Inclusão étnico-racial na Braskem

Racismo, exclusão e falta de oportunidades educacionais ainda são rotina para a população negra no Brasil. De acordo com o IBGE, entre 2005 e 2015, o percentual de negros universitários saltou de 5,5% para 12,8%. Nas empresas nacionais, porém, a presença de negros ainda é baixa. Dados do Instituto Ethos mostram que, mesmo representando mais de metade da população do País, as pessoas negras ocupam apenas 6,3% de cargos na Gerência e 4,7% no quadro executivo. No caso das mulheres negras, apenas 1,6% estão na Gerência e 0,4% no quadro executivo. Outro problema é o salário: de acordo com a Pesquisa Mensal de Emprego do IBGE, os negros ganham pouco mais da metade dos rendimentos de um branco (59%).
Engajada em colaborar com a mudança desse cenário, a Braskem tem uma frente de Raça e Etnia dentro do Programa de Diversidade & Inclusão, que visa garantir ambiente de trabalho livre de racismo, incentivando a inclusão e o empoderamento da população negra. Todas as ações são pautadas pelo Programa Pró-Equidade de Gênero e Raça do Governo Federal (veja boxe abaixo), que traz novas visões sobre o tema para as políticas de gestão de pessoas e também para a cultura das empresas brasileiras.
Entre as iniciativas, estão uma parceria com a consultoria Empregue Afro, que oferece apoio na atração de candidatos negros para vagas efetivas e programas de estágio, e com a Faculdade Zumbi dos Palmares. Outra ação realizada foi a criação do Grupo de Trabalho Raça & Etnia, que reúne 30 Integrantes da companhia para trabalhar em benefício da igualdade de oportunidades e direitos desses profissionais. "Nosso papel é facilitar, apoiar e promover, dentro do Grupo e fora dele, um ambiente de muito respeito ao ser humano, independentemente de suas crenças, cores e escolhas" , destaca a líder do Grupo, Graziela dos Santos, Analista de Qualidade, Saúde, Segurança e Meio Ambiente da Braskem.
"O respeito, a valorização e o cuidado com o outro são pilares fundamentais para a construção de uma sociedade mais livre de intolerância, de combates e, consequentemente, mais apaziguada", diz Graziela. Para ela, esse ambiente deve ser construído nos lares e, certamente, nas organizações. "O Programa de Diversidade & Inclusão da Braskem mostra cuidado e preocupação com o bem-estar de nossos Integrantes, mas não só isso. Queremos também garantir, todos os dias, a valorização das multiplicidades do ser humano."