Edição 1 - Dezembro

Ver mais notícias

Valorização de resíduos plásticos cada vez mais fortalecida no México

A cada edição, o programa Plastianguis se fortalece no México como uma iniciativa de conscientização da população para o descarte adequado de plásticos e o avanço da economia circular.

O programa foi lançado em 2015 pela Associação Nacional da Indústria Química (ANIQ) e passou a contar com a participação ativa da Braskem Idesa em 2017 por meio de ações realizadas todos os anos em localidades como a capital Cidade do México e Nanchital, no estado de Veracruz.

No programa, a população pode trocar resíduos plásticos por itens como alimentos e kits de higiene, além de participar de ações educacionais voltadas à importância da reciclagem de plásticos e do engajamento de todos na separação e descarte adequado dos resíduos.

Nanchital: meta de 100 toneladas alcançada

A última edição realizada em Nanchital, no final de 2021, atingiu a meta de coletar 100 toneladas de resíduos plásticos, com o apoio da população de Coatzacoalcos, Cosoleacaque, Ixhuatlan, Minatitlán, Agua Dulce, Moloacán, Cuichapa, Las Choapas e região.

Jalisco: primeira edição no estado

Já o estado de Jalisco recebeu a primeira edição do Plastianguis no final de 2021. Em parceria com a Universidade Autônoma de Guadalajara (UAG), foram coletadas mais de 18 toneladas de resíduos plásticos. Cerca de mil pessoas dos oito municípios de Jalisco participaram da ação, um passo importante para que a economia circular avance cada vez mais na região e no país.

O programa é uma iniciativa alinhada às metas e compromissos da Braskem com o desenvolvimento sustentável e a economia circular de carbono neutro. Clique aqui para saber mais.