sobre a braskem no Rio Grande do Sul

Somos uma indústria do setor químico e petroquímico com atuação global. Produzimos matérias-primas para agronegócio, construção civil, embalagens alimentícias, infraestrutura, indústria automotiva, de saúde e de higiene.
Estamos presentes no Polo Petroquímico de Triunfo com oito unidades industriais - três de petroquímicos básicos e de polietileno e duas de polipropileno - e somos uma das maiores empresas do Estado.
Foi na Braskem do Rio Grande do Sul que nasceu o polietileno renovável, o primeiro plástico de fonte renovável produzido em escala industrial no mundo.
Conhecida como I'm green™ bio-based, essa resina é exportada para o mundo todo e utilizada em mais de 200 marcas, gerando reconhecimento, empregos e tributos para o Estado.
destaque em Triunfo
O Centro de Tecnologia e Inovação de Triunfo é o maior dos centros de tecnologia da Braskem, e um dos principais centros de pesquisa em polímeros da América Latina. Algumas das inovações de destaque desenvolvidas no CTI são os produtos renováveis
do portfólio I'm green™.

Das resinas renováveis, nasceram importantes projetos internacionais, como o portfólio de produtos exclusivos para a indústria de manufatura aditiva, conhecida como impressão 3D, filamentos, pós e pellets com alta qualidade e os constantes testes para apoiar a cadeia do plástico em encontrar a melhor aplicação.
No Centro de Tecnologia e Inovação de Triunfo está localizada a Ilha de Economia Circular, encarregada por testar o desempenho das resinas recicladas e desenvolver produtos com foco em desenvolvimento sustentável e de menor impacto ao meio ambiente para alcançarmos a inovação disruptiva em prol de uma sustentabilidade real.
a braskem no Rio Grande do Sul em números
As unidades Braskem localizadas no Rio Grande do Sul apresentam números expressivos para nossa companhia.

+ de 6.800
empregos diretos e indiretos64 projetos
e ações de impacto social e ambiental para as comunidades em 2023.+ de R$ 700 milhões
em contribuição tributária em 2023+ de 3,5 milhões
de toneladas de produtos químicos e polímeros produzidos em 2023acontece
Acompanhe informações de destaque da Braskem no Rio Grande do Sul

Braskem avança na migração de parques industriais para o mercado livre de gás natural
A Braskem está avançando em sua jornada de transição energética com a migração de parques industriais para o mercado livre de gás natural, um passo importante para tornar suas operações mais eficientes e sustentáveis. O projeto já contempla unidades localizadas no ABC Paulista (SP) e em Triunfo (RS), além de uma migração parcial em andamento na Bahia. Esse movimento reforça o compromisso da companhia de construir uma matriz energética mais eficiente, competitiva e de baixo carbono.
No Rio Grande do Sul, a planta Q 2 passou a operar no mercado livre em agosto de 2025, com consumo de 350 mil m³/dia e estimativa de economia mensal de R$ 2 milhões. "Nosso objetivo é migrar todas as plantas industriais da Braskem para o mercado livre até o final de 2026. Esse é um passo decisivo para garantir mais flexibilidade, competitividade e sustentabilidade às nossas operações", afirma Gustavo Checcucci, Diretor de Energia e Descarbonização Industrial da Braskem.
O movimento traz ganhos relevantes como redução de penalidades, acesso a gás competitivo e otimização contratual. Viabilizada por meio da Voqen, comercializadora de energia elétrica e gás natural da Braskem, a iniciativa reforça o compromisso da companhia com a redução das emissões de gases de efeito estufa. Além de contribuir para a sustentabilidade dos processos industriais, ela também gera benefícios para as comunidades vizinhas às operações.

Voluntários realizam o plantio de mudas de Ipê-Roxo em Triunfo
Uma ação voluntária está reforçando a relação entre a comunidade de Triunfo e o meio ambiente neste mês de setembro. Pelo menos 50 mudas de Ipê-Roxo foram plantadas em espaços públicos no entorno da Escola Técnica Municipal Farroupilha e da E.E.E.M. Afonso Machado Coelho. Realizada na manhã do último dia 25/09, a mobilização é resultado da We Care Week, semana global de voluntariado da Braskem, e contou com a parceria da Fundação Qorpo-Santo. A entidade desde 2008 desenvolve projetos culturais e pedagógicos que, de forma direta ou indireta, resgatam o legado do poeta e dramaturgo triunfense José Joaquin de Campos Leão, Qorpo-Santo (1829 - 1983).
"É uma ação simbólica e prática ao mesmo tempo. O Ipê-Roxo é uma das espécies mais emblemáticas da flora brasileira, uma planta que emana e atrai boas energias. O objetivo é que, no futuro, as árvores fiquem como legado para a cidade, servindo como cenário para atividades culturais e ambientais, proporcionando beleza e aumentando a qualidade de vida da comunidade. Agradecemos as parcerias da Braskem, Secretaria de Educação, Secretaria de Obras, OAB/Triunfo, Agroferro e as escolas", comenta a responsável pelo plantio do Ipê que produziu as sementes que geraram as mudas e presidente do conselho deliberativo da Fundação Qorpo-Santo, Odila Rubin.
Em função das enchentes de 2024, a Fundação coordenada pela gestora ambiental Lourelisa Vasconcelos, passou a atuar com o projeto "Qorpo-Santo Ambiental", buscando parceria com escolas, poder público e a própria Braskem, para dar andamento a projetos de conscientização em relação ao cuidado com o meio ambiente alinhados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU).
Iniciativa global do Programa de Voluntariado da Braskem realizada anualmente, a We Care atua em diferentes frentes de ação que atendam necessidades de comunidades locais em temas como economia circular e mudança do clima. Entre as iniciativas, destacam-se, por exemplo, mutirões de limpeza para coleta e triagem de resíduos descartados de forma inadequada e recuperação de espaços públicos.
"O voluntariado corporativo é algo que faz parte da nossa cultura enquanto empresa comprometida com o desenvolvimento sustentável e, portanto, buscamos sempre fomentar movimentos desta natureza para fortalecer nossos laços tanto internamente quanto junto ao público externo", explica o gerente de Relações Institucionais da Braskem no RS, Daniel Fleischer.

Braskem celebra 15 anos de trajetória dos polímeros de fonte renovável feitos da cana-de-açúcar
Com a demanda crescente por produtos renováveis em todo o mundo, a Braskem reforça sua liderança global em biopolímeros , comemorando 15 anos do lançamento do polietileno (PE) I'm greenTM bio-based . Produzido no Polo Petroquímico de Triunfo (RS), a marca I'm greenTM bio-based é reconhecida mundialmente como um dos casos mais transformadores em desenvolvimento sustentável. Desde a partida da planta, em 2010, a sua produção evitou a emissão de 8 milhões de toneladas de CO2 na atmosfera.
"Comemorar a trajetória de I'm greenTM bio-based é celebrar o protagonismo da Braskem e do Brasil na transição global para uma indústria de baixo carbono e circular. As equipes que atuam aqui no RS e participam desde a concepção do projeto se orgulham da trajetória dessa inovação que cria valor para a cadeia produtiva do setor, para os clientes e para a sociedade", afirma o diretor industrial da Braskem no Rio Grande do Sul, Nelzo Silva.
O objetivo da Braskem é expandir a sua capacidade produtiva de bioprodutos e produtos bio-atribuídos para 1 milhão de toneladas até 2030 em outras frentes de crescimento. Atualmente, essa matéria-prima é utilizada em três produtos de fonte renovável:
- Polietileno, usado em diversas aplicações, como embalagens;
- EVA, muito usado em solado de calçados;
- Cera de Polietileno, usada na produção de adesivos, cosméticos, entre outros.
Sobre a unidade
A planta de eteno renovável partiu com capacidade de produção de 200 mil toneladas anuais. Hoje, sua capacidade produtiva é de 275 mil toneladas/ano, o que representa um aumento de 37% em relação ao projeto inicial de 2010, fortalecendo o crescimento da empresa como referência no desenvolvimento de soluções renováveis.
Para saber sobre o I'm greenTM bio-based , acesse: https://www.braskem.com/imgreen/home-pt

Alunos do Senai vivenciam experiência prática no Polo Petroquímico
A Braskem, por meio do programa Formando Laços, recebeu 30 alunos do curso de Mecânica Industrial do Senai Montenegro para uma imersão no Polo Petroquímico de Triunfo.
A visita, realizada em 13/08, conectou os futuros técnicos industriais aos processos produtivos, tecnologias e práticas de saúde, segurança e meio ambiente da Braskem, além de apresentar iniciativas sociais da companhia.
A ação reforça a parceria com o Senai e fortalece a relação com profissionais em formação, contribuindo para o desenvolvimento da cadeia produtiva da região.
"O Senai Montenegro é um parceiro histórico que desempenha um papel fundamental para a formação de profissionais na região, que tem na indústria uma de suas bases econômicas. Esses encontros, além de manter uma sinergia positiva entre mercado e futuros profissionais, contribuem muito para o nosso desenvolvimento enquanto cadeia produtiva", destaca o gerente de Relações Institucionais da Braskem no RS, Daniel Fleischer.

