Braskem

Inauguração Braskem Idesa

Inauguração Braskem Idesa

Fundação

2010

Início das operações

Abril de 2016

Histórico

A Braskem Idesa é uma empresa formada pela associação da Braskem e o Grupo Idesa, uma das principais petroquímicas mexicanas. Juntas, as empresas desenvolveram o projeto Etileno XXI, o maior complexo petroquímico da América Latina, para a produção de eteno, polietileno de alta e baixa densidades na cidade de Nanchital, estado de Veracruz.

Investimento

  • US$ 5,2 bilhões.
  • É o maior investimento privado no México dos últimos 15 anos
  • A estrutura de financiamento foi composta por um pool multinacional de sete bancos e agências de crédito principais (três bancos de fomento, duas agências de exportação e duas agências multilaterais) e dez bancos comerciais.

Presidente

Roberto Simões

Atua no Grupo desde 1994, onde teve experiência em diversas empresas, tais como Líder da área de Vinílicos e Competitividade Empresarial na Braskem entre 2004 e 2008; e Líder de Negócios da Ocyan de 2014 a setembro de 2019.

Número de funcionários

  • 700 empregos diretos
  • 2.200 indiretos

Posição mundial

Maior complexo petroquímico do México.

Especificação do produto

  • Polietileno de alta densidade (material rígido e denso, é usado na fabricação de frascos para a indústria de higiene e limpeza, baldes, engradados e utensílios domésticos).
  • Polietileno de baixa densidade (material macio e flexível, usado na produção embalagens de biscoitos e massas, sacos plásticos, revestimentos de fios).
  • Eteno, matéria-prima usada para a produção de resina de Polietilenos.

Capacidade de produção

Capacidade de produção anual de 1,05 milhão de toneladas de resina de polietileno de alta e de baixa densidade, bem como um volume equivalente de eteno.

Matéria-prima

Gás natural. O fornecimento assegurado por contrato de 20 anos com a Pemex (estatal mexicana de petróleo e gás).

Clientes

A Braskem Idesa já tem uma carteira de clientes estruturada, formada por mais de 350 empresas no México e também diversas parcerias com distribuidores para ampliar o acesso ao mercado.

Detalhes da operação

  • O Complexo Petroquímico Braskem Idesa representa um avanço importante para a indústria petroquímica no México e irá agregar valor a toda a cadeia de produção no país. Atualmente, o México importa mais de 60% do consumo de polietileno, de modo que a balança comercial mexicana será beneficiada pela redução significativa na importação desta matéria-prima.
  • O complexo é composto plantas de utilidades, um cracker para a conversão do gás etano em eteno, duas plantas de polietileno de alta densidade e uma de polietileno de baixa densidade.
  • Durante a fase de construção do complexo, foram criados 17 mil empregos.
  • Foram utilizadas 45 mil toneladas de equipamento, 411 mil metros cúbicos de concreto, 5 mil quilômetros de cabos elétricos, 32 mil toneladas de estrutura metálica, 40,3 quilômetros de tubulações subterrâneas e 25 mil toneladas de tubos para a construção deste complexo.

Logística

A exportação vai usar os modais ferroviário e marítimo. Do complexo, os produtos seguem em vagões até o porto de Coatzacoalcos e de lá são embarcados em uma ferry-boat até Mobile, no estado americano de Alabama. Do porto de Mobile, os vagões chegam a um hub ferroviário, com ligação com as cinco principais ferrovias americanas.