sobre a braskem na bahia

Há 20 anos fazemos parte da história da economia da Bahia, colaborando para o desenvolvimento econômico e social da região. Mas, se considerarmos a história das empresas que nos deram origem, essa relação com o estado é ainda mais longa, tendo iniciado em 1978, com a criação do Polo Industrial de Camaçari..
No complexo, contamos com oito unidades industriais: Q 1 OLE BA, Q1 Reforma BA, Q1 ARO BA, Q1 ESP BA (petroquímicos básicos), PE 1 BA, PE 2 BA e PE 3 BA (polietileno) e MVC/PVC 1 BA (PVC). Também integram nossas operações um terminal portuário em Candeias, no Porto de Aratu, e um escritório administrativo, em Salvador.
destaque em camaçari

Direcionamos mais de 80% da nossa produção no estado ao mercado brasileiro, em sua maioria ao mercado baiano.
Nossas unidades seguem a estratégia de economia e reuso de água, além de outras iniciativas voltadas para a eficiência energética, com consequente redução da emissão de carbono e melhoria em competitividade.
a braskem bahia em números
As unidades Braskem localizadas na Bahia apresentam números expressivos para nossa companhia.

+ de 6.600
empregos diretos e indiretos (jul/22)+ de 5 milhões
de toneladas de petroquímicos básicos e resinas termoplásticas produzidas por ano+ de 28 mil
pessoas beneficiadas em 2021 com em ações sociais+ de R$ 9 milhões
em investimentos em programa socioambientais nos anos de 2021 e 2022acontece
Acompanhe informações de destaque da Braskem na Bahia.

Integrantes da Braskem participam de mutirão de doação de sangue
Além da doação de sangue, os voluntários também realizaram o cadastro de medula óssea
Neste sábado, 26 de julho, a solidariedade ganhou destaque na sede da Fundação de Hematologia e Hemoterapia da Bahia (Hemoba), em Salvador. Cerca de 25 voluntários da Braskem participaram do Mutirão Pela Vida, iniciativa promovida pelo setor de Saúde Ocupacional e pelo Programa de Voluntariado da empresa. A ação reuniu colaboradores, parceiros, familiares e amigos com o objetivo de doar sangue e realizar ou atualizar o cadastro como doadores de medula óssea.
Veterana na causa, a voluntária Laís Almeida Nascimento, responsável Técnica do Laboratório de Controle de Qualidade da Braskem, participou do mutirão. "Faço doação de sangue regularmente três vezes ao ano desde 2019. Quando soube da realização do mutirão do voluntariado, reprogramei a doação que já estava para fazer para contribuir diretamente com esta ação. Doar sangue para mim é um ato de amor e enquanto estiver apta, seguirei fazendo a minha parte, além de tentar plantar essa sementinha onde puder", relata.
Outro exemplo de engajamento é Daniel Costa, técnico de Segurança do Trabalho da Braskem, que recentemente se tornou doador de medula óssea. "Quando fui doar sangue para a sogra de um amigo, identificaram que meu cadastro estava desatualizado. Uma semana depois, me informaram sobre um paciente compatível. Aceitei na hora", conta. Daniel, que já é doador de sangue há 10 anos, descreve o processo de doação de medula óssea como tranquilo e sem dor. "Fico feliz em ser útil e ser esperança não só na vida do paciente, mas de sua família e amigos. Um doador doa esperança e vida ao próximo", conclui.
O diretor Industrial da Braskem na Bahia, Carlos Alfano, orgulhou-se do engajamento dos voluntários nesta ação. "É gratificante ver tantos integrantes da Braskem atuando em sinergia com a sociedade e exercendo esse ato solidário. O mutirão é uma oportunidade real de salvar vidas. Sabemos o quanto os bancos de sangue precisam de reforço e como o registro de possíveis doadores de medula óssea pode representar esperança para pacientes em tratamento", afirma.
Cada doação de sangue pode salvar até quatro vidas, já que o material coletado é separado em diferentes componentes: hemácias, plaquetas, plasma e crioprecipitado, utilizados conforme a necessidade de cada paciente.
O processo de doação é rápido e seguro. Para doar sangue, é necessário ter entre 16 e 69 anos, pesar no mínimo 50 kg, estar em boas condições de saúde e ter feito a última refeição entre duas e três horas antes. Já para o cadastro de medula óssea, os requisitos são: ter entre 18 e 35 anos e estar saudável.
Programa de Voluntariado da Braskem, é uma iniciativa global nascida em 2017 com o objetivo de promover experiências transformadoras, ampliando a consciência social dos colaboradores e contribuindo para o desenvolvimento das comunidades. Desde a sua criação, já são 570 mil beneficiários, mais de 800 ações de voluntariado desde 2020 e 2.788 voluntários em 2024 com engajamento de 15,5%.
Foto: Rafael Veloso/Divulgação
Foto: Rafael Veloso/Divulgação

