Edição 1 - Dezembro

Ver mais notícias

Braskem é a mais nova participante do inovador projeto Nextloopp

Nextloop é um premiado programa desenvolvido desde 2020 pela consultoria ambiental Nextek, de Londres, que conta com um objetivo ambicioso e necessário para a economia circular do plástico: criar o primeiro polipropileno reciclado de grau alimentício (FGrPP - food-grade recycled polypropylene) a partir de resíduos pós-consumo.

A demanda por resinas com conteúdo reciclado em embalagens cresce cada vez mais à medida que as marcas em todo o mundo assumem compromissos para reduzir impactos ambientais em suas embalagens. Para se ter uma ideia do impacto que esta inovação pode trazer ao mercado, hoje o polipropileno representa cerca de 20% do plástico no mundo e a maior fatia de plástico no setor de FMCG (fast-moving consumer goods).

Em direção ao PP reciclado de grau alimentício

Em busca de uma solução para ampliar as taxas de reciclagem e melhorar a qualidade do polipropileno reciclado mecanicamente, os testes realizados pelo Nextloopp têm apresentado animadores resultados com base em classificação por rastreadores.

Com uma combinação de tecnologias de ponta, o processo envolve a separação do PP de grau alimentício e, em seguida, a descontaminação do material para garantir a conformidade com os padrões de grau alimentício estabelecidos no Reino Unido, União Europeia e Estados Unidos.

"Estou confiante de que, em cooperação com os demais membros do Nextloopp, atingiremos o objetivo de fechar o ciclo das embalagens de alimentos e desenvolver produtos com cada vez mais qualidade", destaca Alberto Chiozzi, líder dos esforços da Braskem para desenvolver ainda mais a reciclagem mecânica na Europa.

A Braskem é a 40ª participante a tornar-se um membro do Nextloopp. Para conhecer mais a respeito do programa, acesse: https://www.nextloopp.com/ .

Para conhecer os compromissos e metas da Braskem voltadas à economia circular, acesse: https://www.braskem.com.br/nossoscompromissos .