Conselhos e Diretoria
Conselho de Administração:
As competências do Conselho de Administração estão disponíveis no Regimento Interno do Conselho de Administração, que pode ser acessado clicando aqui .
A atual instância do CA é formada pelos seguintes membros:
Nome | Posição | Suplente | Indicação | Independente* | Eleito em |
José Mauro M. Carneiro da Cunha | Presidente do CA | André Amaro da Silveira | Novonor | Não | 19/04/2022 |
Eduardo Bacellar Leal Ferreira | Vice-Presidente do CA | Rodrigo Tiradentes Montecchiari | Petrobras | Sim | 19/04/2022 |
Charles Lenzi | Membro do CA | Marcos Antônio Zacarias | Petrobras | Sim | 19/04/2022 |
Gesner José de Oliveira Filho | Membro do CA | - | Novonor | Sim | 19/04/2022 |
Héctor Nuñez | Membro do CA | Guilherme Simões de Abreu | Novonor | Não | 19/04/2022 |
João Pinheiro Nogueira Batista | Membro do CA | - | Novonor | Sim | 19/04/2022 |
José Luis Bringel Vidal | Membro do CA | Daniel Pereira de Albuquerque Ennes | Petrobras | Sim | 19/04/2022 |
Juliana Sá Vieira Baiardi | Membro do CA | Laura Maniero Gadelho | Novonor | Não | 19/04/2022 |
Marcelo Klujsza | Membro do CA | Lineu Fachin Leonardo | Petrobras | Não | 19/04/2022 |
Roberto Faldini | Membro do CA | - | Novonor | Não | 19/04/2022 |
Roberto Lopes Pontes Simões | Membro do CA | - | Novonor | Não | 19/04/2022 |
*Segundo as regras detalhadas na seção "Visão Geral"
José Mauro M. Carneiro da Cunha
Presidente do Conselho de Administração
O Sr. José Mauro Mettrau Carneiro da Cunha foi eleito membro efetivo e Presidente do Conselho de Administração da Companhia em 29/05/2020, por indicação da acionista Novonor S.A. - Em Recuperação Judicial. O Sr. José Mauro é membro do Conselho de Administração desde outubro de 2019, tendo sido Diretor Presidente da Novonor S.A. - Em Recuperação Judicial desde abril de 2021 até março de 2022, e foi membro do Conselho de Administração da Oi S.A., de setembro de 2018 até setembro de 2020, tendo anteriormente atuado como Presidente do Conselho de Administração da Oi S.A. desde 2009. O Sr. José Mauro Iniciou a sua carreira como funcionário do BNDES, onde exerceu diversas funções e ocupou diversos cargos executivos (de 1974 a 1990), tendo sido também nomeado Diretor (de 1991 a 1998) e Vice-Presidente, responsável pelas áreas de Operações Industriais, Jurídica e Assuntos Fiscais (de 1998 a 2002). Suas principais experiências profissionais incluem: (i) Membro titular do Conselho de Administração da Telemar Participações S.A. (de 2008 até a incorporação da Telemar Participações S.A., em setembro de 2015); (ii) Membro Titular do Conselho de Administração da Vale S.A. (de 2010 a abril de 2015); (iii) Diretor Presidente interino da Oi S.A., em 2013; (iv) Presidente do Conselho e Administração das seguintes empresas: Tele Norte Leste Participações S.A. (de 1999 a 2003 e de 2007 a 2012), onde também atuou como Membro Suplente do Conselho de Administração, em 2006; Telemar Norte Leste S.A. (de 2007 a 2012); TNL PCS S.A. (de 2007 a 2012); Tele Norte Celular Participações S.A. (de 2008 a 2012); Coari Participações S.A. (de 2007 a 2012); Dommo Empreendimentos Imobiliários S.A., anteriormente denominada Calais Participações S.A. (de 2007 a dezembro de 2016); (v) Membro Titular do Conselho de Administração da Log-In Logístia Intermodal S.A. (de 2007 a 2011); (vi) Membro Titular do Conselho de Administração da Lupatech S.A. (de 2006 a 2012); (vii) Membro titular do Conselho de Administração da Santo Antonio Energia S.A. (de 2008 a 2016); (viii) Membro titular do Conselho de Administração das seguintes Companhias: (a) Braskem S.A. (de 2007 a 2010), na qual exerceu anteriormente o cargo de Vice-Presidente de Planejamento Estratégico (de 2003 a 2005); (b) LIGHT Serviços de Eletricidade S.A. (de 1997 a 2000); (c) Aracruz Celulose S.A. (de 1997 a 2002); (d) Politeno Indústria e Comércio S.A. (de 2003 a 2004); (e) BANESTES S.A. – Banco do Estado do Espírito Santo (de 2008 a 2009); e (f) Pharol, SGPS, S.A. (de 2015 a 2017). O Sr. José Mauro graduou-se em Engenharia Mecânica pela Universidade Católica de Petrópolis, no Rio de Janeiro, em 1971. Concluiu Executive Program in Management na Anderson School, Universidade da Califórnia, em dezembro de 2002.
