Como construir sua marca pessoal

Especialista em Personal Branding dá dicas para quem quer trabalhar a imagem para alcançar o sucesso desde o início da vida profissional
"Sua marca é o que as pessoas dizem de você quando você não está na sala." Com essa frase, o fundador da Amazon, Jeff Bezos, define bem o que está por trás do Personal Branding. Assim, investir no desenvolvimento de sua marca pessoal se tornou imprescindível para se destacar na vida e na carreira - especialmente para quem está iniciando no mercado de trabalho. Juliana Saldanha, estrategista em Personal Branding, explica por que esse passo é tão importante e dá dicas de como descobrir as características que podem se tornar o seu grande diferencial.
Jovens Braskem - O Personal Branding pode ser uma ferramenta para quem ainda está em início de carreira profissional? De que forma ele pode ajudar?
Juliana Saldanha - Sim, pois permite que o novo profissional tenha mais controle na gestão da sua vida e carreira, ao possibilitar que ele aja e tome decisões com propósito, de maneira consistente e focada, de acordo com a sua marca pessoal. Também pode ajudar na busca por uma posição melhor. Ter consciência do que o torna único e saber comunicar esse valor pode trazer mais oportunidades relevantes para a sua carreira.
JB - Como identificar as características que podem ser a chave para definir a marca pessoal?
JS - Cada um de nós é único. Isso porque temos um misto único de experiências, história de vida, personalidade, habilidades e conhecimento. Algumas perguntas podem ajudá-lo a refletir: o que eu faço melhor do que ninguém? Pelo que geralmente as pessoas me elogiam ou procuram minha ajuda? Quais são meus valores? Do que não abro mão? Em qual atividade perco a noção de tempo quando a estou fazendo? Qual a minha principal conquista? Do que sinto mais orgulho?
JB - Uma forma de identificar a impressão (ou o impacto) que causamos nos outros é perguntando às pessoas mais próximas, como amigos, colegas e familiares. Quais perguntas podem ser feitas?
JS - Você pode buscar feedbacks com perguntas como: Qual a minha principal força? E fraqueza? Quais palavras vêm à sua mente quando você escuta o meu nome? De que forma você me apresentaria a um colega de trabalho? Qual característica minha mais chama a atenção? No que eu me destaco?
JB - Como gerenciar todas essas informações e escolher as características que vão compor a marca pessoal?
JS - Esse é o principal papel de um estrategista em Personal Branding: a combinação entre o que o mercado demanda e o que você tem de melhor a oferecer. A pessoa precisa ter a percepção externa e o direcionamento do que é mais natural e autêntico em sua personalidade. Essas características serão importantes para, então, gerenciar sua comunicação, imagem e todos os sinais que ela emite para outras pessoas de maneira coerente e consistente.
JB - E como usar networking, mídias sociais e contatos pessoais para promover essas características e ir construindo essa marca pessoal?
JS - Tanto as redes sociais como o networking são como um megafone que ampliam o alcance da mensagem que você quer emitir. Nas redes sociais, uma dica importante para a comunicação é sempre se lembrar da regra 80/20 na emissão da mensagem: 80% devem conter algo relevante para seu público e 20% deve ser autopromoção. Já no networking, a regra é o give first, ou seja, sempre ter como foco oferecer algo ao outro (nem que seja o seu bom humor ou energia), em vez de demandar. O networking deve ser construído quando você não precisa dele.