braskem na bahia

Há mais de 20 anos fazemos parte da história da Bahia, colaborando para o desenvolvimento econômico e social do Estado. Se considerarmos o nascimento das empresas que nos deram origem, essa relação é ainda mais longa, tendo iniciado em 1978, com a criação do Polo Industrial de Camaçari.
No complexo, contamos com oito unidades industriais, sendo quatro dedicadas à produção de petroquímicos básicos dentro da Químicos 1 (Olefinas, Aromáticos, Reforma e Especialidades), três que produzem polietileno (PE1, PE2 e PE3) e uma focada na produção de PVC (MVC/PVC). Também integram nossas operações um terminal portuário em Candeias, no Porto de Aratu, e um escritório administrativo, em Salvador.
em camaçari

Direcionamos mais de 80% da nossa produção no estado ao mercado brasileiro, em sua maioria ao mercado baiano.
Nossas unidades seguem a estratégia de economia e reúso de água, além de outras iniciativas voltadas para a eficiência energética, com consequente redução da emissão de carbono e melhoria em competitividade.
a braskem bahia em números
As unidades Braskem localizadas na Bahia apresentam números expressivos para nossa companhia.

+ 5000 empregos
diretos e indiretos+ 5 milhões de toneladas
em capacidade anual de produção+ 8 mil beneficiados
em 2023, direta e indiretamente, por ações sociais+ R$ 12 milhões investidos
em programa socioambientais entre 2021 e 2023acontece
Acompanhe informações de destaque da Braskem na Bahia.

Ensino lúdico em 5 escolas de Camaçari
No dia 13 de junho, foi lançado em Camaçari o projeto Baú das Artes, uma iniciativa que promete enriquecer a aprendizagem de 1.663 estudantes da rede municipal através de jogos, brincadeiras e atividades artísticas.
O projeto é uma realização da Evoluir, com patrocínio da Braskem, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, da Secretaria Especial da Cultura do Ministério do Turismo e tem parceria com a Secretaria Municipal de Educação.
A ideia da iniciativa é capacitar 30 educadores para utilizarem, literalmente, um Baú recheado de livros, jogos, materiais de pintura, instrumentos musicais e outras ferramentas lúdicas para trabalhar temas como consumo, pluralidade cultural e ética na educação dos pequenos estudantes. "O projeto Baú das Artes está alinhado com pesquisas recentes na área da educação, que demonstram como o ensino lúdico contribui significativamente para a aprendizagem. Em meio a uma rotina intensa e cheia de demandas, o Baú oferece suporte aos professores, ajudando-os a planejar aulas mais interessantes e conectadas com o cotidiano das crianças. Por meio de atividades estruturadas e materiais de apoio, o projeto impulsiona o potencial de cada educador e promove experiências que fazem sentido na vida dos alunos", destaca Taciana Begalli, coordenadora pedagógica do projeto.
O evento de lançamento aconteceu na Escola Angiolina Teixeira de Souza e contou com a participação de representantes da Braskem, da Evoluir e de autoridades locais, como a diretora pedagógica da Secretaria de Educação de Camaçari, Alexsandra Pereira. "Acreditamos que o Baú das Artes, ao levar arte, leitura e ludicidade para nossas crianças, contribui de forma significativa para a formação integral dos estudantes. Ao estimular a criatividade, o protagonismo infantil e o desenvolvimento do senso estético, o projeto fortalece a formação cultural e cidadã", destacou.
Nesta edição, cinco escolas municipais foram contempladas com o projeto: Escola Angiolina Teixeira de Souza, no bairro de Piaçaveira; Centro Educacional Reitor Edgard Santos (Gleba A); Escola Municipal Professora Marcelina Bispo da Silva (Monte Gordo); Escola Experimental Professora Marina Tavares Cardoso (Gleba E); e Escola Monteiro Lobato (Camaçari de Dentro).

