Blended learning: um jeito divertido de aprender

O primeiro estágio em uma grande empresa pode parecer intimidador para muitos estudantes. Afinal, além de ser o início da vida profissional, é preciso dar os primeiros passos na cultura organizacional, conhecer tudo o que a companhia oferece e, é claro, aprender a desempenhar uma nova função. Na Braskem, no entanto, o Módulo de Integração, para estagiários universitários, é feito de maneira divertida e estimulante, com a ajuda de uma metodologia blended learning (em português, aprendizado misto) - um sistema de formação híbrido, que mescla treinamento on-line com encontros presenciais, potencializando a aprendizagem com a utilização da tecnologia.

A iniciativa de adotar a metodologia partiu da área de P&O após pesquisa sobre como os jovens gostam de aprender. Além disso, a combinação de aulas presenciais e à distância contemplam os diferentes estilos de aprendizagem e apoiam o desenvolvimento de pessoas mesmo com a grande dispersão geográfica - realidade da Braskem.

Lançado em 2017 para os universitários que acabaram de chegar à Braskem, o Mundo Braskem estará disponível para os estagiários em seus dois primeiros anos de contrato e tem um formato de treinamento que proporciona uma imersão maior e mais aderente aos objetivos de negócio da empresa. "A cada trimestre é lançado um novo módulo. No período entre eles, o estagiário passa pelas chamadas 'pílulas de aprendizagem', que são treinamentos digitais curtos para reforço e memorização do conteúdo", explica Ana Florence, diretora executiva da LeaderSpin, empresa especializada em blended learning e responsável pelo desenvolvimento do treinamento. No início e ao final da trilha (como os módulos são chamados), são realizadas turmas presenciais.


O método, segundo Ana, "acelera o aprendizado e permite a sua personalização, mesclando as modalidades em trilhas de aprendizagem, com interatividade, jogos e outros recursos digitais". Para facilitar o entendimento sobre os produtos, o negócio e a cultura da empresa, foi desenvolvido um game virtual; além disso, o estudante tem acesso a um inventário dos Estilos de Comunicação, que guiará sua atuação no programa de estágio. Durante o treinamento presencial, as atividades são baseadas no autoconhecimento e nas competências da cultura Braskem, sempre linkados aos temas dos módulos a distância.

Você faz a agenda

Por permitir que o aluno aprenda em horários flexíveis, conforme sua própria agenda, o blended learning permite um aproveitamento melhor do conteúdo, pois gera a possibilidade de decidir quando aprender e/ou revisitar o conteúdo. "Uma das principais vantagens é que o autodesenvolvimento fica literalmente nas mãos do aprendiz - ele acessa as aulas do celular, tablet ou notebook, quando e onde desejar", comenta Ana Florence. "Outro ponto é que permite a prática, a vivência e o esclarecimento de dúvidas em sala de aula, já que a parte teórica fica disponível na área de educação a distância."

Veja como foi a experiência de nossos estagiários com o Mundo Braskem:

Leonardo Albiati, estudante do 3º ano de Ciências Econômicas da FMU (São Paulo, SP)
Estagiário da Vice-Presidência de Pessoas, Comunicação, Marketing & Desenvolvimento Sustentável da Braskem desde março de 2017

"É a primeira vez em que faço estágio e participar do treinamento está sendo positivo. No primeiro módulo, tivemos contato com a TEO (Tecnologia Empresarial Odebrecht), sua crença e propósito, o negócio da Braskem e toda a estrutura da empresa. A Braskem tem uma cultura diferenciada, que aborda temas como educação pelo trabalho, domínio do negócio, descentralização e delegação planejada, entre outros tópicos que colaboram para o desenvolvimento pessoal e profissional de seus Integrantes.
A ideia de gamificar o programa é inovadora, busca maior sinergia com os jovens e também mais fixação dos temas abordados. Tudo é feito de forma leve e interativa, e os textos passam a fazer parte de um jogo, o que aumenta a atenção e o aprendizado. Outra vantagem é a flexibilidade para realizar o treinamento. Estou ansioso para o próximo módulo, pois há sempre experiências novas. Minha expectativa é encontrar mais aprofundamento no negócio e em um novo tema para nosso desenvolvimento."

 

Caiane Yanagisawa, estudante do 5 º ano de Ciências Econômicas na UFSCar (Sorocaba, SP)
Estagiária de Investimentos e Gestão de Portfólio desde janeiro de 2017

"Estou em meu primeiro estágio e minha experiência com o Mundo Braskem foi novidade. Gostei muito da forma como o conteúdo é apresentado, de um jeito prático e fácil. Trazer o treinamento para o mundo virtual é uma ótima saída para conectar as novas gerações à Braskem pois é um método eficiente e dinâmico. Esse tipo de aprendizado, para mim, é bastante efetivo, mas acredito que a inserção dos estagiários na rotina da empresa se dá melhor pelo contato pessoal, pelas dinâmicas de grupo e pelas interações dentro e fora da empresa. Minha expectativa quanto ao Mundo Braskem é encontrar um ambiente virtual fácil, interativo e moderno, com um conteúdo rápido, divertido, desafiador e que contribua para conhecermos melhor a empresa e a TEO."

 

 

Guilherme Fratti Neves, estudante do 4º ano de Psicologia da UNISINOS (São Leopoldo, RS)
Estagiário de Pessoas & Organizações desde janeiro de 2017

"Esta é minha segunda experiência como estagiário e está sendo muito construtivo participar do treinamento pelo Mundo Braskem. Os jogos e vídeos do Módulo I tornaram as aulas mais leves e interessantes; na verdade, os games deixam tudo mais divertido e a interação com o treinamento não te deixa perder o foco. Também gosto muito da possibilidade de realizar o treinamento em um horário de minha escolha, o que facilita o acompanhamento, além de poder me dedicar somente ao treinamento, sem me preocupar com outras demandas. Já tive
a oportunidade de realizar o Módulo II e gostei muito da proposta. Há um Mapa da Cadeia Produtiva, que nos dá uma noção mais ampla do negócio como um todo e nos ajuda a entender a contribuição de cada área para a empresa. O treinamento de White Belt foi excelente, com atividades práticas e metodologia aplicável à nossa realidade. É um aprendizado que serve como apoio à construção do projeto aplicativo, mas também em qualquer atividade profissional ou pessoal futura."