Braskem apoia iniciativas culturais que fortalecem a educação em Nova Santa Rita
Com o compromisso de promover o desenvolvimento sustentável e valorizar a educação nas comunidades onde atua, a Braskem está patrocinando dois projetos culturais voltados à educação infantil e ao ensino fundamental em Nova Santa Rita o Baú das Artes e Trilha das Descobertas.
As iniciativas, realizadas pela Evoluir com apoio do Ministério da Cultura e viabilizadas pela Lei Federal de Incentivo à Cultura, beneficiarão mais de 1.500 alunos de dez escolas públicas ao longo do segundo semestre desse ano.
O projeto Baú das Artes teve seu lançamento oficial em agosto, com um encontro de formação para educadores da rede municipal. A proposta é enriquecer as práticas pedagógicas por meio de materiais que estimulam o desenvolvimento social, cognitivo, artístico e afetivo das crianças. Cada escola participante receberá um baú com recursos educativos que permanecerão nas instituições para uso contínuo.
Já o Trilha das Descobertas será implementado em cinco instituições de Educação Infantil, com foco em atividades lúdicas e formação docente. O projeto oferece um acervo com livros, brinquedos, jogos e fantasias, promovendo o desenvolvimento integral de crianças de 4 a 6 anos.
As formações são conduzidas por especialistas em educação e cultura, com alinhamento à Base Nacional Comum Curricular, reforçando o papel da escola como espaço de experimentação e construção coletiva do conhecimento.
"Projetos como esses reforçam nosso compromisso com o desenvolvimento sustentável e com a valorização da educação nas comunidades onde atuamos. Iniciativas culturais e educativas têm um papel fundamental na formação de crianças e jovens e é um caminho direto para a transformação social", destaca Daniel Fleischer, gerente de Relações Institucionais da Braskem no RS.

Braskem doa mobiliário urbano feito com plástico reciclado para municípios do RS
A Braskem, em parceria com a Pacifil (fabricante de madeira plástica), segue contribuindo com a reconstrução do Estado com a doação de bancos e floreiras feitos 100% de plástico reciclado.
Ao todo, serão mais de 1.000 itens distribuídos para alguns dos municípios gaúchos, reforçando nosso compromisso com a economia circular e com soluções sustentáveis para as cidades. Triunfo, Rio Grande, Montenegro e Porto Alegre já receberam os primeiros lotes.
Cada banco reutiliza até 18 mil sacolas plásticas, já as floreiras cerca de 7.800, que também podem ser utilizadas eventualmente como coletor de resíduos. Menos resíduos no meio ambiente, mais conforto para as pessoas.
A iniciativa destaca o compromisso da indústria com soluções que promovem impactos ambientais positivos e geram valor social. "Essa parceria mostra que é possível transformar resíduos em benefícios reais para as comunidades, reunindo diferentes elos da cadeia produtiva em torno da sustentabilidade. Ao mesmo tempo, reforça o nosso compromisso com o desenvolvimento sustentável e com a melhoria da infraestrutura urbana das cidades onde estamos presentes", afirma Daniel Fleischer, gerente de Relações Institucionais da Braskem no Rio Grande do Sul.

Plastitroque na Assembleia Legislativa: Educação Ambiental e Solidariedade em Ação no RS
A Braskem realizou uma edição especial do projeto Plastitroque na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul. A ação, promovida nos dias 28 e 29 de maio e 3 de junho, arrecadou 251 quilos de resíduos plásticos e destinou 200 cestas básicas a cooperativas de reciclagem impactadas pelas enchentes de 2024.
O Plastitroque é um programa que incentiva a troca do plástico por cestas básicas, fomentando o descarte correto de plásticos, promovendo a educação ambiental e o fortalecimento da cadeia da reciclagem. Desde 2021, o projeto já impactou cidades como Rio Grande, Nova Santa Rita, Triunfo, Montenegro e Porto Alegre.
Durante a edição especial na Assembleia Legislativa, três cooperativas de reciclagem atingidas pelas enchentes foram beneficiadas:
- UTC Francisco Engel Rodrigues (Lomba do Pinheiro)
- Coadesc (Farrapos)
- Aterro Norte (Sarandi)
Segundo Daniel Fleischer, gerente de Relações Institucionais da Braskem no RS, a ação foi marcada pela sinergia com o Poder Público e pelo compromisso com as comunidades locais:
"Essa foi uma ação diferenciada, que deu exemplo de mobilização e reforça o papel fundamental das cooperativas na cadeia da reciclagem."
Com o Plastitroque, a Braskem reafirma seu compromisso com a educação ambiental, a economia circular e o apoio às comunidades do Rio Grande do Sul.

A prioridade da Braskem é a segurança das pessoas
Desde 2019, esse continua sendo nosso maior compromisso com Maceió e com seus moradores. Há 5 anos, iniciamos a realocação preventiva das áreas de desocupação em conjunto com as autoridades e firmamos acordos para desenvolver um conjunto de ações e programas para reparar, mitigar e compensar os efeitos da subsidência do solo em Maceió.
Para dar ainda mais transparência, facilitar a compreensão e o acompanhamento dessas ações e programas, alguns já em fase adiantada de implantação ou mesmo concluídos, consolidamos os nossos Compromissos com Maceió. Clique aqui e saiba mais.

Participação na FIMEC
INICIATIVAS LOCAIS

O programa Ser + da Braskem teve início em 2009, promove apoio contínuo de desenvolvimento socioeconômico dos trabalhadores das unidades de triagem de resíduos através de programas de assessoria técnica e capacitação além de aquisição de equipamentos para melhoria do trabalho e resultados das cooperativas.

Uma barreira ecológica que segura o lixo flutuante que teria seu destino final no lago Guaíba. Pautando no desenvolvimento local e no pós-consumo consciente, apoiamos o projeto Ecobarreira em ações de educação ambiental. Esta iniciativa promove a conscientização dos moradores da comunidade sobre o consumo e pós-consumo consciente através de visitas a barreira.

Localizada no Cinturão Verde do Polo Petroquímico de Triunfo, a Estação Ambiental, área com mais de 68 hectares e mais de 3 mil espécies de plantas e animais catalogados, promove visitas para ensinar sobre questões ambientais relacionadas a cadeia do plástico. O projeto, que já recebeu mais de 229 mil pessoas, atende crianças e adolescentes das regiões do entorno do polo. Conta com um Programa de Educação Ambiental, criado em 2012, conforme BNCC (Base Nacional Comum Curricular) para abordar temas como natureza, consumo consciente, descarte correto e reciclagem junto às escolas de todo o Estado.
As visitas presenciais devem ser agendadas pelo telefone/whats (51) 98132-5732 ou e-mail estacaoambientalbraskem@gmail.com .
A Estação Ambiental conta também com tour virtual 360º. Clique aqui e confira!

Nos preocupamos com a comunidade em que estamos inseridos e por isso, durante a pandemia, criamos um fundo comunitário para auxiliar famílias em situação de vulnerabilidade presentes em nosso entorno com doações emergenciais de alimentos e itens de higiene. Foram cerca de 18 mil famílias beneficiadas pelas iniciativas realizadas pela Braskem durante o período de maio a junho de 2020.
As doações da Braskem através do Salvando Vidas para Triunfo e Montenegro são um legado da Braskem à saúde do Rio Grande do Sul
Doações emergenciais Em números:
Mais de 5,8 mil pessoas impactadas
Cidades beneficiadas: Porto Alegre, Montenegro, Triunfo, Nova Santa Rita e Vale do Taquari
Mais de 900 cobertores doados
Mais de 2 mil cestas básicas doadas para a comunidade
Mais de 700 kits de higiene e limpeza distribuídos
Doações emergenciais Em imagens:

O Plastitroque busca incentivar os participantes a coletarem resíduos plásticos que produzem no seu dia-a-dia (garrafas plásticas, sacolas plásticas, tampinhas plásticas, embalagens de produtos de limpeza, higiene e alimentos) para, depois, terem a oportunidade de trocar por plasticoins, que posteriormente são trocados por kits com alimentos. O programa acontece em escolas de Montenegro, Nova Santa Rita, Triunfo e Rio Grande.
Como produzimos: Da matéria-prima ao produto acabado
Saiba mais
Conhecer mais
