos regionais nos municípios de Maceió, Penedo, São Miguel dos Campos e União dos Palmares; } Dois encontros de avaliação final com os professores; } Oficinas Profissionalizantes: cinco turmas, de 25 alunos em média, para o curso de Eficiência Energética, ministrado pelo Senai; duas de artesanato de filé; duas de hidroponia;
Parcerias Secretarias de Educação do Estado de Alagoas, de Maceió e de outros oito municípios: Marechal Deodoro, Santa Luzia do Norte, Pilar, Coqueiro Seco, Barra de São Miguel, Piaçabuçu, Viçosa, Feliz Deserto.
Ecovela
Público-Alvo Comunidade
Localização Pontal da Barra - Maceió, AL
Objetivo Despertar a população para a necessidade de preservação do meio ambiente, especialmente das lagoas Mundaú e Manguaba.
Descrição Reúne pescadores e comunidades que habitam o entorno daquele complexo lagunar para participar de dois eventos: gincana para a retirada de lixo do fundo da lagoa; e uma competição de canoas a vela.
Período de Realização Anual - Setembro/Outubro
Parcerias Governo do estado de Alagoas e Prefeitura de Maceió
Principais Resultados 2006 } Participação de mais de 300 pescadores e moradores dos municípios de Santa Luzia do Norte, Marechal Deodoro, Coqueiro Seco, Pilar, Barra de São Miguel e Maceió; } Retirada de 11 toneladas de lixo. 2007 } Participação de 600 pescadores; } Retirada de 14,7 toneladas de lixo; } Envolvimento de cerca de 3000 mil pessoas da comunidade.
|
|
 |
|
|