Thalita Simplicio

Thalita Simplicio

Thalita Simplicio: a atleta colecionadora de medalhas

Thalita Simplicio nasceu no estado do Rio Grande do Norte. Até os seus 12 anos, ela tinha baixa visão, mas com o avanço do glaucoma, ficou completamente cega. Porém, isso nunca impediu a pequena bailarina de se dedicar aos esportes. Dos 8 aos 16 anos, dançou balé, uma de suas grandes paixões. Nesse mesmo período, conheceu o atletismo e também se apaixonou pelas provas de velocidade, nas distâncias 100, 200 e 400 metros. Em 2012, ela teve seu potencial talento reconhecido no Instituto dos Cegos pelo treinador Felipe Veloso, por meio de um projeto do Comitê Paralímpico Brasileiro.

Desde então, vem conquistando excelentes ouro nos 400m e prata nos 200m nos Jogos Parapan-Americanos de Santiago 2023; ouro nos 400m e bronze nos 100m e 200m no Mundial Paris 2023; prata nos 400m e nos 200m nos Jogos Paralímpicos de Tóquio 2020.

Thalita tem muitas paixões: além do esporte, ela é formada em Fisioterapia pela UnP (Universidade Potiguar) e quer um dia trabalhar com reabilitação e neurologia.

Essa atleta inspiradora tem grandes sonhos para os Jogos Paralímpicos de Paris 2024: “Quero trazer bons resultados, conquistar o ouro paralímpico na prova de 400m e, principalmente, me divertir. O esporte é algo que eu faço por amor. Faça algo que você ame e alcançará o resultado”.

Quer saber mais sobre a atleta e torcer por ela nos próximos desafios? Siga @thalita.simplicio no Instagram.

Ela é o exemplo de atleta que inspira e a Braskem, como patrocinadora oficial do Comitê Paralímpico Brasileiro, tem orgulho de apoiar.

Nos próximos meses, até os Jogos Paralímpicos de Paris 2024, traremos as histórias de atletas da Equipe Brasileira de Paratletismo.

Acompanhe #AoLadoDeQuemInspira

Conheça mais sobre o nosso patrocínio

Conheça mais sobre os atletas paralímpicos