Voltar
Acontece • 18 de Julho de 2025

Gincana de Voluntariado beneficia mais de mil pessoas na Bahia

A Gincana de Voluntariado 2025 contou com mais de 2,3 mil voluntários inscritos, distribuídos em 22 equipes nos cinco estados onde a Braskem atua. Ao todo, foram quase 8 mil horas dedicadas ao trabalho voluntário, beneficiando cerca de 3,9 mil pessoas.
 
Entre os destaques desta edição está a equipe baiana Sempre em Frente, com 73 voluntários, que revitalizou o viveiro de plantas do Centro Educacional Santo Antônio (CESA), das Obras Sociais Irmã Dulce, em Simões Filho. O grupo foi vencedor na categoria "Maior Número de Beneficiários Diretos". Como reconhecimento, a instituição receberá o valor de R$ 10 mil, que será destinado ao fortalecimento das ações de educação ambiental e preservação do meio ambiente.
 
Foram aproximadamente 1.200 pessoas beneficiadas - entre alunos, professores, funcionários e seus familiares. As ações da equipe incluíram capinagem do local, confecção de tinta orgânica feita com argila, pintura, montagem da estrutura do viveiro com instalação de sombrite e cobertura, além do plantio de diversas mudas. Uma oficina sobre práticas sustentáveis também foi oferecida a 31 alunos da instituição, despertando o interesse das crianças e adolescentes pela preservação ambiental.
 
Uma das integrantes da equipe Sempre em Frente foi Vanessa Anjos, analista pleno na área financeira da Braskem. Ela conta que pratica ações de voluntariado há muito tempo e que, neste ano, resolveu participar da Gincana por influência de um colega. "Fiquei encantada com o que o programa proporciona: engajamento e união dos voluntários, além do impacto positivo das ações para as instituições participantes. Espero estar presente nos próximos anos neste programa que é tão importante para a nossa comunidade", relatou.
 
Outra equipe que se destacou foi a Laços de Solidariedade, com 241 voluntários. As ações foram realizadas na Creche Esperança II, em Camaçari, e incluíram a instalação de campainha e bebedouro, criação de uma brinquedoteca, instalação de ar-condicionado, doação de brinquedos e livros, além da promoção de palestras, oficinas e eventos comemorativos, como o do Dia das Mães.
 
"Foram dias intensos, de mobilização, doação e muito amor envolvido, e tudo fez ainda mais sentido quando fomos recebidos com amor e abraços apertados de gratidão. Levar doações é importante, mas o que mais entregamos ali foi presença, carinho e esperança. Sem dúvida nenhuma, saio dessa experiência com a certeza de que fizemos muito mais do que uma ação social, deixamos um pedaço de nós em cada canto daquela creche", contou Renata Lopes, analista de Saúde, Segurança e Meio Ambiente (SSMA) da Service Engenharia, empresa terceirizada que presta serviço para a Braskem e uma das representantes da equipe Laços de Solidariedade.

 

Confira o antes e depois:

 

CESA Irmã Dulce - Antes

 

CESA Irmã Dulce - Depois

 

Creche Esperança II - Antes

 

Creche Esperança II - Depois