Projeto baiano de recuperação de corais na Baía de Todos-os-Santos é destaque na França
O Corais de Maré, iniciativa patrocinada pela Braskem que já transplantou 2.285 colônias de corais, será apresentado ao governo francês na 3ª Conferência dos Oceanos da ONU
Entre os dias 09 a 13 de junho, a Bahia será representada na 3ª Conferência dos Oceanos da Organização das Nações Unidas (ONU) na cidade de Nice, na França, pelo projeto: Corais de Maré que utiliza plástico e outros materiais para potencializar o crescimento da espécie de coral Millepora alcicornis.
Desenvolvido pela Carbono 14 em parceria com a Universidade Federal da Bahia (UFBA) e o Instituto de Pesca Artesanal de Ilha de Maré (IPA), com patrocínio da Braskem, o Corais de Maré alcançou em três anos de atividades excelentes resultados com o uso do polietileno na aceleração do crescimento vertical dos corais.
"A estimativa de crescimento dos corais numa profundidade de cerca de 4,5 metros é de quatro centímetros ao ano. Contudo, com a nossa técnica de aceleração de crescimento, atingimos médias que variam de 10,8 a 7,8 centímetros em 167 dias, dependendo do material que utilizamos. Com o polietileno, por exemplo, uma colônia atingiu 15,5cm em menos de 6 meses", explica Igor Cruz, professor de Oceanografia Biológica do Instituto de Geociências da UFBA e que atua no projeto.
Além do polietileno, outros materiais como, cerâmica e aço inox, são empregados na recuperação dos corais. "Eles não precisam crescer por deposição de carbonato de cálcio. Crescem sobre as hastes que colocamos, o que acelera muito seu desenvolvimento, consequentemente aumentando a complexidade estrutural dos recifes no local, que é fundamental para a manutenção da biodiversidade", acrescenta Igor Cruz.
Desde seu início, o Corais de Maré já transplantou 2.285 colônias de corais na Baía de Todos-os-Santos, sendo 685 delas apenas entre 2024 e 2025. A taxa de sucesso nos berçários é, também, motivo de comemoração. Apesar da maior onda de calor da série histórica, registrada em 2024, apenas 185 das 667 colônias instaladas até maio do ano passado sofreram branqueamento, e apenas 19 não resistiram - uma taxa de mortalidade de apenas 3%. Isso representa um índice de sucesso de 97% nos berçários.
A iniciativa que ja promoveu a recuperação em uma área de 7 mil m² no fundo do mar da região e será apresentado ao embaixador dos polos e dos assuntos marítimos da França, Olivier Poivre d'Arvor, pelo CEO da Carbono 14 e idealizador da iniciativa, José Roberto Caldas, mais conhecido como Zé Pescador. "Nunca imaginei ser convidado pela embaixada francesa a participar da Conferência dos Oceanos, por causa do trabalho com o Corais de Maré. Fico feliz que as pessoas vejam o valor no que a gente está fazendo".

Participantes do Bahia Oil & Gas 2025 visitam a Braskem
No dia 30 de maio, um grupo formado por 24 participantes do Bahia Oil & Gas Energy 2025 visitou a unidade da Q1 da Braskem, no Polo Industrial de Camaçari.
A visita técnica fez parte do "Circuito Petroquímico", uma das experiências que integram a programação oficial do evento, que é considerado o maior do setor de petróleo e gás do Norte e Nordeste.
Durante a visita, os participantes puderam ter uma imersão direta, conhecendo de perto as instalações da Q1, onde produzimos, petroquímicos básicos como eteno e propeno a partir da nafta, do gás natural e do etano.

Oficina de Economia Circular capacita moradores de comunidade a empreender com peças recicláveis
Em mais uma edição da Oficina de Economia Circular promovida pela Braskem, diversos moradores da comunidade de Menino Jesus, em Candeias, Região Metropolitana de Salvador (RMS), aprenderam a utilizar o plástico para produzir obras de arte comercializáveis, possibilitando a geração de renda e desenvolvimento econômico sustentável na região.
A oficina foi ministrada pelos artistas plásticos Diva Oliveira e Ivan Oliveira, do projeto Mosaico Reciclado, na sede da Central das Organizações Comunitárias de Menino Jesus (Corcomej), nos dias 20 e 21 de maio, das 13h às 17h, totalizando oito horas de capacitação.
Ao todo, 22 estudantes se inscreveram no programa e aprenderam a preparar os materiais, separando as embalagens plásticas por cores e texturas. Em seguida, foram orientados a fazer o corte e a montagem dos mosaicos, criando composições que vão de paisagens a réplicas de quadros famosos. A técnica pode ser aplicada em camisetas, quadros, ecobags e outros produtos, com potencial para comercialização.
Uma das participantes, a dona de casa Reijane Araújo, comentou sobre as possibilidades do uso de materiais recicláveis. "Achei muito interessante. É ótimo saber que a gente pode utilizar o material reciclável de outras formas e desenvolver uma técnica de trabalho e ocupação também", disse ela.
Para Merivânia Neves, diretora social da Corcomej, a realização da Oficina de Economia Circular estimula o empreendedorismo na comunidade. "Para a gente, é de grande valia, porque entendemos que a empregabilidade está difícil, e essa é uma alternativa para que as pessoas possam gerar renda e sustentar suas famílias", ressaltou.

