Redes Sociais: elas podem impactar sua carreira

Você já parou para pensar o quanto as redes sociais influenciam a sua vida profissional? Com a maioria dos brasileiros conectados grande parte do tempo, canais como Facebook, Twitter, LinkedIn e outros ganham cada vez mais relevância no momento de concorrer a uma vaga de emprego.
Mostrar-se informado pode ser um diferencial na hora de buscar uma oportunidade no mercado de trabalho. "Ao fazer uma entrevista, o jovem deve demonstrar que está bem informado, saber novidades da empresa e descobrir o perfil das pessoas que trabalham lá. Tudo isso auxilia na percepção do entrevistador", comenta Marcos Paulo Perfeito, Diretor Administrativo da 83 multimedia.

Segundo ele, as empresas que conseguem gerir sua reputação nas redes sociais tendem a expor seus valores nesses canais: "A empresa que busca ser transparente também tentará ser dessa forma na Web. Além disso, haters sempre vão existir. O que deve ser muito observado é a postura da empresa com esse público".

Um ponto de atenção em qualquer tipo de rede social são as tão faladas fake news. "Deve-se ter atenção à origem das informações. Um ex-funcionário insatisfeito pode falar mal de uma organização e o relato não ser verdadeiro, por exemplo. Informações publicadas em portais de renome e com matérias assinadas são mais confiáveis", lembra Marcos.

E de que modo usar esses sites como aliados na busca de emprego? Segundo Marcos, é preciso tomar cuidado para não parecer desesperado. "Visite o Facebook e o LinkedIn das organizações. Isso ajudará você a entender estratégias de produtos e serviços. Outra dica é utilizar as redes para empreender contatos pessoais e indicações. Elas potencializam esse tipo de abordagem."

Manual do candidato: descubra como se destacar
 
 
- Mantenha seu perfil atualizado;
- Use palavras-chave que seus contratantes estejam buscando na descrição dos seus posts;
- Coloque todas as suas experiências, não importando o cargo;
- Experiências culturais, viagens internacionais ou atividades no terceiro setor também são relevantes;
- Participe e seja engajado em grupos do seu segmento.
 
Redes sociais para conhecer mais sobre uma empresa
Você também pode "pesquisar" o perfil da companhia antes de se candidatar a uma vaga.
Veja como e onde:
 
 
- Love Mondays - pode ser um primeiro canal de contato, porém não se deve levar em consideração tudo o que encontrar lá;
- Facebook - traz informações como estratégia de vendas e sobre produtos, além do perfil da base de clientes;
- Estrela  LinkedIn - não deixe de usá-lo; é a rede mais confiável para assuntos profissionais.