Veja Mais
Compromisso Público
Código de Conduta
Complexos Industriais
Inovação e Tecnologia
IMPRENSA
15/3/2005 14:47:00
Braskem adota medidas para aumentar a liquidez de suas ações

Alterações vão facilitar a negociação das ações, tornando-as mais acessíveis ao investidor institucional.

A Braskem está propondo à Assembléia Geral a ser realizada no próximo dia 31 o grupamento das ações representativas do seu capital social no Brasil e o desdobramento de seus ADSs negociados na Bolsa de Valores de Nova York. A iniciativa faz parte da estratégia de valorização das ações da empresa e de estreitamento de suas relações com o mercado de capitais.

Com essa medida, as ações da Braskem serão grupadas na proporção de 250 ações para uma, dentro de cada espécie e classe, e serão cotadas não mais em lotes de mil, mas em lotes unitários. A medida permitirá também alterar o lote mínimo de negociação na Bovespa de 100 mil ações para 100 ações.

Ao término da operação de grupamento, as cotações das ações da Braskem na
BOVESPA serão divididas por quatro, tomando-se por base os valores que precederem a conclusão do referido grupamento. "A iniciativa cria condições para uma maior participação de investidores pessoa física e estimula a liquidez das ações no mercado", diz Paul Altit, vice-presidente responsável por Finanças e Relações com Investidores.

Para adequar os ADSs da empresa negociados na Bolsa de Nova York à nova
situação, cada um deles será desdobrado em dois, o que também contribuirá para o aumento da liquidez e das negociações. Cada ADS passará a representar duas ações preferenciais classe A em vez da proporção atual de 1.000 ações preferenciais classe A para cada ADS. Ao final da operação, a cotação dos ADSs da Braskem será reduzida à metade, tomando-se por base o valor que preceder a conclusão do referido desdobramento.

Em linha com seu compromisso de transparência no relacionamento com o mercado de capitais, a Braskem já participa do Nível 1 de Governança Corporativa na Bovespa e está se preparando para migrar para o Nível 2. Oferece também o direito de tag along integral a todos os seus acionistas, o que protege os minoritários na eventualidade de mudança de controle da companhia.

Ao aprovar a proposta de alteração do número de ações por lote, o Conselho de Administração da Braskem levou em conta o interesse em estimular o aumento do número de transações nos pregões e em propiciar melhores condições de negociação para seus acionistas. Além disso, a medida atende ao objetivo da Bovespa de padronizar os lotespadrão para todas as empresas cotadas.

Uma vez aprovado o grupamento pela Assembléia Geral de 31 de março, os
acionistas terão um prazo de 30 dias para ajustarem suas posições, a seu critério, de sorte a terem múltiplos inteiros de 250, vendendo ou comprando de forma individual as ações necessárias para esse acerto. Após esse prazo, as eventuais frações de ações que sobrarem serão grupadas em números inteiros e leiloadas de forma aglomerada, na Bolsa de Valores de São Paulo, e o valor apurado será repassado aos seus detentores, por meio de depósito em conta corrente. No final desse prazo as ações passarão a ser negociadas, tanto na Bovespa, como na Bolsa de Nova York e na Latibex, a seção das empresas latinoamericanas da Bolsa de Madri, com base no novo critério.
De    
Nome Email  
 
Para    
Nome Email  
Busca Notícias
Escolha o tema:
Selecione o Período(dd/mm/aaaa):
De:
 / 
 / 
Até:
 / 
 /