Obras Sociais Irmã Dulce reconhece Braskem com o Prêmio Empresas DuBem 2024
Essa é a 16ª vez que a petroquímica baiana é agraciada com o prêmio por ações que desenvolve desde 2008 em prol da OSID.
O espírito de solidariedade e convergência de esforços em prol de uma sociedade melhor deu o tom da cerimônia de entrega do Prêmio Empresas DuBem, realizada pelas Obras Sociais Irmã Dulce (OSID), na tarde desta terça-feira (13/05), no Sesc Casa do Comércio, em Salvador. O evento reconhece ações de empresas em apoio ao trabalho da instituição fundada por Santa Dulce dos Pobres. A Braskem participa da solenidade pela 16ª vez, e este ano recebeu o prêmio na categoria ouro.
O evento foi aberto pela apresentação da Camerata Santa Dulce, do Neojiba, composta por alunos e ex-alunos do Centro Educacional Santo Antônio (CESA), unidade das Obras Sociais, localizada em Simões Filho, região metropolitana de Salvador. Durante a cerimônia, que premiou 84 empresas, a superintendente das Obras Sociais Irmã Dulce, Maria Rita Lopes Pontes, ressaltou o propósito de gratidão e reconhecimento que a iniciativa tem.
"Estamos aqui para agradecer as empresas e pessoas do bem que nos ajudaram em 2024 a manter vivo o propósito de Santa Dulce dos Pobres e a ampliar o seu legado. O ano passado foi para nós muito emblemático, ao completar 65 anos de existência, as Obras Sociais Irmã Dulce conseguiram dar passos importantes visando a perpetuidade do carisma: o amar e servir. Todas as conquistas de 2024 só foram possíveis graças à empatia de cada empresa e pessoas do bem", destacou Maria Rita.
A analista de Relações Institucionais da Braskem na Bahia, Ruth Oliveira, que representou a empresa no evento, celebrou o reconhecimento. "As Obras Sociais Irmã Dulce são uma instituição indispensável em nosso estado e suas diversas ações e iniciativas constituem uma enorme rede de apoio para as pessoas mais vulneráveis. Propósitos semelhantes aos da Braskem, que busca promover e apoiar iniciativas que transformem pessoas e realidades", destaca.
Desde 2008, a Braskem promove inúmeras ações em prol da OSID, incluindo doações de cestas básicas, kits de higiene e outros materiais, apoio financeiro para projetos da instituição e promoção de campanha interna para sensibilizar os integrantes da empresa a se tornarem doadores.
Este ano, como parte da Gincana do Voluntariado da Braskem, iniciativa que fomenta ações em prol das comunidades, os voluntários estão revitalizando um viveiro de plantas do Centro Educacional Santo Antônio. O viveiro servirá de espaço para aulas práticas de Educação Ambiental, beneficiando toda a comunidade escolar. A iniciativa está alinhada às causas da Braskem de promover a economia circular e estimular ações que reduzam os impactos das mudanças climáticas.

