A importância da linguagem corporal na carreira

O ditado "A primeira impressão é a que fica." tem sua razão de existir. Conforme alguns estudiosos apontaram ao longo dos anos, os primeiros quatro minutos de conversa são determinantes para formar a opinião de uma pessoa sobre nós. E a grande responsável por isso é nossa linguagem corporal. Em resumo, tudo o que você faz ou fala pode funcionar como um "carimbo" da sua personalidade.

A linguagem corporal é a maneira como nos comunicamos usando o corpo. São os gestos e expressões que fazemos ao longo do dia, além da postura, dos movimentos dos olhos, enfim, é o modo como nos comportamos diante de pessoas e situações. Mesmo sem dizer uma palavra, transmitimos aos outros o que estamos sentindo. Por isso, prestar atenção a esses detalhes pode fazer toda a diferença na forma como somos vistos - em especial no ambiente de trabalho, onde uma boa postura pode ser determinante para o sucesso.

"Uma pessoa que conhece e domina bem suas emoções provavelmente será profissionalmente bem-sucedida", explica Sergio Senna, professor do Instituto Brasileiro de Linguagem Corporal. "As outras pessoas não percebem apenas os sinais do corpo, mas a comunicação como um todo. Então, uma postura de dedicação, interesse, o comportamento e a apresentação no trabalho dizem muito sobre um profissional" ( clique aqui para ler a entrevista completa).

Isso significa que algumas atitudes podem, por exemplo, dar a impressão de desleixo, enquanto outras podem transmitir segurança e confiança (confira o infográfico abaixo). Outra questão importante é a coerência: a postura corporal deve condizer com o que está sendo dito - caso contrário, poderá transmitir falta de credibilidade.

A seguir, veja a seguir alguns detalhes que fazem a diferença: