Edição 1 - Dezembro

Ver mais notícias

Braskem lança novo filamento de PP com fibra de carbono 100% reciclada para impressão 3D

O lançamento é fruto da parceria da Braskem com a Vartega, recicladora líder de materiais avançados, no Programa de Reciclagem de Filamentos para Impressão 3D.

O projeto de colaboração entre as empresas visa fornecer uma solução de ponta a ponta para clientes industriais e consumidores finais na América do Norte, promovendo a economia circular no segmento de manufatura aditiva, mais conhecido como impressão 3D.

"Nosso novo Programa de Reciclagem de Filamentos com a Vartega faz parte de uma estratégia mais ampla da Braskem para fornecer soluções para produtos reciclados e eliminar resíduos de plástico. Estamos entusiasmados com a parceria com a Vartega e alavancamos seus recursos para garantir que cada bobina de polipropileno reforçado com fibra de carbono seja descartada corretamente e não vá para aterros", explica Jason Vagnozzi, Diretor Comercial de Fabricação de Aditivos da Braskem.

Como vai funcionar?
O produto comercializado pela Braskem vai trazer informações relacionadas à reciclagem do material na própria embalagem. Com isso, os clientes de filamentos poderão enviar seus resíduos, impressões com falhas e material de suporte de volta para a Vartega, que fará a classificação e reciclagem do material por meio de tecnologia exclusiva para que então transformá-lo em novos filamentos.

Alto desempenho
O filamento de PP reforçado com a fibra de carbono 100% reciclada apresenta propriedades mecânicas e térmicas superiores, além de baixo encolhimento, assegurando a produção de peças leves e rígidas para um amplo leque de aplicações de ponta nos segmentos automotivo, aeroespacial, náutico, de artigos esportivos, entre outros.

A Braskem oferece soluções para as principais tecnologias de impressão 3D. Para conhecer, o portfólio completo, acesse: www.braskem.com/usa/3d-printing .