Alagoas

0800 006 3029 De segunda a sexta, das 9h às 18h (exceto feriados).
Ligações gratuitas, inclusive de celulares.

Programa de Acolhimento de Animais conscientiza sobre a importância da vacinação em animais de estimação

 
Maceió, 7 de outubro de 2020 - O primeiro levantamento de informações sobre saúde animal dos felinos nos bairros do Pinheiro, Mutange, Bebedouro e Bom Parto mostra que pouco mais de 20% haviam sido vacinados. Essa análise preliminar reforça a importância do trabalho da conscientização de tutores sobre a saúde e bem-estar dos animais. A vacinação é o método de proteç&ati lde;o mais importante e eficaz contra doenças infecciosas por proporcionar ao animal imunidade e criação de anticorpos.

Essa é uma das ações do Programa de Acolhimento dos Animais, parceria entre Braskem, Universidade Federal de Alagoas (Ufal) e Fundação Universitária de Desenvolvimento de Extensão e Pesquisa (Fundepes) para promover e conscientizar sobre a importância do cuidado animal nas áreas de desocupação. A equipe, liderada pelo coordenador técnico do programa, professor Pierre Barnabé Escodro, vem realizando periodicamente eventos nos bairros e distribuindo materiais informativos para a conscientização da comunidade e destacando também a importância da vacinação em cães, gatos, cavalos, mulas e jumentos, que são os animais de estimação mais comuns entre os moradores locais.

"É importante que as pessoas entendam que a não vacinação desses animais de estimação traz riscos também à saúde humana e que a raiva, por exemplo, é uma zoonose fatal, com vacinação obrigatória nacionalmente", destaca o professor Pierre. As doenças mais perigosas para cães podem ser evitadas com vacinação e são elas: Leptospirose, Parvovirose, Hepatite infecciosa, Cinomose, Coronavírus, Parainfluenza e Raiva. Já os gatos, se não vacinados, podem contrair doenças como Panleucopenia, Rinotraqueite, Calicivirose, Leucemia Felina e Raiva.

Para os equinos, o protocolo de vacinação pode variar conforme o tipo de criação. Ainda assim, algumas vacinas são essenciais para a rotina de cuidados desses animais, sendo elas: Raiva, Influenza, Tétano, Encefalomielite e Rinopneumonite. "Essas doenças têm uma alta taxa de contágio entre os equinos e o risco de mortalidade é muito grande, por isso a vacinação é tão importante para esses animais", alerta Pierre. Com isso, é de extrema importância o estabelecimento de um programa de vacinação específico para a manutenção da saúde e o controle de enfermidades em cavalos, jumentos, mulas e outros equinos.

O programa realizou nos bairros do Pinheiro e Bebedouro, nos últimos meses, a vacinação de mais de 400 animais, sendo 247 gatos, 119 cachorros e 42 cavalos em três ações feitas de forma separada para evitar o estresse dos animais. A agenda para as próximas semanas prevê ações de orientação veterinária sobre posse responsável nos quatro bairros da área d e desocupação e um programa de adoção responsável, dando uma segunda chance para os animais que foram abandonados por seus tutores. 

O trabalho de saúde animal na área de desocupação complementa todo o apoio dado pela Braskem na realocação das famílias dos quatro bairros, com acompanhamento dos médicos veterinários no momento da mudança e a guarda temporária dos animais, no caso de não haver espaço no novo imóvel provisório.

 

Contatos para a imprensa:

Algo Mais Consultoria e Assessoria

(55 82) 3177.4955

Álvaro Müller

alvaro@algomaisconsultoria.com

Clarissa Veiga

clarissa@algomaisconsultoria.com

 

 

Braskem nas redes sociais

Facebook | Linkedin | Twitter