Projetos de incentivo à reciclagem da Braskem arrecadam mais de 123 toneladas de resíduos na Região Metropolitana de Salvador
As iniciativas beneficiaram mais de 5,5 mil pessoas e promoveram a economia circular local
Em 2024, mais de 123 toneladas de resíduos foram arrecadadas pelos projetos So+Ma Vantagens e Plastitroque, patrocinados pela Braskem e realizados em Camaçari, Candeias e Dias d'Ávila, na Região Metropolitana de Salvador. Além disso, ao longo do ano, 37 edições das Oficinas de Educação Ambiental foram realizadas, despertando em 1.862 estudantes dos ensinos Fundamental e Médio de escolas públicas e da Rede SESI Bahia de Educação em Salvador, Camaçari e Candeias o conceito de economia circular e a importância da reciclagem. Ao todo, os três projetos beneficiaram 5.538 pessoas direta e indiretamente.
So+Ma Vantagens - O projeto estimula a prática da reciclagem por meio da entrega de resíduos recicláveis de plástico, alumínio, papel e papelão, que podem ser acumulados por pontos e trocados por alimentos, produtos de higiene e limpeza, cursos, serviços ou doações para ONGs locais. Em 2024, a iniciativa foi responsável pela arrecadação de 120,5 toneladas de resíduos. O projeto contribuiu para que 8,5 milhões de litros de água e 328,6 mil KWh de energia elétrica fossem economizados, 1.965 árvores salvas e, com o resgate dos pontos, os participantes economizaram R$ 25,2 mil.
Um dos participantes mais assíduos do programa, o feirante Ualdo Carneiro Braga, 53 anos, contou sua experiência no So+Ma. "Ao mesmo tempo que traz benefícios para nós, ajuda o meio ambiente e muita gente. Eu sempre troco os materiais por sabão líquido, que uso muito na barraca, mas tem muita gente que troca por comida. O que é lixo para algumas pessoas se transforma em alimento para outras e o meio ambiente agradece", afirma.
Plastitroque - A iniciativa que consiste em uma troca de resíduos plásticos por moedas fictícias chamadas "Plasticoins" que valem alimentos e itens de higiene beneficiou, ao todo, 1.232 pessoas direta e indiretamente em Candeias e Dias d'Ávila; além de distribuir 2,4 toneladas de alimentos e 4.601 produtos diversos. Somente em 2024, foram arrecadadas 3,3 toneladas de resíduos plásticos e enviados para a nossa parceira, a Cooperativa de Materiais Recicláveis de Camaçari (Coopmarc), gerando uma renda extra para os cooperados.
Conscientização - Com o objetivo de promover em crianças e jovens atitudes diárias de sustentabilidade, por meio da economia circular e da reciclagem, a Braskem realizou ao longo do ano passado 37 edições das Oficinas de Educação Ambiental com a participação de 1.862 estudantes dos ensinos Fundamental e Médio de escolas públicas e da Rede SESI Bahia de Educação em Salvador, Camaçari e Candeias. Por meio de palestras e de atividades lúdicas de perguntas e respostas, foram abordados temas como consumo consciente, destinação adequada de resíduos, reciclagem e o papel do plástico em nossas vidas.
Em Salvador, uma das escolas onde a Oficina de Educação Ambiental ocorreu foi o Colégio Estadual Vitor Soares, no bairro da Ribeira, na Cidade Baixa. "A palestra e as dinâmicas realizadas contribuíram para o aprendizado dos nossos alunos, ampliando a percepção deles sobre a importância desse tema e possibilitando que se tornem multiplicadores com suas famílias", ressaltou Patrícia Sampaio, professora do projeto de Meio Ambiente e Sustentabilidade do colégio.

Catadores de cooperativas apoiadas pela Braskem fortalecem a cadeia de reciclagem
A Braskem por meio do programa Ser+ promove o incentivo da profissionalização das cooperativas de resíduos sólidos através de cursos, consultoria técnica, obras de infraestrutura e doação de equipamentos. A iniciativa oferece também assessoria técnica para as cooperativas, com o objetivo de fortalecer a cadeia da reciclagem e promover a inclusão social.
Elenildes Duarde, presidente da Cooperativa de Coleta Seletiva Processamento de Plástico e Proteção Ambiental (Camapet), apoiada pela Braskem, conta sobre a profissão nobre de catadores de resíduos.
"Além de gerar renda para nossos cooperados, a gente também faz um trabalho de proteção ambiental, retirando das ruas toneladas de plástico e preservando a natureza. Ser catador é uma oportunidade de emprego, de cuidar do meio ambiente, de valorização do cidadão e de poder fazer algo melhor", destacou.
Uma das integrantes da Camapet, Maria Cristina dos Santos também comentou sobre o orgulho que sente de seu trabalho. "Criei meus dois filhos com o material aqui vendido. Estou muito feliz, porque estou conseguindo reformar minha casa, está ficando a coisa mais linda", disse ela.
Além da Camapet, fazem parte do programa na Bahia a Cooperativa de Trabalho dos Agentes Ecológicos do Paraguary (Cooperguary) e a Cooperativa Catadores Agentes Ecológicos de Canabrava (CAEC), ambas de Salvador, além da Cooperativa de Materiais Recicláveis de Camaçari (Coopmarc).
Nos últimos seis anos, a empresa investiu cerca de R$ 750 mil nas cooperativas baianas participantes do Ser+, promovendo ações de valorização e inclusão social dos catadores por meio de capacitações e melhorias na infraestrutura física das unidades. No total, o programa beneficia 23 cooperativas e mais de 690 cooperados na Bahia, Alagoas, São Paulo, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul.

Engenheiras da Braskem na Bahia estão entre as cinco únicas mulheres a conquistar certificação internacional no Brasil
A prova para obter a certificação exige conhecimento em normas internacionais de tubulações industriais
Dos 29 brasileiros certificados na API 570, outorgado pela American Petroleum Institute (API), 14 são integrantes da Braskem, das quais, quatro, são mulheres baianas entre as cinco em todo o território nacional. A certificação serve para atestar o conhecimento de profissionais que possam garantir a segurança e integridade de sistemas de tubulações; cumprir padrões internacionais de normas e regulamentações; prevenir falhas e acidentes; e melhorar a confiabilidade operacional.
Ariane Candido Batista, Taís Helena de Faria, Ingrid Pereira de Moraes Silva e Carolaine Velame Cerqueira foram as quatro mulheres baianas, integrantes do Polo Industrial de Camaçari que conseguiram a certificação. Para realizarem o feito, elas e os demais integrantes que estavam participando da preparação passaram por uma maratona de estudos. Todos foram apoiados por uma iniciativa interna da Braskem intitulada Knowledge Sharing API 570 - "Compartilhamento de Conhecimento". A prova possui 7h30 de duração, além de 170 questões em inglês. A avaliação foi realizada em outubro de 2024, no Rio de Janeiro.
O engenheiro mecânico Gustavo Castro de Carvalho Silva foi um dos líderes do programa. Ele, que já possui a mesma certificação desde 2021, conta que, após se graduar na faculdade, sentiu falta de uma preparação mais voltada para a indústria, e que obter a API 570 o ajudou neste sentido. "Estudando para essa prova foi que consegui ter um arcabouço técnico que me desse segurança para a tomada de decisões. Então, conversando com colegas, a gente teve essa vontade de juntar as pessoas para estudar, dar esse repertório para esses jovens engenheiros que estavam chegando na mesma situação que eu", afirma.
A obtenção de 100% de aprovação da Braskem na API 570 em 2024 é um resultado muito acima da média mundial, segundo dados divulgados pela própria American Petroleum Institute. Desde outubro de 2018, quando a prova passou a valer 500 pontos, a média de aprovação vinha ficando na casa dos 50%. Os dados mais atuais divulgados pela entidade são de 2021, quando a média chegou ao pico de 68% na janela de fevereiro e 61% em junho, ainda bem abaixo do resultado obtido pelos integrantes da Braskem.
"Para fazer a prova, o candidato precisa saber também o conteúdo de outras 10 normas internacionais. É uma certificação muito completa", explicou Ariane, uma das certificadas. Já outra, Ingrid, relatou como foi a rotina de estudos. "Toda semana a gente se reunia para estudar, fazer simulados e, a partir disso, nos preparar para a prova. Das 18 pessoas que vinham se reunindo para estudar, cinco fizeram a avaliação".
Além das quatro mulheres, outro engenheiro da Braskem, Ramiro Marinho, fez a prova. Todos obtiveram a certificação. "Quando encontramos nossos nomes no site, a gente foi verificar quantas mulheres havia e, quando vimos, éramos uma das primeiras no Brasil", relembra Ingrid. O orgulho de fazer parte desse seleto grupo também é compartilhado por Taís. "A gente vem em um processo de construção do mercado feminino, ter engenheiras ocupando cargos de liderança, ocupando gerências, diretorias e presidências. Me sinto muito grata por fazer parte desse time", afirma.
Para o líder Gustavo, não havia dúvidas de que a equipe conseguiria a certificação. "Até porque, nos simulados, a gente era até mais rigoroso e elas tiravam notas boas. Fiquei muito feliz, me sentindo recompensado porque, querendo ou não, esse curso vai além da nossa rotina. Tem um esforço a mais, não só meu, mas de colegas que deram aulas. Quando a gente vê o resultado, é totalmente recompensador. Sentimento de dever cumprido", finalizou ele.

Projetos de capacitação para o empreendedorismo da Braskem transformam a realidade de 265 pessoas
As iniciativas Empreendedoras Braskem, Ponto da Moda, Nosso Bordado e Oficina de Economia Circular beneficiaram moradores de Salvador e região metropolitana
Os projetos Empreendedoras Braskem, Ponto da Moda, Nosso Bordado e Oficina de Economia Circular, que promovem a capacitação e incentivo para o empreendedorismo com foco na geração de renda sustentável, beneficiaram 265 pessoas de forma direta em 2024. As iniciativas realizadas pela empresa petroquímica em Salvador, Candeias, Camaçari, Dias d'Ávila e Simões Filho, na Região Metropolitana, contribuíram para que os participantes e suas famílias pudessem ter suas realidades transformadas.
Ponto da Moda - O projeto tem como objetivo, desenvolver as competências de seus participantes nas áreas de Costura Industrial, Desenho Técnico, Empreendedorismo e Sustentabilidade. Em 2024, aconteceram duas edições, com 63 pessoas certificadas, entre homens e mulheres. Desde a criação do 'Ponto da Moda', já são 159 alunos formados com a média de empregabilidade de 53,5% desses profissionais.
Um exemplo de vida transformada é a de Vítor Félix do Santos, 26 anos, participante de uma das edições do Ponto da Moda. "Desde pequeno, sonho em ter meu próprio negócio. Sempre quis trabalhar para mim", conta. O jovem, que começou a trabalhar ainda criança, vendendo nas ruas chocolates que a mãe produzia, hoje tem sua própria loja de roupas masculinas no bairro do Uruguai, em Salvador. "Assim que saí do curso, comprei duas máquinas e há quatro meses estou com a 'Use Félix' aberta. Meu sonho agora é construir parcerias que me permitam produzir minhas confecções exclusivas, com meus modelos e minha marca", planeja.
Empreendedoras Braskem - Em 2024, foram realizadas duas edições do projeto que certificou e capacitou 42 mulheres em Simões Filho e outras 49 em Camaçari. Durante o curso, foram apresentados conceitos de empreendedorismo e livre iniciativa e as participantes aprenderam a fazer a gestão dos diversos setores de um negócio, como Recursos Humanos, Finanças, Produção, Marketing e Vendas.
Eunice Gonçalves dos Santos, uma das participantes, relata que o Empreendedoras Braskem lhe abriu a mente para a gestão de um negócio. "A gente começa fazendo do jeito que dá, mas quando nos é explicado como fazer corretamente, entendemos como trabalhar e o resultado vem", explica Eunice, que revela seu sonho atual: "montar meu ateliê e me regularizar como microempreendedora individual".
Economia Circular - O Oficina de Economia Circular visa conscientizar os participantes sobre a importância da reciclagem e do desenvolvimento econômico sustentável, através de técnicas que transformam o plástico reciclado em arte que pode ser aplicada em camisetas, quadros, ecobags e outros produtos. Em 2024, o projeto beneficiou de forma direta 19 moradores de Ilha de Maré e outros 20 residentes do distrito de Passé, em Candeias.
Uma destas pessoas capacitadas foi Deise Aparecida Maciel da Costa, 42 anos, moradora de Ilha de Maré. Ela conta que além da atividade como marisqueira, também passou a comercializar produtos que aprendeu a fazer durante a oficina. "Minhas filhas me ajudam também, coletando e cortando os materiais. A oficina foi uma experiência maravilhosa, a melhor coisa que aconteceu aqui em Ilha de Maré", exclama Deise.
Outra iniciativa apoiada pela petroquímica no estado, por meio do 2º Edital Braskem - Projetos que Transformam, foi o Nosso Bordado. Desenvolvido pela Associação das Rendeiras de Dias d'Ávila (Rendavan), o projeto fomenta o empreendedorismo de economia solidária e a geração de renda, capacitando 72 pessoas na produção de renda de bilros, costura e modelagem, crochê e bordado a mão.
A ex-feirante Maricélia dos Prazeres de Almeida Oliveira, 55 anos, contou que, além da capacitação em si, o projeto proporcionou que ela "acertasse as contas" com o passado. "Venho de uma família de costureiros, mas quando era jovem não me interessei em aprender o ofício. Quando soube das aulas, senti como uma chance de acertar essa questão", explica. "Hoje eu vivo de meu artesanato, faço miçangas, terços e pulseiras. Quero agora me especializar em crochê para adicionar ao meu leque de produtos", conclui.
.jpg?v=1)
.jpg)
.jpg?v=1)
.jpg?v=1)
.jpg?v=1)
.jpg?v=1)
.jpg)

-thumb.jpg)
-thumb.jpg)
-thumb.jpg)
-thumb.jpg)
-thumb.jpg)
-thumb.jpg)
-thumb.jpg)





Conheça nossas unidades com o Tour Virtual
Conheceriniciativas locais

A coleção homenageia personalidades baianas nos livros feitos em Vitopaper®, um papel sintético produzido a partir de plásticos reciclados pós-consumo, que não rasga, não molha e absorve 20% menos tinta na impressão. O projeto tangibiliza uma das formas de uso sustentável do plástico, reforçando o nosso compromisso com a Economia Circular.
Em 2023, foi lançada a coleção "Eu Vim da Bahia Mirim", destinada a crianças de 4 a 8 anos. São cinco livros cujos personagens centrais são inspirados em Maria Quitéria, Mãe Menininha do Gantois, Frans Krajcberg, Myriam Fraga e Carlinhos Brown. As obras contam com abordagem pedagógica, linguagem acessível e ilustrações atraentes para conquistar as crianças.
Adotadas por diversas escolas baianas, as duas primeiras edições deram luz a personagens importantes da nossa história: Gregório de Matos, Luis Gama, Cid Teixeira, Martagão Gesteira, Irmã Dulce, Riachão, Tia Ciata, Ana Nery, Milton Santos, Theodoro Sampaio, Castro Alves e Anísio Teixeira.
O projeto foi idealizado e realizado pela Caramurê e conta com o nosso patrocínio e do Governo do Estado da Bahia, por meio do Programa Estadual de Incentivo à Cultura, o Fazcultura.

