Edição 1 - Dezembro

Ver mais notícias

Braskem é finalista do Plastics Recycling Awards Europe 2021

De 04 a 05 de novembro de 2021, as atenções do setor de reciclagem de plástico na Europa estarão mais uma vez voltadas para Amsterdã. Isso porque, como parte do Plastics Recycling Show (PRS), o Plastics Recycling Awards Europe 2021 será apresentado nessa cidade, tendo a Braskem como uma das finalistas na categoria de produto com embalagem plástica. Juntamente com os profissionais de embalagem da DUO e a marca britânica de vestuário Joules, a Braskem, pioneira em soluções circulares de plástico no mundo, conseguiu impressionar com sua embalagem feita com 50% PE de fonte renovável e 50% material reciclável (PCR), desenvolvida e implementada para processos específicos de venda da Joules - a sacola Joules Click & Collect.

A COVID-19 trouxe não apenas restrições às quais os varejistas tiveram de se adaptar, mas também um novo hábito de compra por parte dos clientes. Os produtos eram comprados on-line e então retirados na loja, com mínimo contato com os vendedores e outros clientes. A sacola Joules Click & Collect, produzida pela Braskem e pela DUO, foi desenvolvida para permitir que os vendedores rapidamente encontrassem a embalagem certa para o cliente e que os consumidores pudessem ver o produto através de uma janela de plástico transparente, sem precisar abrir a sacola, reduzindo o número total de pontos de contato para funcionários e clientes.

Além disso, como essa sacola foi desenvolvida para ser um produto descartável, era muito importante que ela fosse totalmente reciclável e circular. Por esse motivo, o processo de produção reutiliza o polietileno produzido como parte dos processos de negócio da Joules. Esse polietileno reciclado é misturado com nosso PE I'm greenTM, que é feito a partir da cana-de-açúcar. Além de melhorar as propriedades mecânicas da sacola, a pegada de carbono negativa do PE I'm greenTM permite que as emissões do processo de reciclagem sejam compensadas ao mesmo tempo. Assim, o produto final é completamente livre de resina virgem petroquímica e tem pegada de carbono neutra.

A sacola Joules Click & Collect é interessante não somente na questão circular, em razão dos materiais que utiliza, mas também por todo o seu processo de criação. Sendo um dos primeiros projetos desse tipo, ela é prova de que o desempenho do material reciclado é igual ao do material virgem - e mais do que merece seu primeiro prêmio. Os vencedores do Plastics Recycling Show Europe 2021 serão anunciados no dia 05 de novembro, durante o segundo dia do Plastics Recycling Show Europe, que acontece no centro de convenções RAI Amsterdam. Aguarde!