7 perguntas para descobrir a carreira ideal

Para muitos estudantes, a hora de escolher o rumo profissional é cheia de incertezas. Saiba como o autoconhecimento pode ajudar a resolver esse dilema

"O que você vai ser quando crescer?". Quando crianças, ao ouvir essa pergunta, temos uma série de respostas na ponta da língua: bombeiro, astronauta, médica, aviadora. Os anos passam, os gostos mudam e as carreiras atuais apresentam uma grande variação de atuações. Se antigamente a atuação era restrita, hoje, em uma mesma profissão, temos diferentes propostas de trabalho.  E decidir qual ramo seguir, para muitos jovens, é algo que gera muitas dúvidas. Afinal, como escolher uma carreira que tenha a ver com nossa personalidade, anseios e talentos?

A resposta, segundo a coach de carreira Carolina Nalon, da Tiê Coaching (SP), está no autoconhecimento. "Para chegar a uma resposta, é preciso descobrir quais são suas forças, valores, interesses e habilidades. São eles que vão guiá-lo para a escolha de algo que o fará feliz", afirma.


Para dar os primeiros passos, é preciso criar um plano de ação. Confira a seguir um pequeno guia das perguntas que você deve fazer para começar.

#1. Do que você gosta?

Comece fazendo uma lista das matérias que você mais gosta de estudar. Liste também seus assuntos de interesse e passatempos preferidos. Aquilo que você não cansa de aprender pode vir a ser, no futuro, um aliado em sua carreira. "Preste atenção, também, às atividades nas quais você sente que cresce e aprende quando as realiza. Elas também podem trazer ideias de caminhos a seguir", diz Carol Nalon.

#2. O que você sabe fazer bem?

Pense no que seus amigos e familiares já disseram que você é bom. Talvez você seja um ótimo ouvinte, criativo na busca de soluções ou tenha facilidade com números. Faça uma lista dessas habilidades, pois elas podem dar uma pista sobre a carreira mais adequada ao seu perfil.

#3. Pelo que você gostaria de ser lembrado ou reconhecido pelas pessoas?

Se você possui um talento especial que merece ser mostrado ao mundo, coloque-o na lista. Pense também que tipo de problemas do mundo, das empresas ou das pessoas você gostaria de se dedicar a resolver.

#4. Qual a sua personalidade?

Você é tímido ou extrovertido? Gosta de planejar tudo nos mínimos detalhes ou prefere improvisar? Sente-se melhor trabalhando em grupo ou sozinho? Procure listar os traços mais marcantes da sua personalidade.

#5. Quais são seus valores?

Sua carreira precisa estar alinhada às causas e aos valores que são importantes para você. Por exemplo: liberdade, segurança, realização, justiça, respeito, contribuição, crescimento. "Mas é preciso ir a fundo nessa investigação e tentar responder por que esses princípios são tão importantes", alerta Carol. O mesmo, segundo ela, vale para os objetivos. "Por exemplo: ganhar dinheiro. O que a realização disso vai proporcionar para você?" A resposta a essa questão também ajuda a entender melhor as suas convicções.

#6. Com que tipo de pessoas ou em que ambiente você gostaria de trabalhar?

Coloque em sua lista em que tipo de ambiente ou com que tipo de pessoa você gostaria de trabalhar. Isso ajuda a visualizar as carreiras que mais têm a ver com essas preferências.

#7. Que tipo de causa, produto ou projeto o atrai?

Esses pontos também são grandes motivadores da escolha profissional, pois você poderá descobrir em que tipo de empresa e de área seria possível trabalhar com assuntos mais próximos aos seus interesses.

Clique aqui para saber como agir depois de encontrar as possibilidades de carreira.