Apoiamos iniciativas que promovam a inovação, como Corais de Maré. O projeto visa recuperar corais nativos da Baía de Todos-os-Santos com tecnologia inédita, que utiliza o plástico e outros materiais recicláveis para potencializar o crescimento da espécie Millepora alcicornis. O projeto também estimula o desenvolvimento da Ilha de Maré, engajando a comunidade nas atividades. A ação é uma realização da Carbono 14, em parceria com a Universidade Federal da Bahia (UFBA) e o Instituto de Pesca Artesanal de Ilha de Maré (IPA).

Em sua segunda edição, o Edital Braskem: Projetos que Transformam apoia ações voltadas ao desenvolvimento local e sustentável em comunidades onde atua. Atualmente, 12 projetos estão sendo contemplados nos estados da Bahia, Alagoas, São Paulo, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul, com investimentos de até R$ 50 mil, cada.
Das 60 iniciativas inscritas na Bahia em 2023, duas foram selecionadas e estão em desenvolvimento: Educação Integrada em Literatura, Matemática e Artes (Digital e Musical), do Grupo de Mãe Nossa Senhora do Amparo, em Camaçari e Nosso Bordado, da Associação das Rendeiras de Dias d´Ávila.

Apoiamos os fundos municipais dos Direitos da Criança e do Adolescente (FMDCA) de Simões Filho e de Camaçari; e o Fundo Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa (FMDPI) de Camaçari, com recursos de mais de R$ 1,1 milhão. O objetivo foi contribuir com projetos sociais que atendem crianças, adolescentes e idosos nos municípios da Região Metropolitana de Salvador (RMS).

Doamos os recursos necessários às obras de requalificação do Núcleo de Apoio Psicossocial (NAP) do Centro Educacional Santo Antônio (CESA), que faz parte das Obras Sociais Irmã Dulce (OSID). O espaço de 90 metros quadrados foi reinaugurado em março de 2023, disponibilizando recepção com espera, três salas reversíveis para atendimento individual e uma sala administrativa. A reforma ainda incluiu pintura, instalações elétricas e de ar-condicionado, além de troca de piso, portas, luminária e forro, que passou a ter proteção acústica.

Reforçamos a importância da coleta seletiva, a conscientização e a destinação correta de resíduos recicláveis ao promover o Plastitroque, que incentiva a troca de plásticos recicláveis por alimentos e itens de limpeza. Já foram realizadas seis edições nos municípios de Camaçari, Candeias e Dias d'Ávila, com mais de 8,5 toneladas de plástico arrecadado, beneficiando mais de 1,7 mil participantes e distribuindo cerca de 17 mil produtos.

Em parceria com a Lavoro, promovemos desde 2023 uma capacitação em costura industrial para moradores da região do Uruguai, em Salvador. Com 350 horas de aula, o curso aborda disciplinas técnicas, além de promover a economia circular no segmento têxtil. Com quase 130 pessoas certificadas, a iniciativa conta com o apoio do Condomínio Bahia Têxtil, do Sindicato da Indústria de Vestuário do Estado da Bahia (Sindvest) e do Instituto São Paulo de Arte e Cultura (ISPAC).

O Prêmio Braskem de Teatro é um evento tradicional já consolidado no cenário cultural da Bahia e tem o objetivo de valorizar, reconhecer e premiar a produção teatral do estado, abrindo espaço para o surgimento de novos talentos. A premiação chegou a sua 29ª edição em 2023 com uma novidade: a participação de espetáculos de municípios do interior da Bahia, por meio de uma etapa classificatória, a Mostra Interior em Cena. Foram premiados espetáculos indicados em nove categorias: Ator, Atriz, Texto, Revelação, Espetáculo Adulto, Espetáculo Infantojuvenil, Direção, Performance e Categoria Especial. O projeto é uma realização da Caderno 2 Produções e conta com nosso patrocínio e do Governo do Estado, por meio do Fazcultura, Secretaria de Cultura e Secretaria da Fazenda.

Promovemos a inclusão social e o desenvolvimento socioeconômico dos trabalhadores das unidades de triagem de resíduos por meio do fortalecimento da cadeia de reciclagem na Bahia. Ao promover cursos, assistência técnica, obras de infraestrutura e doação de equipamentos, o programa eleva continuamente os níveis de profissionalização de duas cooperativas de Salvador (Cooperguary e Camapet) e uma de Camaçari (Coopmarc). Desde 2019, o Programa investiu na Bahia mais de R$ 750 mil, que foram revertidos em obras de reforma nas sedes das cooperativas, aquisição de equipamentos e capacitação dos cooperados. O programa é realizado em parceria com a Pragma.

