Bioplástico da Braskem é reconhecido em evento da ONU como um dos casos mais transformadores em desenvolvimento sustentável no Brasil
Iniciativa agora faz parte de um repositório on-line com mais de 60 casos de estudo para estimular o desenvolvimento sustentável de vários setores da economia

A produção de polietileno I'm greenT bio-based da Braskem, plástico de origem renovável, feito a partir da cana-de-açúcar, foi reconhecida pela Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe (CEPAL) das Nações Unidas (ONU) e pela Rede Brasil do Pacto Global, nesta terça-feira, 26/5, como um dos casos mais transformadores em desenvolvimento sustentável no Brasil, na categoria Indústria & Energia. O reconhecimento foi oficializado durante a participação da Braskem no webinar sobre "Big Push para a Sustentabilidade", aberto ao público e organizado pela Comissão Econômica para América Latina e o Caribe (CEPAL), em parceria com a Rede Brasil do Pacto Global, ambas entidades ligadas à ONU.
A produção de plástico de origem renovável da Braskem completa uma década neste ano e é resultado de anos de dedicação da empresa à pesquisa e ao desenvolvimento de produtos sustentáveis. Produzido em escala industrial a partir da inauguração da unidade fabril de eteno verde na cidade de Triunfo (RS), em 2010, a iniciativa conferiu à companhia liderança mundial no mercado de biopolímeros, com capacidade para fabricar anualmente 200 mil toneladas do material.
O avanço das pesquisas e o desenvolvimento de produtos sustentáveis, como o polietileno verde, EVA verde e etileno glicol verde, integram práticas de sustentabilidade, um conceito que faz parte do DNA da Braskem desde a sua fundação, em 2002. No caso do polietileno I'm greenT bio-based, um dos principais diferenciais é a contribuição para a redução de emissão dos gases do efeito estufa, ao capturar mais de 3 toneladas de CO2 para cada tonelada produzida. O material mantém, ainda, as mesmas propriedades, desempenho e versatilidade do plástico convencional, de origem fóssil, podendo ser inserido nas mesmas cadeias de produção e reciclagem existentes.
Graças às parcerias que a Braskem tem firmado ao longo dos últimos 10 anos com clientes da cadeia do plástico e brand owners para estimular o uso de um plástico ainda mais sustentável e que minimiza impactos ambientais, hoje o polietileno I'm greenT bio-based já está presente em mais de 150 marcas no mundo, incluindo embalagens e produtos para os mais diversos segmentos, como alimentos e bebidas, de higiene pessoal e de bens duráveis.
"É fundamental que todos, setores público e privado e a sociedade em geral, revejam suas formas de atuar, produzir e consumir. O mundo tem questões urgentes que colocam em risco a existência humana, como o aquecimento global e o uso desenfreado de recursos naturais. A partir do nosso propósito de melhorar a vida das pessoas, nós buscamos constantemente inovar e conscientizar toda a nossa cadeia de valor para estas questões. Acreditamos no potencial da economia circular para o avanço da sustentabilidade e o plástico de origem renovável é uma das nossas entregas nesse sentido. A iniciativa da ONU é um importante reconhecimento da jornada que estamos construindo, que reforça que estamos no caminho certo e amplia a mensagem de que o plástico pode contribuir muito para o desenvolvimento sustentável do planeta", afirma Mateus Schreiner Garcez Lopes, responsável por Inovação em Tecnologias Renováveis, que apresentou o estudo de caso "Polímeros Verdes: tecnologia para promoção do desenvolvimento sustentável" durante o evento da CEPAL nesta terça-feira.
Os investimentos direcionados pela Braskem para a área de reciclagem também foram destaque no evento. Recentemente a empresa ampliou o portfólio I'm greenT, que passou a reunir toda a linha de produtos de economia circular da companhia, como as resinas renováveis e as soluções produzidas a partir de plástico reciclado e as aplicações que utilizam ambas soluções (reciclado e renovável). No campo da reciclagem química, um dos maiores desafios da indústria do plástico, a Braskem também segue realizando estudos com apoio de universidades e centros de pesquisa para desenvolver tecnologias que ampliem as alternativas atuais da reciclagem mecânica, transformando resíduos plásticos, como sacola de mercado e filmes de embalagens, em matéria-prima novamente.
"Verde, inclusiva e íntegra. Esse é o modelo de retomada que o Brasil precisa para que o novo normal traga um país sustentável. Nossa natureza nos traz uma vantagem comparativa inigualável, biodiversidade, matriz energética, entre outros. O Big Push para a Sustentabilidade mostra o potencial criativo de empresas e organizações brasileiras que nos colocam na liderança dessa agenda", reforça Carlo Pereira, diretor executivo do Pacto Global no Brasil.
Os estudos de caso apresentados pela Braskem e por empresas de outros setores no webinar da CEPAL e Rede Brasil do Pacto Global fazem parte de um repositório on-line com mais de 60 iniciativas para o desenvolvimento sustentável no Brasil. Trata-se de um conjunto de iniciativas que alavancam investimentos nacionais e estrangeiros para gerar um grande impulso ("Big Push") de crescimento econômico, geração de emprego e renda, redução de desigualdades e lacunas estruturais e promoção da sustentabilidade ambiental.
Segundo Carlos Mussi, Diretor do Escritório da CEPAL no Brasil, os casos reunidos no Repositório de casos sobre o Big Push para a Sustentabilidade no Brasil são exemplos claros de investimentos que são capazes de entregar resultados sociais, econômicos e ambientais, em linha com uma estratégia de recuperação sustentável para o país.
Para conhecer as iniciativas apresentadas no webinar "Big Push para a Sustentabilidade" desta terça-feira, 26/5, acesse https://biblioguias.cepal.org/bigpushparaasustentabilidade .
Para aclaraciones adicionales a imprensa, por favor contactar:
Giusti Comunicação
Braskem@giusticom.com.br
Noticias relacionadas
Press Releases
Más noticias
Braskem reporta un EBITDA recurrente de 1,000 millones de reales en el 1T26 y una utilidad neta atribuible a los accionistas de 1,400 millones de reales, superior al 4T25
La integración entre industria, marcas y cooperativas impulsa el reciclaje de plástico en Brasil
Braskem amplía la modernización de su flota marítima con buques de nueva generación y menor emisión de CO2
Braskem será la primera empresa química en Brasil en recibir el Selo Verde Brasil
Braskem reporta un EBITDA recurrente de 109 millones de dólares (589 millones de reales) en el 4T25, impactado por el prolongado ciclo a la baja de la industria global
Gasolina Premium 100 llega al mercado para motores de alto desempeño
Clientes
Conviértase en cliente de Braskem
Braskem es una de las mayores proveedoras de productos químicos y petroquímicos del mundo, reconocida por su enfoque en el desarrollo sostenible, la innovación y la calidad.
Creemos en las asociaciones duraderas, tenemos una amplia cartera de productos y trabajamos junto con nuestros clientes para crear nuevas soluciones prácticas y sostenibles en todos los mercados.
Contacte nuestro equipo de ventas

Braskem Global
Braskem Idesa
Braskem USA
Braskem Europe