Vinícius Rodrigues

Vinícius Rodrigues

Conheça mais sobre o atleta Vinícius Rodrigues: 

Vinícius Rodrigues tem 28 anos e nasceu em Rosana , cidade que fica na divisa entre São Paulo e Paraná. Quando tinha 10 anos, mudou-se para Maringá, no interior paranaense. 

Ainda adolescente, praticava judô e futebol. Foi quando entrou no Exército que se interessou por competições. Segundo ele, foi naquele período que teve a oportunidade de competir pela primeira vez e sentir o que era uma disputa de verdade: com a torcida e aquela energia especial. 

Quando sa iu do Exército, seu plano era de continuar na carreira militar. Porém, quando ele tinha 19 anos, sofreu um acidente de trânsito. A motocicleta em que estava foi atingida por um carro e, em razão do incidente, Vinícius foi submetido à amputação da sua perna esquerda acima do joelho. Não foi fácil receber essa notícia, mas o jovem atleta foi otimista e estava mais preocupado em se manter vivo.

"Em relação à perna, não estava preocupado. Sempre tive o pensamento que tinha duas. Se perdesse uma, ainda dava para sair pulando. E confiei em Deus”. Afirmou Vinícius em entrevista ao site Esportelândia. 

Quando  estava em período de reabilitação do acidente, Vinícius recebeu a visita da velocista Terezinha Guilhermina, atleta ícone do esporte paralímpico nacional e que conquistou oito medalhas em Jogos Paralímpicos, sendo três ouros, duas pratas e três bronzes. Eles tinham alguns amigos em comum e Terezinha o incentivou a iniciar no atletismo após presenteá-lo com um moletom que havia usado no pódio dos Jogos de Pequim, em 2008, e um livro do Comitê Paralímpico Brasileiro, com todas as modalidades adaptadas.  

Com isso, inspirado por uma imagem de uma prótese para atletas que foram submetidos à amputação de perna, Vinícius começou a correr pelas pistas de atletismo, em São Paulo.  

De lá para cá, Vinícius já conquistou 3 medalhas em grandes competições internacionais:

  • Prata nos 100m no Mundial de Paris 2023.
  • Prata nos 100m nos Jogos Paralímpicos de Tóquio 2020.
  • Bronze nos 100m no Mundial de Dubai 2019

Para os Jogos Paralímpicos de Paris 2024, Vinicius compartilha sua expectativa: "Espero minha revanche, o hino que  não tocou e a dança alegre para gritar bem alto: sou campeão!”

Ele é o exemplo de atleta que inspira e a Braskem, como patrocinadora oficial do Comitê Paralímpico Brasileiro, tem orgulho de apoiar.

Nos próximos meses, até os Jogos Paralímpicos de Paris 2024, traremos as histórias de atletas da Equipe Brasileira de Paratletismo.

Acompanhe #AoLadoDeQuemInspira

Conheça mais sobre o nosso patrocínio

Conheça mais sobre os atletas paralímpicos