Você provavelmente já deve ter visto um cronômetro gastronômico em forma de tomate. O italiano Francesco Cirillo possuía um, que serviu de inspiração para o desenvolvimento de uma nova técnica de gerenciamento de tempo, focada na realização de pequenas tarefas em intervalos cronometrados. A ela, Cirillo, que é autor de livros e especialista em produtividade e gestão de tempo, deu o nome de Pomodoro (tomate, em italiano).
Esse método, além de ajudar a desenvolver a concentração nos estudos e no trabalho, pode ser um grande aliado para quem deseja aprender a ouvir mais do que falar e tirar melhor proveito das conversas. Veja como funciona:
1.
Liste as tarefas a serem executadas;
2.
Ajuste o cronômetro para o tempo desejado (geralmente, 25 minutos);
3.
Escolha a tarefa inicial. Trabalhe na tarefa escolhida até que o alarme toque. Se alguma distração importante surgir, registre-a e volte o foco imediatamente à tarefa;
4.
Quando o alarme tocar, marque um "x" na lista de tarefas;
5.
Se houver menos de quatro marcações, faça uma pausa curta (de três a cinco minutos);
6.
Se houver quatro pomodoros marcados, faça uma pausa mais longa (de 15 a 30 minutos), zerando a contagem de marcações e retornando ao passo inicial.
Sempre que o tempo acabar, encontre uma pequena recompensa, como um café, alguns minutos na Web ou uma conversa despreocupada, permitindo ao seu cérebro mudar o foco, de forma agradável, durante algum tempo.