Eduardo Bacellar Leal Ferreira
Vice Presidente do Conselho de Administração
O Sr. Eduardo Bacellar Leal Ferreira foi Presidente do Conselho de Administração da Petrobras de 2019 a abril/2022. Além do Conselho da Petrobras, participou do Almirantado (Alto Comando da Marinha) entre 2013 e 2019, tendo presidido-o entre 2015 e 2019; do Conselho Financeiro e Administrativo da Marinha, de 2015 até 2019; da Comissão Interministerial para os Recursos do Mar (coordenador), de 2015 até 2019; dos Conselhos de Gestão nas diversas Organizações Militares que dirigiu ou comandou; e da Comissão de Promoção de Oficiais, em 2007. Atuou na Marinha do Brasil de 1971 a 2019, nos cargos de Diretor de Portos e Costas, de 2010 a 2011; Comandante-em-Chefe de Esquadra, em 2012; Comandante da Escola Superior de Guerra, de 2013 a 2015; e Comandante da Marinha, de 2015 a 2019. Antes de 2010, serviu em inúmeros cargos e funções inerentes à carreira, cabendo citar o total de 13 anos no comando e direção de navios e organizações de terra, entre essas a Capitania dos Portos do Rio de Janeiro, o Centro de Instrução Almirante Alexandrino, a Escola Naval e o Comando do Sétimo Distrito Naval (Brasília, Goiás e Tocantins). Foi instrutor de navegação astronômica na Escola Naval americana, em Annapolis (Maryland), por dois anos. Também serviu na Marinha do Chile, realizando curso de Estado-Maior. É graduado no Curso de Graduação de Oficiais e de Engenharia de Operações, modalidade mecânica, pela Escola Naval, de 1971 a 1975. Possui Curso de Aperfeiçoamento de Eletrônica para Oficiais, pelo Centro de Instrução Almirante Wandenkolk, de 1976 a 1977; Curso de Comando e Estado-Maior, em 1990, Curso Superior, em 1991, Curso de Política e Estratégia Marítimas, em 2000, pela Escola de Guerra Naval; Curso de Estado-Maior da Armada do Chile, em 1992; Módulo de Ciências Econômicas, da Faculdade de Ciências Econômicas y Administrativas da Universidad Marítima de Chile, em 1992; Mestrado Profissional de Ciências Navais, da Escola de Guerra Naval, em 1992; e Doutorado profissional em Ciências Navais, Política e Estratégia Marítimas na EGN, em 2000.
Charles Lenzi
Membro do Conselho de Administração
O Sr. Charles Lenzi é Presidente Executivo da ABRAGEL, desde 2019; Membro Independente do Conselho de Administração e Membro do Comitê de Auditoria da AES Brasil, desde 2019; e Membro Independente do Conselho de Administração, Membro do Comitê de Auditoria e Membro do Comitê de Pessoas e Sustentabilidade da BEVAP – Bioenergética Vale do Paracatu, desde 2020. Foi Diretor Presidente da Eletropaulo, de 2016 até 2018; COO da AES Brasil, Diretor Presidente da Eletropaulo e Diretor Presidente da AES Sul de 2016 até 2017; Presidente Executivo da ABRAGEL de 2010 até 2016; Diretor Superintendente do Grupo Stefani, de 2008 até 2010; Vice-Presidente de Distribuição AES Brasil, Eletropaulo e AES Sul, de 2006 até 2008; Diretor Geral da AES Sul, de 2004 até 2006; Vice-Presidente de Operações da Eletropaulo, de 2002 até 2003; Diretor Regional da AES EDC - La Eletricidad de Caracas, de 2001 até 2002; Diretor Presidente da AES CESCO – Índia, de 2000 até 2001; Gerente de Unidade de Negócios da AES Sul, de 1998 até 1999; Gerente Geral da Gazola S/A, de 1988 até 1998; Engenheiro de Vendas da Intral S/A, de 1982 até 1986. É Engenheiro Elétrico pela PUCRS, de 1977 até 1981. Possui Especialização em Automação Industrial pela UNICAMP, de 1986 até 1988; MBA em Finanças pela UCS, de 1996 até 1998; MBA em Planejamento Estratégico e Gestão de Negócios pela FGV, em 1999; Leadership Development Program pela Darden Business School, University of Virginia, em 2006; PGA Programa de Gestão Avançada, pela Fundação Dom Cabral e INSEAD, em 2007; Mestrado em Administração e Negócios pela PUCRS, em 2015; Curso de Conselheiro de Administração pelo IBGC, em 2016; e Global Executive Leadership Retreat, pela Georgetown University, em 2017.
