Alagoas

0800 006 3029 ou 0800 954 1234 De segunda a sexta, das 8h às 18h (exceto feriados).
Ligações gratuitas, inclusive de celulares.

Braskem assina acordos e encerra ação civil pública dos moradores e ação civil pública socioambiental em Maceió

 
  • Aditivo ao acordo de janeiro delimita a área de desocupação ao incluir 5.500 imóveis, totalizando cerca de 15 mil imóveis
  • Acordo socioambiental inclui ações de reparação urbanística, além de estabilização e monitoramento do fenômeno geológico
  • Acordos encerram ações civis públicas e representam um avanço importante em relação ao evento geológico de Alagoas
  • Com cerca de 9 mil famílias fora da área de risco, nova etapa permite planejar o futuro dos bairros afetados
 
Maceió, 11 de janeiro de 2021 - A Braskem e as autoridades de Alagoas assinaram acordos na Ação Civil Pública dos Moradores e na Ação Civil Pública Socioambiental, encerrando esses processos judiciais. Pelo acordado, a Braskem adotará medidas adicionais para promover a segurança e a compensação financeira dos moradores nos bairros atingidos pelo fenômeno geológico em Maceió e executará a reparação socioambiental e urbanística na região. 
O primeiro acordo, na chamada ACP dos Moradores, é um aditivo ao documento assinado em janeiro com a Defensoria Pública do Estado de Alagoas (DPE), o Ministério Público Federal (MPF), o Ministério Público do Estado de Alagoas (MPE) e a Defensoria Pública da União (DPU). Esse aditivo delimita a desocupação das áreas atingidas e inclui cerca de 5.500 imóveis no Programa de Compensação Financeira e Apoio à Realocação, que passará a ter em seu escopo cerca de 15 mil imóveis. 
O segundo acordo, feito com o MPF na ACP Socioambiental, tendo o MPE como interveniente anuente, contempla as ações relacionadas aos impactos ambientais, sociais e urbanísticos na região. Ele prevê que um diagnóstico e um plano de trabalho serão preparados por empresa independente, que vai recomendar medidas de reparação, mitigação ou compensação dos impactos ambientais, com valores ainda a serem calculados. 
Para a reparação urbanística, serão feitas intervenções nas áreas desocupadas, preservação do patrimônio histórico e cultural ali existente, ações de mobilidade urbana, compensação social e indenização para danos coletivos. Está prevista a participação de órgãos públicos interessados, além de mecanismos de consulta popular. 
Para a estabilização das cavidades e monitoramento do solo, a Companhia seguirá com a implementação das ações do plano de fechamento da mina elaborado pela Braskem e em processo de aprovação pela Agência Nacional de Mineração (ANM), cujas medidas poderão ser ajustadas até que seja verificada a estabilidade das cavidades. 
A assinatura dos acordos representa um avanço importante em relação ao fenômeno geológico de Alagoas e seus impactos. No último ano, cerca de 9 mil famílias deixaram a área de risco, recebendo auxílio financeiro e aluguel dentro do Programa de Compensação. Mais de 3 mil propostas de indenização foram feitas, com um índice de aceitação de 99,8%.  Cerca de mil profissionais continuam mobilizados para garantir que todas as famílias sejam atendidas de acordo com o cronograma definido pelas autoridades.
Com as novas ações definidas nos acordos, a Braskem reforça seu compromisso com a segurança das pessoas e com o desenvolvimento sócio econômico do estado de Alagoas.
Segue abaixo o total de provisões feitas pela Braskem para os eventos em Alagoas:
 
Sobre a Braskem
Com uma visão de futuro global, orientada para as pessoas e para a sustentabilidade, a Braskem está engajada em contribuir com a cadeia de valor para o fortalecimento da Economia Circular. Os 8 mil Integrantes da petroquímica dedicam-se diariamente para melhorar a vida das pessoas por meio de soluções sustentáveis da química e do plástico. A Braskem possui DNA inovador e um completo portfólio de resinas plásticas e produtos químicos para diversos segmentos, como embalagens alimentícias, construção civil, industrial, automotivo, agronegócio, saúde e higiene, entre outros. Com 40 unidades industriais no Brasil, EUA, México e Alemanha e receita líquida de R$ 52,3 bilhões (US$ 13,2 bilhões), a companhia exporta seus produtos para Clientes em mais de 100 países.
 
Braskem nas redes sociais
www.facebook.com/BraskemSA
www.linkedin.com/company/braskem
www.twitter.com/BraskemSA
 
Informações para imprensa, favor contatar:
CDN Comunicação 
Jessyca Trovão - (55 11) 3643-2769 - jessyca.trovao@cdn.com.br
Karina Alves - (55 11) 3643-2981 - karina.alves@cdn.com.br
Fábio Souza - (55 11) 3643-2813 - fabio.souza@cdn.com.br
Débora Farias - (55 21) 3626-3715 - debora.farias@cdn.com.br

 

Contatos para a imprensa:

Algo Mais Consultoria e Assessoria

(55 82) 3177.4955

Clarissa Veiga

clarissa@algomaisconsultoria.com

 

 

Braskem nas redes sociais

Facebook | Linkedin | Twitter