Storytelling de carreira: contar a sua história pode fazer toda a diferença

Sua história carrega experiências, valores e objetivos. É por meio dela que pessoas e empresas conhecem você.

Com base nessa ideia, apresentamos uma tendência que tem ganhado cada vez mais espaço no mercado profissional: o storytelling. Traduzindo para o português, contação de histórias. A técnica consiste em narrar um fato de maneira relevante, direcionando o ponto de vista para um olhar favorável por parte do espectador.

A capacidade de contar histórias pode ser a grande aliada de um candidato na busca por uma vaga de emprego. É o que garante Daniela Viek, especialista em Personal Branding e CEO da YouBrand.Company: "Saber usar o storytelling é uma habilidade que gera atenção, conexão e, quando se trata da sua própria jornada, pode ser um diferencial que transmita uma habilidade, um domínio de conhecimento ou até mesmo um diferencial que pode fazer com que um candidato ocupe uma vaga e outro não".

O crescimento dessa tendência tem um motivo especial: a dinâmica de novas tecnologias e áreas correlatas trabalhando de forma simultânea faz com que critérios e necessidades das organizações mudem com rapidez, abrindo o leque na hora de selecionar candidatos para seus processos seletivos. "As empresas buscam além de um CV e competências técnicas. Muitas vezes, mais importante que o resultado final são os meios. Mais importante que as ações é compreender os valores que impulsionaram essas decisões", analisa Daniela.

No caso de contar sua trajetória, jovens profissionais com pouca ou nenhuma experiência podem achar que não tenham conteúdo suficiente para construir uma narrativa de impacto. Pois é aí que eles se enganam. Segundo Daniela, existem diversos assuntos a serem abordados nesse caso: "Fale sobre seus ideais, sobre sua visão de mundo, de negócio, da empresa da qual deseja fazer parte. Demonstre suas características de forma autêntica. Ressalte sua força e esteja em contato com profissionais da sua área. Nessa fase, a força de vontade e soft skills podem falar mais alto que uma vasta experiência e hard skills. Por fim, a profissional deixa um recado para os jovens que pretendem adotar o storytelling em seus próximos processos seletivos: "Invista em sua marca pessoal. Ela é o seu maior ativo".

A seguir, preparamos dicas valiosas para produzir o seu primeiro storytelling de carreira. Confira!

Questões que podem ajudar:

Quais trabalhos sociais já desenvolveu?
Quais causas defende?
Qual carreira escolheu e por quê?
Quais cursos fez e como foi a jornada?
Quais as realizações até o momento (erros e fracassos)?
E, principalmente: O que aprendeu com cada experiência?

Vai produzir o seu 1º storytelling profissional? Fique atento às dicas!

Trace sua linha da vida.
Enumere e date os acontecimentos (pessoais e profissionais, bons e ruins).
Construa uma narrativa sobre sua jornada - pode ser em primeira ou terceira pessoa.