Edição 1 - Dezembro

Ver mais notícias

Braskem lança projeto-piloto com padrão de reciclagem R-Cycle

A reciclagem do plástico é, em geral, mais complexa do que parece para o usuário final.

A utilização de diversos plásticos, cores e materiais na produção de embalagens de plástico utilizadas com diferentes conteúdos (alimentos, produtos químicos) dificulta que eles sejam transformados novamente em matéria-prima de alta qualidade, que possa ser utilizada incondicionalmente.

O padrão R-Cycle se propõe a mudar isso. Em cooperação com três outras companhias, estamos criando um ambiente de dados no qual poderá ser utilizada a documentação completa de todas as propriedades de uma embalagem que sejam relevantes para o processo de reciclagem. Os testes práticos estão sendo iniciados em diversos projetos-pilotos. E nós fazemos parte disso! 

A ascensão da digitalização veio acompanhada da popularização do Big ou Smart Data - todos os dados importantes podem ser recuperados e utilizados no menor tempo possível. A iniciativa R-Cycle tem o objetivo de aplicar esse princípio à reciclagem do plástico. Por meio de um padrão global de dados e tecnologias avançadas de marcação, fabricantes de produtos plásticos podem fornecer todas as informações relevantes sobre reciclagem referente a cada etapa de produção diretamente no produto, permitindo assim que operadores de unidades de separação façam a triagem com ainda mais precisão e reciclem a matéria-prima do plástico com mais qualidade. Esse é um fator extremamente importante para o desenvolvimento da Economia Circular efetivamente abrangente que buscamos.

Por esse motivo, fazemos parte de um projeto-piloto no qual o conceito de R-Cycle está sendo colocado em prática. Em parceria com as companhias Kautex Maschinenbau, Textron e Morssinkhof, iniciamos o projeto "Embalagem de PCR inteligente na moldagem por sopro", no qual toda a cadeia de valor é mapeada, desde o fornecimento da matéria-prima reciclada até a produção da embalagem e processamento na planta de reciclagem. O objetivo é a produção de recipientes para reciclagem no processo de moldagem por sopro, com volume de até 5 litros. Nesse processo, cada companhia assume uma tarefa central e transfere os dados correspondentes para o ambiente R-Cycle: nós cuidamos do fornecimento da matéria-prima, que consiste em material reciclado pós-consumo e nosso material de fonte renovável I'm greenTM . A Kautex Maschinenbau fabrica a máquina de moldagem a sopro, a Textron produz a embalagem e a Morssinkhof recicla o produto, que voltará a ser uma matéria-prima utilizável. 

A iniciativa R-Cycle cria um padrão internacional importante para implementação de processos em várias indústrias, que passam a ser o padrão de qualquer cadeia de valor. Trata-se de um passo importante no caminho para a Economia Circular, não apenas para nós.