Braskem exporta programa de capacitação para o México
Petroquímica vai formar operadores para atuação em nova planta no País, que será inaugurada em 2015.
A Braskem, líder em produção de resinas termoplásticas nas Américas e maior produtora mundial de biopolímeros, inicia, no mês de maio, a capacitação dos integrantes que atuarão na planta da Braskem Idesa, no México, com inauguração programada para 2015. Até o início das operações, deverão ser formados cerca de 400 operadores que atuarão diretamente na nova unidade - um complexo petroquímico para a produção de eteno e polietileno no estado de Veracruz.
Para a capacitação no México, a petroquímica irá levar a base do modelo já aplicado no Brasil em parceria com o SENAI - Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial. E para fomento do treinamento na região, atuará também com a Universidad Tecnológica Del Sureste de Veracruz (UTSV). 'Nosso objetivo é desenvolver mão de obra local, e assim, contribuir com a geração de empregos no México e integração total desse País com as nossas operações', reforça Marcelo Arantes, vice-presidente de Pessoas e Organizações da Braskem.
O SENAI é o responsável pelo desenvolvimento da metodologia de formação por competências que será aplicada ao curso oferecido pela Braskem. Após uma visita presencial na universidade mexicana, a instituição brasileira será responsável pela elaboração do material didático e pela coordenação técnico-pedagógica. A primeira turma já contará com 140 alunos, que serão treinados por cinco meses. Como a unidade ainda está em fase de construção, o curso terá um treinamento específico para a montagem da planta.
Programa de Formação de Operadores
O programa de Formação de Operadores, que será estendido para o México, no Brasil já conta com um investimento anual de R$ 1,2 milhão e tem como objetivo formar operadores para suprir as demandas de novos postos das 29 plantas industriais, localizadas em São Paulo, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Alagoas e Bahia. Com duração de 18 meses, o programa é desenhado em três etapas, visando à construção de uma base teórico-conceitual alinhada à aprendizagem prática.
A primeira etapa, reforçada em parceria com o SENAI, consiste em um curso de formação pós-técnica que capacita nos equipamentos e operações unitárias da cadeia química e petroquímica, com duração de cinco meses. A etapa seguinte, chamada de Operador Estagiário, tem duração de seis meses e visa ampliar o entendimento da cadeia produtiva e integrar os novos operadores aos valores e Cultura da Braskem. A última etapa, a de Operador Trainee, tem duração de sete meses e reforça os conceitos aprendidos anteriormente, consolidando-os na vivência e na rotina das unidades industriais.
Ao final do programa, o Operador é certificado e está pronto para atuar em uma das áreas industriais da Braskem.
Braskem Idesa
A empresa Braskem Idesa está desenvolvendo um complexo petroquímico para a produção de eteno e polietileno no estado de Veracruz, México (município de Nanchital). Com investimento total de aproximadamente US$ 4,5 bilhões, o projeto será inaugurado em 2015. Uma vez operando em sua capacidade planejada, de 1 milhão de toneladas de polietileno de alta e baixa densidade por ano, estima-se que o complexo da Braskem Idesa seja um motor de crescimento econômico na região sudeste do México.
Para esclarecimentos adicionais à imprensa, favor contatar:
Fato Relevante
imprensa.braskem@agenciafr.com.br
Braskem nas redes sociais