Natalia Müller

23 anos, estudante de Engenharia Química e estagiária de Avaliação de Ciclo de Vida (ACV), na área de Desenvolvimento Sustentável.

"A Braskem é uma empresa grande e muito forte nos ramos químico e petroquímico, despertando grande interesse dos estudantes de Engenharia Química. Foi por meio da faculdade que conheci a empresa e, ao pesquisar sobre ela, me atraiu o fato de ser uma companhia brasileira e inovadora.

Soube da seleção para a vaga de estágio na universidade e, de cara, me interessei. O processo seletivo teve três etapas principais: análise de currículo e entrevistas com o Líder Educador e com o gestor da área - e essas duas últimas foram, para mim, as mais difíceis! A gente não consegue prever como é e ficamos apreensivos.

Para quem vai passar pelo processo seletivo agora, acho importante pesquisar bastante sobre a empresa e sobre a vaga: é muito importante conhecer a cultura e as iniciativas da qual a Braskem faz parte. Também é importante ser transparente e estar disposto a aprender.

Entrei na Braskem em janeiro de 2017 e, na área de Desenvolvimento Sustentável, apoio a realização de diversos estudos de impacto ambiental de produtos da empresa e de nossos clientes. Para isso, precisamos conhecer mais a fundo os produtos e processos em diversos segmentos (embalagens, bens de consumo, automotivo, construção, entre outros) e isso foi fundamental para o meu aprendizado. Essa interface com as áreas, segmentos e produtos é uma das partes de que mais gosto no meu estágio. No meu dia a dia, apoio a condução dos estudos e também a comunicação dos resultados para clientes, públicos interno e externo etc.

Com certeza, o aprendizado prático oferece desafios e dificuldades únicos, que não se vivem em sala de aula. Esse tipo de vivência me ajudou a crescer profissional e pessoalmente. Aliás, na rotina de estagiário, é normal não estar habituado a algumas atividades e não dominar determinados assuntos. O importante é ter iniciativa, curiosidade e proatividade para ir atrás.

Na Braskem, encontrei um ambiente onde a delegação planejada é praticada constantemente, tendo o estagiário muita autonomia para realizar suas atividades, ao mesmo tempo que o Líder e o Educador estão sempre dispostos a ensinar e orientar ao longo das atividades. Isso cria um ambiente de confiança e de diálogo que valorizo muito."

Frase de destaque: "O aprendizado prático oferece desafios e dificuldades únicos, que não se vivem em sala de aula. Esse tipo de vivência me ajudou a crescer profissional e pessoalmente."