Foto: Rafael Veloso/Divulgação

Braskem participa do Chá das Pretas em Camaçari
Na última sexta-feira, 25 de julho, estivemos presentes na 5ª edição do Chá das Pretas, em Camaçari. O evento ocorreu em celebração ao Dia Internacional da Mulher Negra, Latino-Americana e Caribenha.
A analista de Relações Institucionais da Braskem na Bahia, Graziela Vasconcelos, participou da roda de conversa sobre os desafios enfrentados pelas mulheres negras em diferentes esferas da vida, como nas relações de trabalho, nos relacionamentos amorosos e no campo da justiça social.
"A troca de experiências, muitas vezes marcadas por traumas, nos ajuda a compreender o cenário atual e a construir caminhos de transformação. É por meio desses saberes que podemos romper com o não-lugar imposto à mulher negra na sociedade", afirmou Graziela.
O Chá das Pretas é uma iniciativa do coletivo Mulheres Unidas de Camaçari e reuniu participantes na Associação de Moradores do Verdes Horizontes para uma programação que incluiu rodas de conversa, oficinas e palestras voltadas à valorização da mulher negra.

Gincana de Voluntariado beneficia mais de mil pessoas na Bahia
A Gincana de Voluntariado 2025 contou com mais de 2,3 mil voluntários inscritos, distribuídos em 22 equipes nos cinco estados onde a Braskem atua. Ao todo, foram quase 8 mil horas dedicadas ao trabalho voluntário, beneficiando cerca de 3,9 mil pessoas.
Entre os destaques desta edição está a equipe baiana Sempre em Frente, com 73 voluntários, que revitalizou o viveiro de plantas do Centro Educacional Santo Antônio (CESA), das Obras Sociais Irmã Dulce, em Simões Filho. O grupo foi vencedor na categoria "Maior Número de Beneficiários Diretos". Como reconhecimento, a instituição receberá o valor de R$ 10 mil, que será destinado ao fortalecimento das ações de educação ambiental e preservação do meio ambiente.
Foram aproximadamente 1.200 pessoas beneficiadas - entre alunos, professores, funcionários e seus familiares. As ações da equipe incluíram capinagem do local, confecção de tinta orgânica feita com argila, pintura, montagem da estrutura do viveiro com instalação de sombrite e cobertura, além do plantio de diversas mudas. Uma oficina sobre práticas sustentáveis também foi oferecida a 31 alunos da instituição, despertando o interesse das crianças e adolescentes pela preservação ambiental.
Uma das integrantes da equipe Sempre em Frente foi Vanessa Anjos, analista pleno na área financeira da Braskem. Ela conta que pratica ações de voluntariado há muito tempo e que, neste ano, resolveu participar da Gincana por influência de um colega. "Fiquei encantada com o que o programa proporciona: engajamento e união dos voluntários, além do impacto positivo das ações para as instituições participantes. Espero estar presente nos próximos anos neste programa que é tão importante para a nossa comunidade", relatou.
Outra equipe que se destacou foi a Laços de Solidariedade, com 241 voluntários. As ações foram realizadas na Creche Esperança II, em Camaçari, e incluíram a instalação de campainha e bebedouro, criação de uma brinquedoteca, instalação de ar-condicionado, doação de brinquedos e livros, além da promoção de palestras, oficinas e eventos comemorativos, como o do Dia das Mães.
"Foram dias intensos, de mobilização, doação e muito amor envolvido, e tudo fez ainda mais sentido quando fomos recebidos com amor e abraços apertados de gratidão. Levar doações é importante, mas o que mais entregamos ali foi presença, carinho e esperança. Sem dúvida nenhuma, saio dessa experiência com a certeza de que fizemos muito mais do que uma ação social, deixamos um pedaço de nós em cada canto daquela creche", contou Renata Lopes, analista de Saúde, Segurança e Meio Ambiente (SSMA) da Service Engenharia, empresa terceirizada que presta serviço para a Braskem e uma das representantes da equipe Laços de Solidariedade.
Confira o antes e depois:

CESA Irmã Dulce - Antes

CESA Irmã Dulce - Depois

Creche Esperança II - Antes

Creche Esperança II - Depois

Programa da Braskem fortalece cooperativas baianas de reciclagem
No dia 5 de julho, foi celebrado o Dia Internacional das Cooperativas. Para marcar a data, a Braskem realizou novas entregas do Programa Ser+ na Bahia. Foram quatro cooperativas de reciclagem de Salvador e Camaçari contempladas com esteiras de triagem, mesas de separação, transformador de energia, câmeras de segurança, além de oficinas de saúde e segurança do trabalho. As ações impactam diretamente mais de 130 cooperados, promovendo melhores condições de trabalho, produtividade e qualidade de vida.
A Cooperativa de Coleta Seletiva, Processamento de Plástico e Proteção Ambiental, de Salvador (Camapet), recebeu mesa de separação, suporte de bag e esteira de triagem, otimizando o processamento de até 120 toneladas de resíduos por mês. "Com esses novos equipamentos, poderemos controlar melhor o material e o tempo, aumentando a produtividade, as condições de trabalho e, consequentemente, a renda. Acredito que irá impactar positivamente na qualidade de trabalho dos nossos 24 cooperados", afirma Elenildes de Souza Duarte, presidente da entidade.
Também em Salvador, a Cooperativa de Catadores Agentes Ecológicos de Canabrava (CAEC), que conta com 59 cooperados e recicla cerca de 150 toneladas por mês, recebeu um novo transformador de energia. "O equipamento vai nos ajudar a economizar, além de abrir portas para energia limpa no futuro", destaca Luís Rebouças, coordenador administrativo e financeiro da CAEC.
Já a Cooperativa de Trabalho dos Agentes Ecológicos do Paraguary (Cooperguary), também sediada na capital baiana, recebeu portões de ferro, câmeras de segurança e sensores de luz com controle remoto. A cooperativa será beneficiada ainda com programas de saúde ocupacional e gerenciamento de riscos. "As melhorias trazem mais tranquilidade e segurança para nossa sede e qualidade de vida para todos nós", comenta Genivaldo Ribeira, o Tico, diretor administrativo da Cooperguary, que recicla cerca de 80 toneladas de resíduos por mês e possui 30 cooperados.
Na Cooperativa de Materiais Recicláveis de Camaçari (Coopmarc) foi promovida uma oficina de saúde e segurança do trabalho e diversidade, que beneficiou 19 cooperados. O foco foi o uso correto dos equipamentos de proteção individual e coletiva (EPIs e EPCs), prevenção de riscos e promoção de um ambiente mais justo e inclusivo. "Quanto mais falarmos sobre saúde, segurança do trabalho e respeito, mais o grupo ganha", ressaltou Jerônimo Bispo dos Santos, presidente da Coopmarc.
Criado em 2009, o Programa Ser+ apoia o desenvolvimento socioeconômico das cooperativas de reciclagem e de seus cooperados nos cinco estados onde a Braskem tem operações industriais - Bahia, Alagoas, São Paulo, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul -, beneficiando 23 cooperativas e mais de 690 cooperados em todo o país.

Polo Industrial de Camaçari completa 47 anos
No dia 29 de junho, O Polo Industrial completou 47 anos de história sendo o primeiro complexo integrado do setor petroquímico no Hemisfério Sul e marco da industrialização no Nordeste. As empresas instaladas no complexo representam 22% do Produto Interno Bruto (PIB) da indústria de transformação baiana e contribuem anualmente com mais de R$ 3 bilhões em Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Prestação de Serviços (ICMS) para o Estado da Bahia.
Desde o início dessa trajetória, em 1978, nossa empresa tem caminhado junto com esse marco da indústria nacional. Somos oito unidades industriais no complexo, com capacidade de produzir anualmente 5 milhões de toneladas de petroquímicos básicos e resinas termoplásticas - o que representa cerca de 42% da capacidade instalada de todo o Polo. Além disso, a Braskem gera cerca de 5 mil empregos diretos e indiretos no estado, bem como, estima-se que o impacto direto e indireto da operação em Camaçari é de mais de R$ 57,4 bilhões na produção estadual e de mais de R$ 3,5 bilhões de arrecadação de impostos, considerando a Matriz Insumo-Produto.
O Polo é composto por aproximadamente 90 empresas químicas, petroquímicas e de outros ramos de atividade industrial, que juntas geram cerca de 10 mil empregos diretos e 30 mil indiretos, segundo dados do Comitê de Fomento Industrial de Camaçari (Cofic). Ainda de acordo com o Cofic, o Polo Industrial de Camaçari possui uma capacidade instalada acima de 12 milhões de toneladas por ano de produtos químicos e petroquímicos básicos, intermediários e finais.
O diretor industrial da Braskem na Bahia, Carlos Alfano também celebrou os 47 anos do Polo de Camaçari. "Desde sua fundação, o Polo tem sido um pilar estratégico da indústria química e petroquímica brasileira, e a Braskem se orgulha de fazer parte dessa trajetória desde sua criação, há quase cinco décadas. Seguimos olhando para o futuro, com investimentos em eficiência energética, descarbonização e tecnologia, para que possamos contribuir, cada vez mais, com um desenvolvimento sustentável e inovador", destacou.

Ensino lúdico em 5 escolas de Camaçari
No dia 13 de junho, foi lançado em Camaçari o projeto Baú das Artes, uma iniciativa que promete enriquecer a aprendizagem de 1.663 estudantes da rede municipal através de jogos, brincadeiras e atividades artísticas.
O projeto é uma realização da Evoluir, com patrocínio da Braskem, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, da Secretaria Especial da Cultura do Ministério do Turismo e tem parceria com a Secretaria Municipal de Educação.
A ideia da iniciativa é capacitar 30 educadores para utilizarem, literalmente, um Baú recheado de livros, jogos, materiais de pintura, instrumentos musicais e outras ferramentas lúdicas para trabalhar temas como consumo, pluralidade cultural e ética na educação dos pequenos estudantes. "O projeto Baú das Artes está alinhado com pesquisas recentes na área da educação, que demonstram como o ensino lúdico contribui significativamente para a aprendizagem. Em meio a uma rotina intensa e cheia de demandas, o Baú oferece suporte aos professores, ajudando-os a planejar aulas mais interessantes e conectadas com o cotidiano das crianças. Por meio de atividades estruturadas e materiais de apoio, o projeto impulsiona o potencial de cada educador e promove experiências que fazem sentido na vida dos alunos", destaca Taciana Begalli, coordenadora pedagógica do projeto.
O evento de lançamento aconteceu na Escola Angiolina Teixeira de Souza e contou com a participação de representantes da Braskem, da Evoluir e de autoridades locais, como a diretora pedagógica da Secretaria de Educação de Camaçari, Alexsandra Pereira. "Acreditamos que o Baú das Artes, ao levar arte, leitura e ludicidade para nossas crianças, contribui de forma significativa para a formação integral dos estudantes. Ao estimular a criatividade, o protagonismo infantil e o desenvolvimento do senso estético, o projeto fortalece a formação cultural e cidadã", destacou.
Nesta edição, cinco escolas municipais foram contempladas com o projeto: Escola Angiolina Teixeira de Souza, no bairro de Piaçaveira; Centro Educacional Reitor Edgard Santos (Gleba A); Escola Municipal Professora Marcelina Bispo da Silva (Monte Gordo); Escola Experimental Professora Marina Tavares Cardoso (Gleba E); e Escola Monteiro Lobato (Camaçari de Dentro).

Projeto baiano de recuperação de corais na Baía de Todos-os-Santos é destaque na França
O Corais de Maré, iniciativa patrocinada pela Braskem que já transplantou 2.285 colônias de corais, será apresentado ao governo francês na 3ª Conferência dos Oceanos da ONU
Entre os dias 09 a 13 de junho, a Bahia será representada na 3ª Conferência dos Oceanos da Organização das Nações Unidas (ONU) na cidade de Nice, na França, pelo projeto: Corais de Maré que utiliza plástico e outros materiais para potencializar o crescimento da espécie de coral Millepora alcicornis.
Desenvolvido pela Carbono 14 em parceria com a Universidade Federal da Bahia (UFBA) e o Instituto de Pesca Artesanal de Ilha de Maré (IPA), com patrocínio da Braskem, o Corais de Maré alcançou em três anos de atividades excelentes resultados com o uso do polietileno na aceleração do crescimento vertical dos corais.
"A estimativa de crescimento dos corais numa profundidade de cerca de 4,5 metros é de quatro centímetros ao ano. Contudo, com a nossa técnica de aceleração de crescimento, atingimos médias que variam de 10,8 a 7,8 centímetros em 167 dias, dependendo do material que utilizamos. Com o polietileno, por exemplo, uma colônia atingiu 15,5cm em menos de 6 meses", explica Igor Cruz, professor de Oceanografia Biológica do Instituto de Geociências da UFBA e que atua no projeto.
Além do polietileno, outros materiais como, cerâmica e aço inox, são empregados na recuperação dos corais. "Eles não precisam crescer por deposição de carbonato de cálcio. Crescem sobre as hastes que colocamos, o que acelera muito seu desenvolvimento, consequentemente aumentando a complexidade estrutural dos recifes no local, que é fundamental para a manutenção da biodiversidade", acrescenta Igor Cruz.
Desde seu início, o Corais de Maré já transplantou 2.285 colônias de corais na Baía de Todos-os-Santos, sendo 685 delas apenas entre 2024 e 2025. A taxa de sucesso nos berçários é, também, motivo de comemoração. Apesar da maior onda de calor da série histórica, registrada em 2024, apenas 185 das 667 colônias instaladas até maio do ano passado sofreram branqueamento, e apenas 19 não resistiram - uma taxa de mortalidade de apenas 3%. Isso representa um índice de sucesso de 97% nos berçários.
A iniciativa que ja promoveu a recuperação em uma área de 7 mil m² no fundo do mar da região e será apresentado ao embaixador dos polos e dos assuntos marítimos da França, Olivier Poivre d'Arvor, pelo CEO da Carbono 14 e idealizador da iniciativa, José Roberto Caldas, mais conhecido como Zé Pescador. "Nunca imaginei ser convidado pela embaixada francesa a participar da Conferência dos Oceanos, por causa do trabalho com o Corais de Maré. Fico feliz que as pessoas vejam o valor no que a gente está fazendo".

Participantes do Bahia Oil & Gas 2025 visitam a Braskem
No dia 30 de maio, um grupo formado por 24 participantes do Bahia Oil & Gas Energy 2025 visitou a unidade da Q1 da Braskem, no Polo Industrial de Camaçari.
A visita técnica fez parte do "Circuito Petroquímico", uma das experiências que integram a programação oficial do evento, que é considerado o maior do setor de petróleo e gás do Norte e Nordeste.
Durante a visita, os participantes puderam ter uma imersão direta, conhecendo de perto as instalações da Q1, onde produzimos, petroquímicos básicos como eteno e propeno a partir da nafta, do gás natural e do etano.

Oficina de Economia Circular capacita moradores de comunidade a empreender com peças recicláveis
Em mais uma edição da Oficina de Economia Circular promovida pela Braskem, diversos moradores da comunidade de Menino Jesus, em Candeias, Região Metropolitana de Salvador (RMS), aprenderam a utilizar o plástico para produzir obras de arte comercializáveis, possibilitando a geração de renda e desenvolvimento econômico sustentável na região.
A oficina foi ministrada pelos artistas plásticos Diva Oliveira e Ivan Oliveira, do projeto Mosaico Reciclado, na sede da Central das Organizações Comunitárias de Menino Jesus (Corcomej), nos dias 20 e 21 de maio, das 13h às 17h, totalizando oito horas de capacitação.
Ao todo, 22 estudantes se inscreveram no programa e aprenderam a preparar os materiais, separando as embalagens plásticas por cores e texturas. Em seguida, foram orientados a fazer o corte e a montagem dos mosaicos, criando composições que vão de paisagens a réplicas de quadros famosos. A técnica pode ser aplicada em camisetas, quadros, ecobags e outros produtos, com potencial para comercialização.
Uma das participantes, a dona de casa Reijane Araújo, comentou sobre as possibilidades do uso de materiais recicláveis. "Achei muito interessante. É ótimo saber que a gente pode utilizar o material reciclável de outras formas e desenvolver uma técnica de trabalho e ocupação também", disse ela.
Para Merivânia Neves, diretora social da Corcomej, a realização da Oficina de Economia Circular estimula o empreendedorismo na comunidade. "Para a gente, é de grande valia, porque entendemos que a empregabilidade está difícil, e essa é uma alternativa para que as pessoas possam gerar renda e sustentar suas famílias", ressaltou.
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)

-thumb.jpg)
-thumb.jpg)
-thumb.jpg)
-thumb.jpg)
-thumb.jpg)
-thumb.jpg)
-thumb.jpg)





iniciativas locais

Adotamos, em 2023, duas turmas do 3º ano do Ensino Fundamental I, no Centro Educacional Santo Antônio (CESA), em Simões Filho, possibilitando que 64 crianças tenham acesso não apenas à educação básica, mas também à alimentação, assistência psicossocial e a atividades esportivas. O CESA faz parte das Obras Sociais Irmã Dulce (OSID).

Patrocinamos o Baú das Artes, por meio da Lei Rouanet, visando oferecer ferramentas criativas para contribuir com a educação de alunos do Ensino Fundamental I da rede pública de Dias d’Ávila. Realizado pela Evoluir, o projeto promove a capacitação de educadores, para que possam utilizar os baús da iniciativa como recurso pedagógico no processo de desenvolvimento das crianças. A ação está alinhada à Agenda 2030 de Desenvolvimento Sustentável da ONU.

Estimulamos a reflexão sobre o descarte consciente e o pós-consumo por meio de iniciativas como o Braskem Recicla. Em uma estrutura geodésica, instalada em diferentes locais a cada edição, crianças e adultos têm uma experiência sustentável, participando de jogos, aprendendo com uma exposição e entregando resíduos. Já promovemos cinco edições na capital baiana, impactando aproximadamente 13 mil pessoas, arrecadando 54 toneladas de resíduos e gerando uma renda de mais de R$90 mil para cooperativas de reciclagem. O projeto é uma realização da startup Solos e conta com nosso patrocínio e apoio institucional da Prefeitura de Salvador, por meio da Secretaria de Sustentabilidade e Resiliência (SECIS), e da Empresa de Limpeza Urbana de Salvador (Limpurb). Em Camaçari, teve o apoio da Prefeitura de Camaçari, por meio da Limpec. A ação já foi expandida para outros estados.

Oferecemos o ensino da capoeira, aliado ao acompanhamento pedagógico, a 100 crianças e adolescentes de Camaçari, por meio do projeto Capoeiragem Mirim. Em sua 2ª edição, a iniciativa ainda promove temas relacionados a sustentabilidade e descarte correto de resíduos em eventos realizados com os alunos e suas famílias. Conta com nosso patrocínio e também do Governo do Estado por meio do Fazcultura.

A coleção homenageia personalidades baianas nos livros feitos em Vitopaper®, um papel sintético produzido a partir de plásticos reciclados pós-consumo, que não rasga, não molha e absorve 20% menos tinta na impressão. O projeto tangibiliza uma das formas de uso sustentável do plástico, reforçando o nosso compromisso com a Economia Circular.
As duas últimas edições da coleção tiveram livros adotados por diversas escolas baianas e deram luz a personagens importantes da nossa história: Gregório de Matos, Luis Gama, Cid Teixeira, Martagão Gesteira, Irmã Dulce, Riachão, Tia Ciata, Ana Nery, Milton Santos, Theodoro Sampaio, Castro Alves e Anísio Teixeira. O projeto foi idealizado e realizado pela Caramurê e conta com o nosso patrocínio e do Governo do Estado da Bahia, por meio do Programa Estadual de Incentivo à Cultura, o Fazcultura.

Apoiamos iniciativas que promovam a inovação, como Corais de Maré. O projeto visa recuperar corais nativos da Baía de Todos os Santos com tecnologia inédita, que utiliza o plástico e outros materiais recicláveis para potencializar o crescimento da espécie Millepora alcicornis. Além de trazer benefícios ao meio ambiente, a iniciativa estimula o desenvolvimento da Ilha de Maré com a formação de jovens da região em agentes ambientais, multiplicando conhecimento e ações socioambientais em suas comunidades. A ação é uma realização da Carbono 14, em parceria com a Universidade Federal da Bahia (UFBA) e o Instituto de Pesca Artesanal de Ilha de Maré (IPA).

Nos preocupamos com as comunidades em que estamos inseridos e por isso, durante a pandemia, criamos um fundo comunitário para auxiliar famílias em situação de vulnerabilidade presentes em nosso entorno, com doações emergenciais de alimentos e itens de higiene. Foram mais de 150 mil pessoas beneficiadas com a doação de cerca de 43 mil cestas básicas para instituições sociais e catadores de recicláveis na Bahia, além de mais de 8.500 kits de higiene e limpeza. As doações foram realizadas em parceria com instituições sociais que atendem comunidades carentes em Salvador e Região Metropolitana.

No início desse ano, doamos cerca de 50 mil kits de higiene e limpeza a famílias atingidas pelas chuvas no sul da Bahia, totalizando mais de 545 mil produtos. Também incentivamos uma ação de voluntariado que mobilizou os integrantes a contribuírem com a campanha "Abrace a Bahia", promovida pela Central Única das Favelas (Cufa). Multiplicamos cada valor doado por quatro e revertemos o montante em uma nova doação para a Federação das Indústrias do Estado da Bahia (Fieb), que arrecadou recursos para os desabrigados.

Lançamos, em 2022, nosso primeiro edital para apoiar até 15 iniciativas voltadas ao desenvolvimento local e sustentável de comunidades onde atuamos. Cada projeto selecionado vai receber recursos de até R$ 80 mil, totalizando um investimento de R$ 1 milhão em cinco estados: Bahia, Rio de Janeiro, São Paulo, Rio Grande do Sul e Alagoas. Na Bahia, foram selecionados 3 trabalhos, de um total de 55 inscritos.

Por meio de uma parceria com o Instituto Akatu, disponibilizamos uma rede de aprendizagem online para formação de professores sobre consumo consciente e sustentabilidade. Com esse suporte, os docentes realizam atividades com os alunos sobre reciclagem e consumo consciente de água. A ação é realizada em Dias d’Ávila. Anteriormente, também já foi promovida nos municípios de Camaçari e Candeias.

Em parceria com o SENAI, promovemos a capacitação de 99 moradores da Região Metropolitana de Salvador (RMS), por meio de cursos técnicos gratuitos nas áreas de Caldeireiro de Manutenção, Pintor de Obras e Montador de Andaimes. As aulas são realizadas, na modalidade presencial, na unidade do SENAI em Camaçari. A iniciativa tem o objetivo de melhorar a empregabilidade de jovens e adultos que vivem no entorno do Polo Industrial de Camaçari. O Programa de Qualificação Profissional é uma das iniciativas da Braskem na área de educação, que é um dos pilares da companhia de Responsabilidade Social. Os cursos não garantem a contratação dos alunos, mas contribuem para melhorar a condição de empregabilidade deles.

Apoiamos os fundos municipais dos Direitos da Criança e do Adolescente (FMDCA) de Simões Filho e de Camaçari; e o Fundo Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa (FMDPI) de Camaçari, com recursos de mais de R$ 1,1 milhão. O objetivo foi contribuir com projetos sociais que atendem crianças, adolescentes e idosos nos municípios da Região Metropolitana de Salvador (RMS).

Preparamos estudantes do ensino médio para o mercado de trabalho, em parceria com a Junior Achievement. O projeto contempla a aplicação de uma Trilha de Aprendizagem com 3 programas de curta duração, totalizando 15h de carga horária. A edição 2022 contou com a participação de aproximadamente 90 alunos do ensino médio do Colégio Municipal São Tomaz de Cantuária, em Camaçari. Os programas escolhidos foram: o futuro do trabalho; meu dinheiro, meu negócio e gestão de projetos.

Através do ensino e da prática musical de forma coletiva, contribuímos com o desenvolvimento e a integração social de crianças, adolescentes e jovens, prioritariamente em situações de vulnerabilidade. O projeto, realizado em parceria com o Neojiba, prevê a realização de atividades de musicalização para 120 crianças entre 6 e 8 anos, além da capacitação de jovens monitores.

Doamos os recursos necessários às obras de requalificação do Núcleo de Apoio Psicossocial (NAP) do Centro Educacional Santo Antônio (CESA), que faz parte das Obras Sociais Irmã Dulce (OSID). O espaço de 90 metros quadrados foi reinaugurado em março de 2023, disponibilizando recepção com espera, três salas reversíveis para atendimento individual e uma sala administrativa. A reforma ainda incluiu pintura, instalações elétricas e de ar-condicionado, além de troca de piso, portas, luminária e forro, que passou a ter proteção acústica.

Reforçamos a importância da coleta seletiva, a conscientização e a destinação correta de resíduos recicláveis ao promover o Plastitroque, que incentiva a troca de plásticos recicláveis por alimentos e itens de limpeza. Em 2022, realizamos a terceira edição da iniciativa em escolas de Dias d’Ávila, na Região Metropolitana de Salvador (RMS), beneficiando 694 famílias e impactando positivamente cerca de 2800 pessoas. Como resultado, recolhemos mais de quatro toneladas de resíduos plásticos, possibilitando a troca por mais de seis toneladas de alimentos e mil itens de limpeza.

Patrocinado pela Braskem desde a sua criação, há mais de 10 anos, o Polo de cidadania é um evento realizado pelo Comitê de Fomento Industrial de Camaçari (COFIC). Promove serviços gratuitos de saúde e utilidade pública para as comunidades vizinhas ao Polo Industrial de Camaçari. Em 2022, a iniciativa levou, a moradores de Camaçari e Dias d´Ávila, atendimento gratuito em avaliação odontológica, medição de glicemia e aferição de pressão arterial, além de oficina infantil de sucata e workshops de compostagem e de maquiagem.

O Prêmio Braskem de Teatro é um evento tradicional já consolidado no cenário cultural da Bahia e tem o objetivo de valorizar, reconhecer e premiar a produção teatral do estado, abrindo espaço para o surgimento de novos talentos. A premiação chega a sua 29ª edição em 2023 com uma novidade: a participação de espetáculos de municípios do interior da Bahia, por meio de uma etapa classificatória, a Mostra Interior em Cena. No final do ano, a cerimônia de entrega retorna aos palcos do Teatro Castro Alves (TCA), considerado o templo dos artistas baianos, para premiar os espetáculos indicados em nove categorias: Ator, Atriz, Texto, Revelação, Espetáculo Adulto, Espetáculo Infantojuvenil, Direção, Performance e Categoria Especial. O projeto é uma realização da Caderno 2 Produções e conta com nosso patrocínio e do Governo do Estado, por meio do Fazcultura, Secretaria de Cultura e Secretaria da Fazenda.

Promovemos a inclusão social e o desenvolvimento socioeconômico dos trabalhadores das unidades de triagem de resíduos por meio do fortalecimento da cadeia de reciclagem na Bahia. Ao promover cursos, assistência técnica, obras de infraestrutura e doação de equipamentos, o programa eleva continuamente os níveis de profissionalização de duas cooperativas de Salvador (Cooperguary e Camapet) e uma de Camaçari (Coopmarc). O resultado está na média mensal do volume comercializado, que passou de 39 para 65 toneladas, entre 2018 e 2022. O programa é realizado em parceria com a Cooperativa Mãos Verdes.

Em parceria com o BNDES, fornecemos equipamentos a unidades de saúde localizadas na Região Metropolitana de Salvador (RMS) para auxiliar no combate à Covid-19. A ação, realizada em 2022, contemplou o Hospital Municipal Dilton Bispo de Santana, em Dias d’Ávila; a UPA Gleba A, a UPA Arembepe, o PA Dr. Artur Sampaio, o PA Monte Gordo, o PA Pediátrico e o SAMU, em Camaçari, e o Hospital Municipal José Mário dos Santos, o Posto Médico Dr. Amâncio Alves e o Centro Médico Luiz Viana Filho, em Candeias. Entregamos equipamentos como ECG portátil, raio X portátil digital, desfibrilador externo automático, cardioversor, gasômetro, monitor multiparamétrico, entre outros.

Por meio do SEJA!, incentivamos a Educação de Jovens e Adultos, oferecendo a conclusão do ensino médio a distância, além de qualificação profissional junto ao Senai. Em sua terceira edição, o projeto já beneficiou mais de 300 moradores de Camaçari e Dias d'Ávila, desde 2018. Realizamos essa iniciativa em parceria com o Sesi.

Apoiamos ações como so+ma vantagens, em Camaçari, na Região Metropolitana de Salvador (RMS), com o objetivo de estimular a prática da reciclagem. Para participar é bem simples. Os moradores podem levar seus resíduos no ponto de coleta instalado próximo à feira da cidade e acumularpontos por meio do programa. Em seguida, poderá trocá-los por benefícios, como cursos e itens de alimentação e higiene, ou por doações para ONGs locais. De setembro de 2021, mês de implantação, a abril de 2023, a iniciativa registrou 1.534 famílias cadastradas, cerca de 120 toneladas de resíduos sólidos recebidos e mais de 4,7 mil recompensas entregues.

A iniciativa promove a capacitação de educadores de Candeias, além de produzir e doar acervos, com brinquedos, jogos e fantasias. Essas ferramentas são usadas como recursos pedagógicos no desenvolvimento de crianças de 4 a 5 anos. Apoiamos o projeto, que é realizado pela Evoluir, por meio da Lei Rouanet.

Por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, patrocinamos o projeto Ateliê Criativo, da Quest/Zeppelin. A iniciativa oferece um curso gratuito, com carga horária de 192 horas e duração de seis meses, que vai ensinar 60 jovens a gerar renda por meio da reciclagem do plástico. Os participantes irão aprender sobre as propriedades, a cadeia e os processos de reciclagem e reuso do plástico, além de terem a oportunidade de usar a criatividade para produzir peças e objetos do uso cotidiano, de interesse artístico, com o material. As aulas serão realizadas duas vezes por semana na Casa da Criança e do Adolescente, em Camaçari, a partir de junho.

O projeto de informática Portas Abertas, Janela para o mundo, realizado em Candeias, pela Central Organizações Comunitárias de Menino Jesus, vai capacitar 30 jovens e adultos, entre 14 e 21 anos, na área de tecnologia digital. A iniciativa, selecionada pelo 1º Edital Braskem: Projetos que Transformam, conta com aulas ministradas de forma presencial e remota.

Entre as três propostas escolhidas pelo 1º Edital Braskem: Projetos que Transformam, o Quilombo Sustentável prevê a capacitação de 20 mulheres quilombolas e agricultoras sobre temas de gestão, comercialização, técnicas de produção, processamento, conservação, armazenamento e transporte de hortaliças. A iniciativa, da Associação Humana Povo para Povo Brasil, tem o objetivo de implementar um sistema de produção agroecológica na comunidade de Pitanga dos Palmares, em Simões Filho, utilizando uma tecnologia social de baixo custo. Essa metodologia promove o manejo orgânico da produção no formato de horta circular, sendo o centro do espaço reservado à criação de galinhas caipiras.

Uma das três iniciativas selecionadas pelo 1º Edital Braskem: Projetos que Transformam, o Afroteca Muvuca visa promover o resgate da história dos quilombos, dos negros e dos índios por meio da leitura. Em um contêiner decorado, instalado no Quilombo da Cordoaria, em Camaçari, disponibiliza uma biblioteca com acervo de 100 livros e um espaço multiuso, onde 60 crianças participam de oficinas de literatura. A ação é desenvolvida pela Associação Viva a Vida.
Caso você tenha alguma dúvida ou sugestão, entre em contato: