Edição 1 - Dezembro

Ver mais notícias

Braskem apoia a Plastix em seu esforço de reciclar redes de pesca e outras fibras plásticas de uso marítimo

A Plastix é uma empresa dinamarquesa dedicada à reciclagem de materiais plásticos, especializada em separar e reciclar resíduos de fibra plástica do setor marítimo. Com sua tecnologia de reciclagem exclusiva, a Plastix já demonstrou ser possível fabricar belos produtos plásticos novos a partir de resíduos plásticos que, de outra forma, terminariam em aterros sanitários. A Braskem - líder de mercado e pioneira global na produção de biopolímeros em escala industrial, além de especialista em reciclagem e economia circular - uniu forças com a Plastix para ajudá-la a otimizar o processo de reciclagem e acelerar a introdução desse plástico verde inovador e de alta qualidade no mercado.

Há uma fonte considerável de resíduos de fibra difíceis de reciclar disponíveis em portos do mundo todo, e sua principal origem são redes de pesca e cordas abandonadas produzidas com diversos materiais plásticos. Esses são também alguns dos resíduos plásticos mais abundantes nos oceanos. A Plastix comprometeu-se em desenvolver soluções industriais para reciclar esses resíduos plásticos marítimos encontrados em portos e enseadas. Essa não é uma tarefa fácil, já que redes e cordas são muitas vezes feitas de diferentes tipos de materiais, o que dificulta a separação dos distintos polímeros. Porém, nos últimos anos, a Plastix conseguiu viabilizar técnica e economicamente seu processo de separação e reciclagem, produzindo matéria-prima de alta qualidade para qualquer aplicação e tecnologia de produção como embalagens, tubulações e bens de consumo duráveis, entre outras possibilidades.

Estamos apoiando a Plastix nesse processo ao colaborarmos com a empresa nos campos técnico e comercial. "Sabemos que redes de pesca e cordas estão entre as maiores fontes de lixo marinho. Uma forma de combater esse problema é mostrar ao mundo que até mesmo os resíduos plásticos mais difíceis podem ser reciclados e transformados em novos produtos de grande valor. É por isso que estamos trabalhando com a Plastix. Este é um passo muito importante rumo à economia circular de materiais plásticos", declarou Martin Clemesha, gerente de produto da Braskem para I'm greenTM bio-based e I'm greenTM recycled na Europa e Ásia.