Gesner José de Oliveira Filho
Membro do Conselho de Administração
O Sr. Gesner José de Oliveira Filho é conselheiro independente e foi nomeado para o nosso conselho de administração pela Novonor – em Recuperação Judicial. Certificado pelo IBGC como conselheiro independente e membro de Comitê de Auditoria CCoAud+; membro do Conselho de Administração da TIM, onde coordena o Comitê de Auditoria Estatutário e é membro do Comitê ESG; presidente do Conselho de Administração da Estre Ambiental, e membro do Conselho de Autorregulação da FEBRABAN. Foi membro do Conselho Consultivo Mundial da UBER e dos Conselhos de Administração da Iguá, Usiminas, Sabesp, CESP, Banco Nossa Caixa e Varig. Participa também atualmente, a título pro bono, no Instituto Iguá de Sustentabilidade, Instituto Brasileiro de Ética Concorrencial (ETCO), Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE), membro do Conselho Consultivo da GRAPE ESG e membro do conselho consultivo de Políticas e Ações Climáticas da Secretaria Executiva de Mudanças Climáticas (SECLIMA) da Secretaria de Governo Municipal da cidade de São Paulo. Sócio da GO Associados, Professor da FGV, onde coordena o Centro de Estudos de Infraestrutura e Soluções Ambientais. Entre 2007 e 2011, foi presidente da Sabesp - Companhia de Saneamento do Estado de São Paulo. Entre 1996 e 2000, foi presidente do CADE. Phd pela Universidade da Califórnia (Berkeley), mestre pela Unicamp e bacharel pela FEA-USP, sempre na área de Economia.”
Héctor Nuñez
Membro do Conselho de Administração
Sr. Héctor Nuñez foi eleito como membro efetivo do Conselho de Administração da Companhia, indicado pela acionista Novonor S.A. – Em Recuperação Judicial. O Sr. Héctor Nuñez é executivo de alto nível, focado no cliente, estrategista de negócios internacionais com mais de 25 anos de sucesso gerenciando o crescimento, realizando a reengenharia de operações em dificuldades e iniciando startups pelos Estados Unidos e América do Sul. É graduado e possui MBA pela Florida International University em administração de empresas. Atuou como CEO da Ri Happy Brinquedos S.A. por 9 anos, liderando transações para aquisição dos maiores varejistas especializados do Brasil. Ainda, atuou como CEO da Walmart Brasil, subsidiária do Walmart Stores, Inc. e diversas posições de liderança na The Coca-Cola Company e empresas de seu grupo. Desde abril de 2021 a março de 2022 foi Presidente do Conselho de Administração da Novonor S.A. – Em Recuperação Judicial, controladora da Companhia, ocupando, atualmente, o cargo de Diretor Presidente desde março de 2022. Atuou, desde janeiro de 2011 até dezembro de 2021, como Conselheiro Independente da Vulcabrás. Atua, também, desde abril de 2017 como Presidente do Conselho de Administração da Marisa S.A. Faz parte, ainda, do conselho da ONG Amigos do Bem.
João Pinheiro Nogueira Batista
Membro do Conselho de Administração
O Sr. João Pinheiro Nogueira Batista foi eleito membro efetivo do Conselho de Administração da Companhia em 29/05/2020, por indicação da acionista Novonor S.A. - Em Recuperação Judicial. Atua há mais de 15 anos em Conselhos de Administração de empresas no Brasil e no exterior. Até janeiro de 2022 o Sr. João Nogueira foi CEO da Evoltz Participações S.A. O Sr. João Nogueira é conselheiro independente na Wiz Soluções E Corretagem de Seguros S.A. desde abril de 2020, assim como em duas organizações do terceiro setor: Associação Maria Helen Drexel e Instituto de Reciclagem do Adolescente-Recicla. No Grupo Novonor foi membro independente dos Conselhos de Administração da Odebrecht Engenharia e Construção desde junho de 2017 e da Ocyan desde abril de 2018, nos quais permaneceu até janeiro de 2019, quando ingressou no Conselho de Administração da Novonor S.A. - Em Recuperação Judicial e permaneceu até abril de 2021. Em sua ampla carreira executiva construída nos setores público e privado, foi CEO da Swiss Re, da Bertin S.A. e da Suzano Petroquímica, bem como ocupou diretorias em empresas como Petrobras, Dresdner Bank, Citibank, Radiobras e Siderbras. O Sr. João Nogueira é Economista pela PUC-RJ e tem MBA em Engenharia Econômica - Universidade Gama Filho, Rio de Janeiro.