Apoiamos ações como so+ma vantagens, no Centro Comercial de Camaçari, na Região Metropolitana de Salvador (RMS), com o objetivo de estimular a prática da reciclagem. Para participar é bem simples. Os moradores podem levar seus resíduos no ponto de coleta instalado próximo à feira da cidade e acumular pontos por meio do programa. Em seguida, poderá trocá-los por benefícios, como cursos e itens de alimentação e higiene, ou por doações para ONGs locais. Em 2023, mais de 124 toneladas de resíduos recicláveis foram arrecadadas com a contribuição dos 1.870 moradores do município cadastrados na iniciativa. O total de resíduos arrecadados permitiu uma economia de mais de 7 milhões de litros de água e evitou o desperdício de aproximadamente 316 mil KWh de eletricidade, além de impedir a emissão de 348 toneladas de CO2, de acordo com a startup so+ma.

Por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, patrocinamos o projeto Ateliê Criativo, da Quest/Zeppelin. A iniciativa oferece um curso gratuito, com carga horária de 192 horas, que ensina jovens a gerar renda por meio da reciclagem do plástico. Os participantes aprendem sobre as propriedades, a cadeia e os processos de reciclagem e reúso do plástico, além de terem a oportunidade de utilizar a criatividade para produzir peças e objetos do uso cotidiano, de interesse artístico, com o material. Em 2023, foram capacitados 40 jovens e adultos de Camaçari, que exibiram suas peças no Boulevard Shopping, Horto Florestal e Foyer do Teatro Cidade do Saber, em dezembro. Em 2024, a iniciativa acontece no município de Dias d´Ávila.

Parte do 1º Edital Braskem: Projetos que Transformam, o projeto Portas Abertas, Janela para o Mundo capacitou, em informática, 33 jovens, entre 14 e 21 anos, da comunidade de Menino Jesus, em Candeias. Promovido pela Central Organizações Comunitárias de Menino Jesus (Corcomej), a iniciativa visa promover a inclusão digital para facilitar o acesso dos jovens da região ao mercado de trabalho.

Promovida pela Humana Brasil, o projeto Quilombo Sustentável capacitou 18 mulheres quilombolas e agricultoras, moradoras de Pitanga dos Palmares, em Simões Filho, na produção de alimentos orgânicos. As participantes aprenderam técnicas de produção e informações sobre processamento, conservação, armazenamento, transporte, gestão e comercialização das hortaliças. Parte do 1º Edital Braskem: Projetos que Transformam, a iniciativa implementou um sistema de produção agroecológica na comunidade, utilizando uma tecnologia social de baixo custo. Essa metodologia promove o manejo orgânico da produção no formato de horta circular, sendo o centro do espaço reservado à criação de galinhas caipiras.

Uma das três iniciativas selecionadas pelo 1º Edital Braskem: Projetos que Transformam, o Afroteca Muvuca promove o resgate da história dos quilombos, dos negros e dos indígenas por meio da leitura. Em um contêiner decorado, instalado no Quilombo da Cordoaria, em Camaçari, disponibiliza uma biblioteca com acervo de 200 livros e um espaço multiuso, onde 60 crianças participaram de oficinas de literatura em 2023. Desenvolvida pela Associação Viva a Vida, a iniciativa também atendeu outras 670 crianças por meio de uma ação itinerante, que levou a dinâmica de contação de histórias para escolas do Quilombo da Cordoaria.

Parte do 2º Edital Braskem: Projetos que Transformam, o Educação Integrada promove oficinas socioeducativas de Leitura e Escrita Criativa, Edição de Áudio e Vídeo, Matemática Lúdica e Música (flauta, canto-coral e violão) para 100 crianças e jovens, de 4 a 16 anos, do 1º ao 9º ano do Ensino Fundamental. As aulas acontecem no contraturno escolar, às quartas e sextas-feiras, das 14h às 16h, na sede do Grupo de Mães Nossa Senhora do Amparo, realizadora da iniciativa, em Camaçari.

Voltado para adolescentes, jovens e adultos das comunidades de Dias d’Ávila, o Nosso Bordado oferta cursos básicos de Renda de Bilros, Costura e Modelagem, Crochê e Bordado a jovens e adultos do município de Dias d’Ávila. O propósito é capacitar os participantes e proporcionar a geração de renda por meio da utilização de técnicas artesanais. No total, serão oferecidas 120 vagas no ano de 2024. Realizada pela Associação das Rendeiras de Dias d´Ávila, a iniciativa foi uma das duas selecionadas pelo 2º Edital Braskem: Projetos que Transformam.
Caso você tenha alguma dúvida ou sugestão, entre em contato: