Pedro Yago de Souza Brasil

Sou estudante de Engenharia Química e técnico de operações de processos, e comecei a estagiar na Braskem em fevereiro de 2016. Já conhecia a empresa e sua cultura, mas não fazia ideia de como era o ambiente e o dia a dia da companhia.

Soube do processo seletivo por acaso. Estava procurando na Internet empresas com vagas de estágio abertas e vi que a Braskem estava com algumas oportunidades. Procurei referências da empresa, vi que ela é bem sólida e me inscrevi. Passei pelas etapas da seleção, que incluíram duas dinâmicas de grupo e entrevistas com a área de Pessoas & Organização e com o Líder da planta. Meu atual Líder não estava na entrevista, mas o Líder que me entrevistou teve o cuidado especial de me informar sobre a área na entrevista. Se é acaso do destino ou de propósito, não sei, mas eu e meu Líder combinamos muito!

Depois que passei no processo, tive uma grata surpresa ao conhecer o cotidiano da companhia. O ambiente é muito bom, receptivo e familiar. Tenho sempre muito trabalho e consigo ver, na prática, a aplicação dos conhecimentos que tenho aprendido na faculdade. No dia a dia, o engenheiro trabalha muito com simulação, então passo 80% do meu tempo na parte administrativa da empresa e 20% em campo, além de, claro, interagir com diferentes setores.

Temos muita autonomia aqui na empresa também. Já fiz análises sozinho e, durante as férias do meu Líder, geri alguns processos. Apesar do frio na barriga, sempre soube que poderia contar com a ajuda de Integrantes mais experientes. Todo o mundo se ajuda na Braskem e isso é ótimo pois contribui para o crescimento de todos. A empresa não deixa ninguém desamparado. Estamos sempre em treinamento para podermos caminhar cada vez mais sozinhos, mas sempre com um tutorial para conseguirmos alcançar o objetivo.

Claro que tenho o sonho de ser contratado, mas sei que o fato de passar por essa vivência na Braskem já é uma carta de recomendação inigualável para o meu currículo."