Ações da Braskem em Maceió

Como foi feita a indenização de moradores e comerciantes realocados

Conheça o Programa de Compensação Financeira e Apoio à Realocação

A prioridade da Braskem é a segurança das pessoas. A partir de novembro de 2019, a empresa realizou a realocação preventiva de 40 mil pessoas das áreas consideradas de risco, de acordo com o mapa da Defesa Civil publicado em 2020.

Nesses quatro anos, foram feitas mais de 19 mil propostas, das quais 99% foram aceitas e 93,6%, pagas. Atualmente, as áreas estão 100% desocupadas. Todo o trabalho faz parte do Programa de Compensação Financeira e Apoio à Realocação (PCF) dos moradores e comerciantes.

Entenda o que foi feito pela Braskem

1

Uma equipe de 700 profissionais – entre advogados, técnicos sociais, facilitadores, psicólogos e outros – cuidou individualmente de caso a caso, oferecendo toda a orientação necessária.

2

Foram mais de 31 mil mudanças. As famílias contaram com apoio para armazenar móveis e abrigar animais, além de receberem auxílio financeiro para a realocação e aluguel provisório enquanto aguardavam sua indenização.

3

Todos os serviços ficavam concentrados na Central do Morador, construída exclusivamente para agilizar o atendimento, que continuou a ser realizado remotamente a partir de 2020 por conta da pandemia.

4

Para chegar ao valor da indenização foram consideradas as benfeitorias existentes no imóvel, localização, área construída e tamanho do terreno. Danos morais foram incluídos no valor.

Comerciantes e empresários também entraram no programa. A mudança abrangeu máquinas e estoques. O valor da indenização foi definido com base no tipo de negócio, faturamento, localização e características do imóvel, e incluiu lucros cessantes.

O PCF faz parte do acordo assinado com as autoridades para apoiar a desocupação das áreas de risco, e todas as ações estão sendo realizadas dentro do cronograma estabelecido.

Cuidar da segurança das pessoas é nossa prioridade em Maceió.

100% das áreas de risco desocupadas
40 mil atendimentos sociais
14,5 mil Imóveis identificados
50 mil reuniões realizadas
R$ 4,4 bi destinados para as indenizações