Gerenciamento do tempo: um aliado contra os imprevistos no trabalho

"O que é importante raramente é urgente e o que é urgente raramente é importante." Essa afirmação é de Dwight D. Eisenhower, general de cinco estrelas do Exército americano que se tornou presidente dos EUA em 1953, ao comentar a diferença entre tarefas urgentes e importantes.
Em uma rotina cada vez mais corrida e com equipes mais enxutas, esse dilema virou algo comum dentro de muitas companhias e, com esse cenário, profissionais ficam sujeitos a conviver com a desorganização e o bloqueio criativo ao exercerem suas atividades.
Dessa maneira, fica mais difícil atingir o máximo do rendimento e o gerenciamento de tempo se faz cada vez mais necessário.
Jovens profissionais devem criar o hábito da organização do tempo
Consultora de carreiras e especialista em gestão estratégica de conflitos e negociação, Allessandra Canuto deu algumas dicas para criar o hábito de planejar o seu tempo no trabalho: "É preciso desenvolver autopercepção e autoconhecimento para saber quais ferramentas ajudam a planejar-se melhor. Por exemplo: testar se sua rotina fica mais organizada com uma agenda no celular ou bloco de notas é um primeiro passo."
Mas seguir uma agenda de trabalho pode ser complicado se as suas atividades envolverem outras pessoas ou uma equipe extra, principalmente se os colegas não têm a mesma percepção que você do que é urgência.
"A primeira coisa que precisa estar alinhada entre todos é a definição do termo entre as partes. O que é senso de urgência para essa empresa ou função? Outra maneira de organizar o tempo para o trabalho em equipe é praticar o stand up meeting - reunião diária na qual o líder estabelece as prioridades, para que todos que trabalham em conjunto tenham uma visão global de movimento e performance", sugere Allessandra.
Aprenda a dizer não
Você já deve ter ouvido o ditado "A pressa é inimiga da perfeição". Sendo assim, fica fácil afirmar que um trabalho de qualidade exige tempo -- e para ter tempo, é necessário organização. Com base nessa metodologia, Allessandra ressalta a importância de saber dizer não.
"Quando um gestor pedir para você fazer algo, diga que vai fazer, mas não naquele momento, e explique os motivos. Caso seja emergência, deixe claro os impactos dessa ação na entrega das outras demandas", ensina.

Confira 3 pilares para administrar o tempo de maneira saudável
1 Tenha uma meta clara a ser alcançada.
2 Faça um planejamento estratégico, pontuando quais tarefas são importantes para atingir esse objetivo.
3 Estabeleça prioridades entre os processos.