José Luis Bringel Vidal
Membro do Conselho de Administração
O Sr. José Luis Bringel Vidal é membro fundador coordenador do Comitê de Infraestrutura e Logística, da RGB – Rede de Governança do Brasil, desde abril de 2021; Consultor Sênior de Relações Governamentais da Norsk Hydro do Brasil, desde fevereiro de 2021; Membro do Conselho de Administração da Santos Brasil S.A., desde maio de 2018, e da BEMISA – Brasil Exploração Mineral S.A., desde março de 2011. É Acionista e Membro do Conselho de Administração da WV Logistics, desde janeiro de 2020, e foi Sócio Fundador e C&O de novembro de 2003 até janeiro de 2020. Foi Diretor da Divisão de Logística e Transporte do Departamento de Infraestrutura da FIESP – Federação das Indústrias do Estado de São Paulo, de fevereiro de 2020 até janeiro de 2022; Membro do Conselho Consultivo do Porto de Angra dos Reis, de março de 2020 até maio de 2021; Membro do Conselho Consultivo da ABPM – Associação Brasileira das Empresas de Pesquisa Mineral, de março de 2017 até setembro de 2020; Presidente do Conselho Diretor da Associação Brasileira das Ferrovias Autorizadas – ANFA, desde janeiro de 2022; Consultor Sênior da Rio Tinto Alvan (Al”c”an), de dezembro de 2017 até julho de 2018; Sócio Fundador da TACV – Transport System Development, de agosto de 2013 até julho de 2017; Consultor Sênior da Piaui State Government – BR, de março de 2015 até março de 2016; Consultor Sênior da Zamin Resources Limited, de novembro de 2015 até janeiro de 2016; Consultor Sênior da Warburg Pincus LLC, de janeiro de 2015 até maio de 2015; Consultor Sênior da Itochu Corp & JFE Steel & Posco Group & China Steel, de março de 2014 até outubro de 2014; Consultor Sênior da Hatch – CODELCO, de julho de 2014 até setembro de 2014; Consultor Sênior da Rio Tinto Alcan, de maio de 2011 até março de 2013; Consultor Sênior da SNC – LAVALIN, de fevereiro de 2012 até maio de 2012; Consultor Sênior da Itochu Corporation & JFE Steel & Nippon Steel & Posco Group & China Steel, de março de 2008 até novembro de 2008; Diretor de Logística da BEMISA – Brasil Exploração Mineral S.A., de junho de 2007 até setembro de 2008; Consultor Sênior da Bahia Mineração S.A. – BAMIN, de março de 2005 até abril de 2006; Coordenador Nacional do Conselho de Logística da FECOMÉRCIO – Federação do Comércio do Estado de São Paulo, de junho de 2001 até março de 2005; Gerente Geral da Pasha Brasil, da The Pasha Group – Rio Doce Pasha Terminais L.P., de julho de 2001 até outubro de 2003; Gerente da Unidade de Negócios de São Paulo da Ferrovia Centro-Atlântica S.A. – FCA, de janeiro de 1997 até junho de 2001. É Engenheiro Elétrico pela Escola de Engenharia de Mauá, em 1992. Possui Pós-Graduação em Administração de Empresas Orientada para o Mercado, pela Escola Superior de Propaganda e Marketing, em 1994; Programa do Conselho de Administração, pelo Instituto Brasileiro de Governança Corporativa, em 2012; Certificação como Membro Experiente de Conselho de Administração (CCA+), pelo Instituto Brasileiro de Governança Corporativa, em 2019; Atualização para Membros Certificados de Conselho de Administração, pelo Instituto Brasileiro de Governança Corporativa, em 2020; Gestão de Riscos Corporativos 1ª Edição, pelo Instituto Brasileiro de Governança Corporativa, em 2020; Curso Avançado para Conselheiros 14ª Edição, pelo Instituto Brasileiro de Governança Corporativa, em 2020; Especialização Educação Profissional Liderança na Inovação, pelo MIT – Massachusetts Institute of Technology, em 2021; Especialização Gestão de Riscos e Tomada de Decisões Financeiras, pela Universidade de Chicago, em 2021.
Juliana Sá Vieira Baiardi
Membro do Conselho de Administração
A Sra. Juliana Baiardi entrou na Odebrecht em agosto de 2011. Desde abril de 2021 ela é assessora do DP-Novonor (Odebrecht) e atualmente também é Vice-Presidente do Conselho da Odebrecht Engenharia e Construção (OEC) e conselheira da OTP. Antes de ser assessora, Juliana foi presidente da Atvos de maio de 2019 a fevereiro de 2021; CEO da OTP de maio de 2017 a maio de 2019; CEO da Odebrecht Ambiental de setembro de 2016 a abril de 2017; CFO da Odebrecht Ambiental de fevereiro de 2016 a setembro de 2016 e diretora de logística da OTP de agosto de 2011 a fevereiro de 2016. Antes de ingressar na Odebrecht, Juliana trabalhou 10 anos no J.P.Morgan nas áreas de Investment Banking e Private Equity. Ela também trabalhou no Dresdner Bank no Brasil no setor de Project Finance de 1997 a 1999. Juliana é formada em Engenharia Civil pela UFBA - Universidade Federal da Bahia e tem MBA pela Universidade de Columbia em Nova York.
Marcelo Klujsza
Membro do Conselho de Administração
O Sr. Marcelo Klujsza foi eleito membro efetivo do Conselho de Administração da Companhia em 24/08/2020, por indicação da acionista Petróleo Brasileiro S.A. – Petrobras, ocupando, também, o cargo de membro do Comitê de Finanças e Investimentos da Companhia. Atuou em posições de Alta Direção em empresas de consultoria – CEO da Metal Data S.A. e Vice-Presidente da Alexander Proudfoot Consultoria – além de atuar como consultor por meio de empresa própria – Metakarp Value Consulting, oferecendo suporte à direção e a conselho de administração de empresas, em especial, no segmento de indústria mineral e metalurgia. Atuou também em cargos técnicos, gerenciais e de Direção Superior nas empresas Vale, Rio Paracatu Mineração, Rio Tinto Brasil, IBM Brasil e Grupo Solmucci Entretenimento. Na Petrobras, ocupou a posição de Assistente do Conselho de Administração de 06/2015 a 11/2015 e de Assessor da Presidência de 12/2018 a 04/2021. Exerceu a posição de Presidente do Conselho de Administração da Liquigás Distribuidora S.A. entre 06/2019 e 12/2020. É graduado em Engenharia Mecânica pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, com mestrado em Geociências/Geologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, especialização em Administração de Empresas pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro e possui uma carreira profissional de aproximadamente 35 anos.
