Acho que encontrei uma profissão. E agora?

Depois de colocar no papel todas as habilidades, valores e interesses para descobrir algumas opções de carreira, é hora de fazer uma investigação prática. Veja, a seguir, algumas sugestões para chegar a uma decisão.

1. Pesquise muito

Reúna o máximo de informações sobre as carreiras desejadas: para que servem, dificuldades, possibilidades de atuação, quais são os diplomas necessários e onde é possível estudar. Faça uma comparação entre as carreiras mais atraentes, mas também solte a imaginação. Busque informações sobre áreas desconhecidas e registre em um papel todas as suas opiniões sobre elas.

2. Imagine-se vivenciando a carreira

Seja realista. Você gostaria de ter essa profissão? Quais seriam as opções de trabalho nessa área? É algo que está de acordo com seus valores, habilidades e interesses?

3. Peça opiniões

Ative sua rede de contatos: amigos, professores, familiares e seus pais podem saber mais sobre o assunto ou indicar pessoas que já se dedicam à profissão desejada. Converse também com estudantes dos cursos da área que você deseja seguir. Vá até as universidades, conheça o ambiente e, se possível, fale também com os responsáveis pelos cursos.

4. Visite feiras educativas

Em um mesmo dia, você tem a chance de conhecer uma grande quantidade de cursos e instituições de ensino, além de tirar dúvidas e pedir informações, e até mesmo descobrir uma carreira interessante que não estava em sua lista.

5. Não se deixe influenciar

A opinião e os conselhos dos pais, colegas e amigos podem servir de base para avaliar as opções, mas a decisão final da carreira precisa ser só sua. É comum, por exemplo, haver pressão pela escolha de uma profissão porque várias pessoas da família trabalham nela ou porque os amigos comentam que o salário é bom.  "As pessoas têm boas intenções e querem ajudar, mas é preciso lembrar que o que elas dizem é baseado nas próprias experiências. Você é quem decide a força que esses comentários vão ter sobre a sua decisão", comenta a coach Carolina Nalon. 

6. Cuidado com as modas

Séries e programas de TV também são capazes de colocar uma carreira em evidência. A princípio, a novidade pode ser atraente, mas é necessário analisar se é algo que você realmente gostaria de fazer.

7. Ainda na dúvida? Procure orientação vocacional

Com o suporte de profissionais de psicologia, você pode descobrir quais são as profissões que mais têm a ver com a sua vocação. Esse atendimento pode ser feito individualmente, em clínicas particulares, ou em grupo, gratuitamente, promovido por universidades.

8. Fique tranquilo

Sua decisão de agora não é definitiva. Com o passar dos anos, pode ser que você queira mudar de área ou repensar sua escolha. "Os valores também mudam ao longo da vida", ressalta Carolina Nalon. "Algo que é importante hoje pode se tornar secundário no futuro, e isso também tem impacto sobre a vida profissional".  Nesse caso, quem decide é a experiência.

 

Clique aqui para ler a entrevista com a coach Carolina Nalon sobre como descobrir o que gosta de fazer.