Raphael Henrique Silva Barbosa, 21 anos, estagiário técnico do Laboratório de Controle de Qualidade da Q1 (antiga UNIB1-BA)

"Fiz o curso técnico de Química e comecei a estagiar na Braskem em janeiro deste ano, após passar duas vezes pelo processo seletivo do Programa Jovem Técnico, a primeira, sem êxito.

Para mim, a etapa mais difícil foi a entrevista com os Líderes. É quando você fica realmente cara a cara com as pessoas que estão fazendo sua avaliação final, a 'hora da verdade', por assim dizer. Nessa etapa, você responde desde perguntas pessoais até outras de nível técnico, voltadas aos estudos teóricos e ao que você vai pôr em prática na rotina do estágio. Àqueles que desejam ingressar na Braskem e vão participar do processo seletivo, minha dica é manter a calma ao longo de todas as etapas, sem criar expectativas, com seriedade, além de não desistir, porque pode não acontecer logo, mas em algum momento o retorno vem. Eu passei por isso e hoje estou aqui.

Trabalho no Laboratório de Controle de Qualidade, onde há três setores, com mais de um Líder, além do Coordenador Geral do laboratório. Por serem áreas diferentes, você não cai na rotina, tudo é sempre muito dinâmico. Realizamos atividades de análise desde das matérias-primas até dos produtos finais, sem contar as voltadas ao meio ambiente.

Considero esta oportunidade de estágio um grande divisor de águas na minha história pessoal, uma vez que consigo compreender, no dia a dia, como são feitas diferentes análises, por que são realizadas, em quais circunstâncias ocorrem. Por mais que você estude e se dedique, na teoria sempre existe o 'por quê?'. Faltava-me essa vivência de analista para associar todo o conhecimento que tive ao longo do curso.

Outro ponto muito positivo é que trabalho com profissionais excelentes, sempre dispostos a tirar dúvidas, e que ajudam a manter um ótimo convívio com todo o grupo - o que facilita ainda mais o trabalho e torna o ambiente mais tranquilo. Os Líderes são nossas maiores referências na Braskem. São pessoas nas quais me inspiro e que admiro por terem chegado aonde estão - patamares que todo novo Integrante, como eu, deseja alcançar.

Ao longo de todo o estágio, passamos por treinamentos variados e módulos de integração. Dá para perceber que a Braskem realmente se preocupa com a capacitação e o bem-estar de seus profissionais."

"Esta oportunidade de estágio é um grande divisor de águas na minha história. Faltava-me essa vivência de analista para associar todo o conhecimento que tive ao longo do curso."