Alagoas

0800 006 3029 De segunda a sexta, das 9h às 18h (exceto feriados).
Ligações gratuitas, inclusive de celulares.

Programa de Acolhimento de Animais vacina cerca de 50 equinos em Bebedouro

Ação teve como foco cavalos, mulas e jumentos cujos proprietários moram na área de desocupação

Maceió, 12 de agosto - O Programa de Acolhimento de Animais, parceria da Braskem com a Universidade Federal de Alagoas (Ufal) e a Fundação Universitária de Desenvolvimento de Extensão e Pesquisa (Fundepes), promoveu um mutirão de atendimento de saúde a equinos nesta quarta-feira, 12, no bairro de Bebedouro. Cerca de 50 cavalos, mulas e jumentos foram submetidos à avaliação clínica e vacinados contra leptospirose, encefalomielite e tétano, gratuitamente.
 
A ação aconteceu na Praça Lucena Maranhão e os atendimentos foram realizados por profissionais e estudantes de Veterinária, Zootecnia e Administração da Ufal. O foco foi atender os animais cujos proprietários são moradores da área de desocupação, por isso, o comprovante de residência do tutor foi exigido. O carroceiro Carlos Daniel Rodrigues Silva, 22 anos, foi o primeiro a levar o cavalo para receber os cuidados de saúde proporcionados pelo programa. "Nunca teve isso aqui em Bebedouro, a gente sempre tinha que comprar o medicamento, aí eu trouxe o bicho para vacinar", comentou. 

"Promovemos a sanidade dos equinos que ficam alocados na região do Mutange, Bebedouro e Bom Parto e, na maioria, são animais de carroceiros, que os utilizam para sua subsistência. Também procuramos entender um pouco o cotidiano dos condutores, até para que possamos interpretar o que pode ser melhorado tanto para os equinos, quanto para os tutores. Estamos numa fase de diagnóstico, intervindo simultaneamente e pensando no futuro, no escopo de saúde única, que envolve animais, humanos e o ambiente", explica o professor Pierre Barnabé Escodro, responsável técnico pelo programa.
 
Enquanto o animal é vacinado, o tutor recebe dicas de cuidados e orientação sobre a importância de manter a vacinação em dia. Também responde a um questionário sobre quantos animais possui, se já apresentaram doenças e foram tratados, de que forma o animal participa da rotina da residência - como objeto, integrante da dinâmica da família ou ferramenta de trabalho -, se há intenção de castrá-lo, entre outras perguntas relacionadas à pandemia de Covid-19, aos meios de comunicação que proprietário utiliza para se informar e à situação econômica.

Outras ações
Esta é a segunda campanha realizada pelo Programa de Acolhimento de Animais da Braskem em parceria com a Ufal e a Fundepes. No último dia 29 de julho, cerca de 100 gatos foram avaliados e vacinados durante ação no bairro do Pinheiro. Os cuidados de saúde com os cães também estão previstos. "A nossa ideia é fazer, durante um ano, mutirões mensais. Assim estaremos muito perto da comunidade, buscando dar essa assistência", prevê o professor Pierre Barnabé.

 

Contatos para a imprensa:

Algo Mais Consultoria e Assessoria

(55 82) 3177.4955

Álvaro Müller

alvaro@algomaisconsultoria.com

Clarissa Veiga

clarissa@algomaisconsultoria.com

 

 

Braskem nas redes sociais

Facebook | Linkedin | Twitter