Somos uma empresa focada em pessoas, de olho no futuro. É por isso que nos desafiamos constantemente a criar soluções inovadoras e sustentáveis que possam melhorar a vida das pessoas e tornar o mundo um lugar melhor.
Desde o nascimento de nossa empresa, em 2002, a inovação sustentável está em nosso DNA. A Braskem sempre esteve comprometida em melhorar o nosso planeta, e estamos dedicados a encontrar soluções pioneiras do setor que nos impulsionem em direção a um futuro mais sustentável.
Quer saber mais sobre o compromisso global da Braskem?
Leia na íntegraRecentemente, demos mais um passo importante em nossa estratégia de desenvolvimento sustentável: firmamos acordo com a multinacional francesa Voltalia para compra de energia solar, que será consumida em suas unidades industriais no Brasil. A Braskem se comprometeu a comprar energia solar por 20 anos, reduzindo a quantidade de emissões de CO2 em 130 mil toneladas ao longo do período do contrato.
A Braskem iniciou em 2019, em parceria com a alemã Siemens, a modernização da sua Central Petroquímica situada no polo do ABC, em São Paulo. Com um investimento total estimado em R$ 600 milhões, o projeto contempla a substituição das turbinas a vapor, que hoje alimentam a central, por motores elétricos high-speed, desenvolvidos com tecnologia de ponta “estado da arte” e de alto desempenho, e a instalação de uma usina de cogeração que consumirá gás residual do processo produtivo da Braskem.
A Braskem, que tem como meta estar entre as melhores indústrias químicas do mundo em intensidade do consumo energético, definiu uma série de iniciativas de eficiência energética em suas operações com consequente redução da emissão de carbono e melhoria em competitividade. Mesmo diante do contexto mundial impactado pelo COVID a Braskem avançou em iniciativas em diversos complexos, a exemplo de Camaçari, culminando com uma redução anual e recorrente de 833 GWh de energia consumida, volume equivalente ao consumo anual de energia elétrica de todo o estado de Roraima, que tem quase 600 mil habitantes, com a consequente redução de 247 mil toneladas de CO2 no período, o que equivale a 8% das emissões do complexo.
Nosso plástico verde. Comemoramos em 2020 os dez anos do lançamento da marca I’m green™. Além de seu pioneirismo e inovação, I’m green™ bio-based é uma solução produzida a partir da cana-de-açúcar – fonte renovável – e tem como diferencial a captura de até 3,09 toneladas de gás carbônico durante seu processo produtivo. Ao longo desses anos a marca evoluiu e se transformou, reforçando o compromisso da Braskem com a Economia Circular. Expandimos o nosso portfólio e, desde 2019, I’m green™ recycled – feito a partir de resíduo reciclado – e I’m green™ bio-based & recycled também estão disponíveis para o mercado.
Em parceria com o EngePol – Laboratório de Engenharia de Polímeros da COPPE/UFRJ (Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenharia da Universidade Federal do Rio de Janeiro), SENAI CETIQT, por meio do Instituto SENAI de Inovação em Biossintéticos e Fibras e a Fábrica Carioca de Catalisadores, participamos de pesquisa sobre reciclagem química de plásticos com investimento total de R$ 2,7 milhões.
Além de evitar que 36 milhões de embalagens plásticas cheguem a aterros anualmente, esta parceria permite que elas sejam recicladas e voltem ao mercado como uma opção de matéria-prima.
Apoiamos o fomento de toda cadeia de reciclagem nacional com iniciativas que visam inclusão social e o desenvolvimento socioeconômico dos catadores e cooperados. Apoiamos 149 cooperativas de reciclagem, beneficiando 61 mil pessoas.
Somos membros da Alliance to End Plastic Waste, iniciativa que promove o engajamento de todos os atores da cadeia de valor do plástico com objetivo de reduzir índices de desperdício.
Em linha com a estratégia de energia sustentável da companhia, que considera a busca constante por oportunidades de agregar valor através da melhoria contínua em eficiência energética e uso das fontes renováveis disponíveis para suprimento das suas unidades industriais, a Braskem anunciou a parceria com a Canadian Solar, uma das maiores empresas do ramo solar do mundo, viabilizando a construção de uma usina solar em Minas Gerais.
Em dezembro de 2019, a Braskem anunciou mais um passo importante em sua estratégia de desenvolvimento sustentável ao assinar um acordo de 20 anos com a Voltalia, multinacional francesa, para a compra de energia solar que será consumida em suas unidades industriais no Brasil por um período de 20 anos. O contrato permitirá a ampliação do Complexo Solar Serra do Mel, no Rio Grande do Norte.
Por meio de um compromisso de longo prazo na compra de energia renovável na Bahia, a Braskem contribuirá para viabilizar a instalação da primeira fase do Complexo Eólico Folha Larga, da EDF Renewables do Brasil, um dos líderes do país no setor de energias renováveis.
Investindo na diversificação de sua matriz energética, a Braskem iniciou em 2019 a operação de sua primeira usina de geração distribuída, com base solar, na Bahia.
Uma das empresas que adota as melhores práticas e obtém os melhores resultados em sustentabilidade corporativa
Listada pela 9ª vez no Índice ICO2 da B3, que é composto por empresas que adotam práticas transparentes sobre emissões de Gases de Efeito Estufa (GEE)
Líder em Desenvolvimento Sustentável pelo Pacto Global da ONU
Líder nos rankings de água, clima, engajamento de fornecedores e cadeias de suprimentos
Uma das empresas mais sustentáveis do mundo pelo anuário da RobecoSAM
Reconhecida pela CEPAL e pela Rede Brasil do Pacto Global como um dos casos mais transformadores na produção de I’m greenTM
Classificação Ouro no invetário de emissões de Gases de Efeito Estufa (GEE)
Uma das 25 melhores empresas do Brasil na promoção da Diversidade e Inclusão.
Melhor empresa brasileira na promoção de mulheres na liderança