Roberto Faldini
Membro do Conselho de Administração
O Sr. Roberto Faldini foi eleito membro efetivo do Conselho de Administração da Companhia em 29/05/2020, por indicação da acionista Novonor S.A. - Em Recuperação Judicial. É Presidente e sócio da Faldini Participações Administração e Investimentos Ltda. e Diretor Presidente da MBF Administração e Serviços. Além do Conselho da Braskem S.A., atualmente é membro dos Conselhos da Irani Papel e Embalagens S.A., Cia. Habitasul de Participações e Novonor S.A. Participa voluntariamente como membro do Conselho Curador da Fundação Dorina Nowill para Cegos, da Fundação Crespi Prado e da Fundação Norberto Odebrecht. É diretor da Fundação Cultural Ema Gordon Klabin. O Sr. Roberto Faldini é professor convidado da Fundação Dom Cabral e arbitro da CAM – Câmara de Arbitragem do Mercado da B3. Participou como membro de Conselhos de Administração e Consultivos de diversas empresas no Brasil e do exterior, entre elas a BOVESPA, Metal Leve, Maraú, Livrarias Siciliano, CPFL, Inpar, Klicknet, Sadia, BRF, Bco. BMG, Vulcabrás e Marfrig. Foi Cofundador do IBGC - Instituto Brasileiro de Governança Corporativa em 1995 e continua atuante em várias de suas comissões. É membro associado do IBEF - Instituto Brasileiro dos Executivos Financeiros e do FBN - Family Business Network. Por mais de 20 anos foi diretor executivo, acionista e membro do Conselho de Administração da Metal Leve S.A., foi Presidente da CVM em 1992. Foi coordenador por 5 anos (2002 - 2007) em São Paulo do Núcleo da Empresa Familiar – PDA, da Fundação Dom Cabral. Formado em Administração de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas (1972), possui especialização em (i) Gestão Avançada pela Fundação Dom Cabral e INSEAD (1991); (ii) Empreendedorismo pela Babson College (2004) e (iii) Governança Corporativa (IFC e IBGC - 2009, 2011, 2013 e 2016). De 2016 até o presente continuou e continua a participar de vários cursos e seminários no Brasil e no exterior, bem como, eventos relacionados a Estratégia Empresarial, Administração de Empresas, Governança Corporativa e Familiar visando seu aprendizado contínuo.
Roberto Lopes Pontes Simões
Membro do Conselho de Administração
O Sr. Roberto Lopes Pontes Simões é o atual Diretor Presidente da Companhia, eleito em 01/01/2020, e como membro efetivo do Conselho de Administração da Companhia desde 29/05/2019, por indicação da acionista Novonor S.A. – Em Recuperação Judicial. O Sr. Roberto Simões atuou em Conselhos de Administração como Presidente ou membro em grandes empresas ou instituições, tais como: IBP (Instituto Brasileiro de Petróleo), ABIQUIM, Odebrecht Engenharia e Construção, Consorcio Baia de Sepetiba, Itaguaí Construções Navais, Petroquímica Paulínia, Ipiranga Química, Ipiranga Petroquímica, Refinaria Ipiranga, COPESUL, Petroflex e CETREL. Foi CEO da Ocyan S.A. (2012-2019), da Odebrecht Defesa e Tecnologia (2010-2012), Presidente da Santo Antônio Energia (2008-2010) e Vice-Presidente Executivo da Braskem (2004-2008). No iG-Internet Group, foi COO e CEO no período de 2000 a 2004. Foi Presidente da Opportrans Concessão Metroviária - Metro Rio de 1999 a 2000. Começou na Organização Odebrecht em 1994 como Diretor de Contratos da Tenenge e CNO atuando até 1999. É membro da Assembleia das Obras Sociais de Irmã Dulce. Graduado em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) em 1978, fez também o Cemant - Curso de Engenharia de Manutenção e Projetos Petroquímicos (convênio Petrobras/UFBA).
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Diretoria Estatutária:
As competências da Diretoria Estatutária estão disponíveis no Regimento Interno da Diretoria Estatutária da Braskem, que pode ser acessado clicando aqui .
A Diretoria Estatutária da Companhia é composta pelos seguintes integrantes:
Diretoria Estatutária | Cargo | Eleito em |
Roberto Lopes Pontes Simões | Diretor Presidente | 14/04/2021 |
Pedro van Langendonck Teixeira de Freitas | Diretor Financeiro e de Relações com Investidores | 14/04/2021 |
Marcelo de Oliveira Cerqueira | Diretor sem designação específica | 14/04/2021 |
Edison Terra Filho | Diretor sem designação específica | 14/04/2021 |
Marcelo Arantes de Carvalho | Diretor sem designação específica | 14/04/2021 |
Daniel Sales Corrêa | Diretor sem designação específica | 14/04/2021 |
Roberto Lopes Pontes Simões
Diretor Presidente
O Sr. Roberto Lopes Pontes Simões é o atual Diretor Presidente da Companhia, eleito em 14/04/2021, e foi eleito membro efetivo do Conselho de Administração da Companhia em 29/05/2020, por indicação da acionista Novonor S.A. – Em Recuperação Judicial. O Sr. Roberto Simões atuou em Conselhos de Administração como Presidente ou membro em grandes empresas ou instituições, tais como: IBP (Instituto Brasileiro de Petróleo), ABIQUIM, Odebrecht Engenharia e Construção, Consorcio Baia de Sepetiba, Itaguaí Construções Navais, Petroquímica Paulínia, Ipiranga Química, Ipiranga Petroquímica, Refinaria Ipiranga, COPESUL, Petroflex e CETREL. Foi CEO da Ocyan S.A. (2012-2019), da Odebrecht Defesa e Tecnologia (2010-2012), Presidente da Santo Antônio Energia (2008-2010) e Vice-Presidente Executivo da Braskem (2004-2008). No iG-Internet Group, foi COO e CEO no período de 2000 a 2004. Foi Presidente da Opportrans Concessão Metroviária - Metro Rio de 1999 a 2000. Começou na Organização Odebrecht em 1994 como Diretor de Contratos da Tenenge e CNO atuando até 1999. É membro da Assembleia das Obras Sociais de Irmã Dulce. Graduado em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) em 1978, fez também o Cemant - Curso de Engenharia de Manutenção e Projetos Petroquímicos (convênio Petrobras/UFBA).
Pedro van Langendonck Teixeira de Freitas
Diretor Financeiro e de Relações com Investidores
O Sr. Pedro van Langendonck Teixeira de Freitas foi eleito Diretor Financeiro e de Relações com Investidores da Companhia em 14/04/2021 e é o atual Responsável por Finanças, Suprimentos e Relações Institucionais da Companhia. Nessa função, lidera globalmente as áreas financeira, de relações com investidores, de suprimentos e o planejamento estratégico, bem como coordena as relações institucionais no Brasil. Nesse contexto, é responsável pela gestão e higidez financeira da Companhia, pela inovação na busca de eficiência nos processos de gestão e pela motivação de uma equipe de alta performance. De 2011 a 2016 foi o responsável pela Diretoria de Estratégia Corporativa da Braskem, elaborando o plano de negócios e avaliando oportunidades de investimentos e M&A. Anteriormente, atuou em consultoria de estratégia, tendo participado na definição de estratégias de negócios e M&A em diversos setores econômicos, dentre eles na petroquímica, agronegócio, bens de consumo e farmacêutico. O Sr. Pedro Freitas é Graduado em Engenharia de Produção pela Escola Politécnica da USP e com MBA pelo INSEAD.
Marcelo de Oliveira Cerqueira
Diretor sem designação específica
O Sr. Marcelo de Oliveira Cerqueira foi eleito membro da Diretoria Estatutária da Companhia em 14/04/2021 e é o atual Vice-Presidente Executivo de Manufatura Brasil e Operações Industriais Globais. O Sr. Cerqueira possui mais de 30 anos de experiência na indústria química e petroquímica. Iniciou sua carreira em 1987 na Companhia Alcoolquímica Nacional e COPERBO (atual Arlanxeo). Em 1989 foi para a Companhia Petroquímica Camaçari, onde atuou nas áreas de Produção, Logística, SSMA e Suprimentos. Na Braskem já atuou como Responsável pela Unidade de Negócio Vinílicos, Diretor Industrial de Vinílicos e Gerente de Produção das Unidades de PVC (BA e AL) e responsável pela Unidade de Negócios de Químicos e Vinílicos da Braskem. O Sr. Marcelo Cerqueira é graduado em Engenharia Química pela Universidade de Pernambuco, possui MBA em Gestão Empresarial pela FGV e participou do Global Leadership Program na Wharton Business School - University of Pennsylvania.
Edison Terra Filho
Diretor sem designação específica
O Sr. Edison Terra Filho foi eleito membro da Diretoria Estatutária da Companhia em 14/04/2021 e é o atual responsável pela Unidade de Olefinas e Poliolefinas América do Sul. O Sr. Edison Terra ingressou na Braskem em 2002, tendo atuado nas áreas de Marketing, Supply Chain e Exportação e como líder dos Negócios Polietilenos, Europa e Renováveis, além da UNIB e da quantiQ. Antes da Braskem, trabalhou por nove anos na Rhodia. O Sr. Edison Terra é graduado em Engenharia de Produção pela Escola Politécnica da USP com mestrado em Administração de Empresas pela EAESP-FGV/SP. Também fez cursos de extensão em Global Leadership na Wharton Business School e em Tecnologias Disruptivas na Singularity University.
Marcelo Arantes de Carvalho
Diretor sem designação específica
O Sr. Marcelo Arantes de Carvalho foi eleito membro da Diretoria Estatutária da Companhia em 14/04/2021 e é atualmente o Responsável por Pessoas, Comunicação, Marketing e Desenvolvimento Sustentável na Companhia, com 33 anos de experiência profissional, tendo atuado em diversas empresas de grande porte e em diversos cargos relacionados a Recursos Humanos. Iniciou sua carreia com estágio no grupo Fiat em 1988, tendo depois atuado de 1989-1991 na Celite S.A., na área de Remuneração e Relações Sindicais. Desde 1991 atuou como Gerente de Recursos Humanos na Asea Brown Boveri Ltda., até 1998, quando foi para a Unilever para atuar como Gerente de Desenvolvimento de Recursos Humanos. Em 2000 passou a ser Diretor de Desenvolvimento Humano e Organizacional da Intelig Telecomunicações. Posteriormente, em 2005, foi para a Reckitt Benckiser, onde ficou até 2008 como Diretor de Recursos Humanos. Entre 2008 e 2010 foi Diretor de Recursos Humanos da América Latina do Grupo Fiat, período após o qual veio para a Braskem. O Sr. Marcelo Arantes é formado em Administração de Empresas pela Faculdade de Ciências Gerenciais (UNA), e possui um MBA Executivo pela Fundação Dom Cabral, bem como participou do Global Leadership Program na Wharton Business School - University of Pennsylvania.
Daniel Sales Corrêa
Diretor sem designação específica
O Sr. Daniel Sales Corrêa foi eleito membro da Diretoria Estatutária da Companhia em 14/04/2021 e é o responsável por Investimentos e Tecnologias Digitais. Ao longo de 26 anos de Petrobras, atuou em diversas refinarias, tendo ocupado posições em Engenharia, Produção, Otimização de Processos e Comercialização. Na sede da empresa, foi gerente geral de eficiência operacional, com abrangência em todas as refinarias, e mais recentemente ocupava a gerência geral de programas de reestruturação de negócios do refino, transporte e comercialização da empresa, onde liderava iniciativas para o reposicionamento da Petrobras no “Downstream”, com foco no “carve out” das refinarias e terminais a serem desinvestidos. Ao longo do período de 2019 até julho de 2020 foi também membro do conselho de administração da Refinaria de Petróleo Riogranense S.A. – RPR. O Sr. Daniel Corrêa é profissional formado em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM), pós-graduado em Engenharia de Equipamentos e em Engenharia de Processamento de Petróleo pela Universidade Petrobras, e em Gestão da Qualidade e Produtividade pela FUCAPI/UFRGS, além de possuir MBA Executivo em Gestão Estratégica de Negócios pela FIA/USP.
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Conselho Fiscal:
As competências do Conselho Fiscal estão disponíveis no Regimento Interno do Conselho Fiscal, que pode ser acessado clicando aqui .
A atual instância do CF da Braskem é composta pelos seguintes conselheiros:
Nome | Posição | Suplente | Eleito em | |
Amós da Silva Cancio | Presidente do CF | Pedro Albuquerque Zappa | 13/04/2021 | |
Gilberto Braga | Membro do CF | Tatiana Macedo Costa Rêgo | 13/04/2021 | |
Heloisa Belotti Bedicks | Membro do CF | Reginaldo Ferreira Alexandre | 13/04/2021 | |
Ismael Campos de Abreu | Membro do CF | Ivan Silva Duarte | 13/04/2021 | |
Marcílio José Ribeiro Júnior | Membro do CF | Viviana Cardoso de Sá e Faria | 13/04/2021 |
Amós da Silva Cancio
Presidente do Conselho Fiscal
O Sr. Amós da Silva Cancio foi eleito membro efetivo do Conselho Fiscal da Companhia em 13/04/2021, por indicação da acionista Petróleo Brasileiro S.A. – Petrobras, e posteriormente eleito Presidente do Conselho Fiscal. Atualmente é Gerente de Gestão Contábil e Tributária de Parcerias de E&P na Petrobras, tendo atuado anteriormente como Gerente Geral de Contabilidade da Controladora, Subsidiárias e do Consolidado da Petrobras e Gerente de Planejamento e Orientações Contábeis. O Sr. Amós Cancio é graduado em Ciências Contábeis pela Universidade Federal Fluminense (UFF), e possui MBA em Engenharia Econômica e Financeira e Mestrado em Engenharia de Produção (ênfase em Estratégia, Gestão e Finanças Corporativas) pela mesma instituição, além de Pós-Graduação em Gestão nos Negócios de Exploração e Produção de Petróleo e Gás pelo Instituto Brasileiro de Petróleo e Gás (IBP) e certificação profissional para Contador Público Norte Americano (CPA).
Gilberto Braga
Membro do Conselho Fiscal
O Sr. Gilberto foi eleito membro efetivo do Conselho Fiscal da Companhia por indicação da acionista Novonor S.A. O Sr. Gilberto é consultor empresarial nas áreas financeiras, mercado de capitais, societária, tributária, perícia e assistência de perícia judicial, além de atuar como membro fiscal, administração e de comitê de auditoria de companhias abertas e associações profissionais. Foi membro da Comissão Consultiva de Normas Contábeis dos Fundos de Investimentos da CVM, é professor universitário e de pós-graduação de governança corporativa da Fundação Dom Cabral, IBMEC, PUC e FGV, comentarista da Rádio CBN, FM 94 do RJ e articulista do jornal O Dia. Formado em Economia pela UCAM Ipanema e Contabilidade pela UGF, pós-graduado pelo IAG-PUC Rio em Administração Financeira e mestre em Administração (Finanças e Mercado de Capitais) pelo IBMEC-Rio. É membro do IBGC.
Heloisa Belotti Bedicks
Membro do Conselho Fiscal
A Sra. Heloisa Belotti Bedicks foi eleita membro efetivo do Conselho Fiscal da Companhia em 13/04/2021, por acionistas minoritários. É Membro do Conselho de Administração do BNDES e do Grupo Mapfre e do Comitê de Auditoria da Brasilseg. Voluntariamente é membro do Conselho Fiscal da Fundação Boticário, do Conselho Consultivo da GRI – Global Reporting Initiative, do Conselho Fiscal do Pacto Global da ONU e do Conselho Deliberativo da Portas Abertas no Brasil (ONG). Foi Diretora Geral do IBGC – Instituto Brasileiro de Governança Corporativa de abril de 2001 a janeiro de 2020, Deputy Chairman do GNDI – Global Network of Director Institute por dois mandatos consecutivos até dezembro de 2019. Integrou o Conselho da Associação dos Apoiadores do Comitê de Aquisições e Fusões – ACAF (B3, Anbima e IBGC), o Conselho da MAPFRE Seguradora de Garantias e Créditos S.A., os Conselhos Consultivos do Fundo Ethical do ABN AMRO Asset Management, o Centro de Estudos de Sustentabilidade da Fundação Getúlio Vargas e o Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE) da BMF&Bovespa. Foi conselheira do ICGN – International Corporate Governance Network e Presidente da ICGLA – Rede de Institutos de Governança Corporativa da América Latina. Iniciou sua carreira como auditora na Arthur Andersen em 1983. Responsável pela organização das Missões Técnicas do IBGC para os EUA (2008 NY e DC, 2018 Vale do Silício), Londres e Paris (2010), Suécia e Finlândia (2011), Austrália (2013), Alemanha (2015), Singapura e Hong Kong (2017) e Israel (2019). Diversas participações em conferências nacionais e internacionais como palestrante e participante. Autora do livro “Governança Corporativa e Dispersão de Capital”. É mestre em Administração Financeira pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, graduada em Economia pela Unicamp e Ciências Contábeis pela PUC Campinas, especialização em Governança Corporativa pela Yale University e em Conselhos de Administração pela Chicago University. Participou do Summit da Singularity University em 2018, em San Francisco.
Ismael Campos de Abreu
Membro do Conselho Fiscal
O Sr. Ismael Campos de Abreu foi eleito membro efetivo do Conselho Fiscal da Companhia em 13/04/2021, por indicação da acionista Novonor S.A. – Em Recuperação Judicial. O Sr. Ismael Abreu atuou como Diretor da Kieppe Participações e Administração Ltda. durante o período de abril de 2011 até maio de 2017. Entre 1995 e março de 2011 atuou como Controller da Novonor S.A. – Em Recuperação Judicial, sociedade que indiretamente detém participação superior a 5% de uma mesma espécie ou classe de valores mobiliários da Companhia. Foi Gerente da divisão de tax consulting da PricewaterhouseCoopers (1978/1985) e da Arthur Andersen (1989/1991). Foi sócio da Performance Auditoria e Consultoria Empresarial (1992/1995). Ele foi membro do Conselho de Administração do Hospital Cardio Pulmonar e membro do Conselho Fiscal de diversas empresas que atuam no setor petroquímico. O Sr. Ismael Abreu é graduado em Contabilidade pela Fundação Visconde de Cairú e pós graduado em Engenharia Econômica pelo Centro Interamericano de Desenvolvimento.
Marcílio José Ribeiro Júnior
Membro do Conselho Fiscal
O Sr. Marcílio José Ribeiro Júnior foi eleito membro efetivo do Conselho Fiscal da Companhia em 13/04/2021, por indicação da acionista Petróleo Brasileiro S.A. – Petrobras. É atualmente Contador Sênior na Petróleo Brasileiro S.A. - PETROBRAS, tendo ocupado outros cargos na mesma empresa desde 02/10/2006. Atualmente é Conselheiro Fiscal na METANOR – Metanol do Nordeste S.A. e Conselheiro Fiscal Suplente na IBIRITERMO S/A, tendo atuado, anteriormente, como Conselheiro Fiscal na Stratura Asfaltos S.A. Também trabalhou na Queiroz Galvão Óleo e Gás S/A, como Controller; na Starfish Oil & Gas S.A., como Gerente Contábil; na Gaspart Gás Participações Ltda. (atual MITSUI Gás do Brasil), como Contador; na ALTM S.A. Tecnologia e Serviços de Manutenção (Grupo Alstom), como Gerente de Contabilidade; no Terminal Garagem Menezes Côrtes S.A., como Contador; e na Erco Engenharia S.A., como Analista Contábil. Possui Bacharelado em Ciências Contábeis pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (de fevereiro de 1993 a agosto de 1997); MBA em Engenharia Econômica e Financeira pela Universidade Federal Fluminense (de setembro de 2000 a novembro de 2001); e LL.M. Direito Corporativo pelo IBMEC (de março de 2014 a fevereiro de 2016).
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