Edição 1 - Dezembro

Ver mais notícias

Em parceria com a Merveyl, Braskem produz chinelos de hotéis em um novo formato: renováveis e reutilizáveis

A Merveyl, especialista há quase 30 anos na customização de acessórios para hotéis independentes e cadeias de hotéis, como artigos de higiene pessoal, acessórios e cortesias, tem cada vez mais transformado seus produtos em uma seleção de artigos de fontes renováveis ou proporcionalmente de fontes renováveis. Assim, o objetivo da Merveyl é permitir uma transição fluida para acessórios sustentáveis de hotéis. No entanto, a companhia tem enfrentado grandes desafios, como manter a reconhecida qualidade dos seus produtos sendo sustentável e atendendo às exigências de preço da indústria de hospitalidade.

Por esse motivo, a Merveyl firmou uma parceria com a Braskem. Juntas, as companhias desenvolveram uma coleção de chinelos de fonte renovável, que já está em produção e estará disponível na Europa no final de outubro de 2021.

Essa parceria é muito importante para a sustentabilidade da indústria hoteleira. Em todo o mundo, hóspedes recebem inúmeros produtos descartáveis durante suas estadias. Por motivos de higiene, alternativas reutilizáveis geralmente não são possíveis - ainda mais no momento atual. Além disso, a grande maioria desses produtos é produzida com plástico derivado do petróleo e tem grande pegada de carbono. É aí que entra a parceria entre Merveyl e Braskem: juntas, as companhias desenvolveram uma sola para chinelos com 8 mm de espessura e 100% proveniente de fonte renovável, utilizando o EVA I'm greenT bio-based da Braskem. As tiras customizáveis dos chinelos também são produzidas com essa resina. Assim, além da produção ser carbono neutro, as solas mais grossas e tiras dos chinelos permitem que os produtos sejam lavados e utilizados diversas vezes.

O EVA I'm greenT bio-based da Braskem é produzido a partir de matéria-prima renovável, a cana-de-açúcar, que armazena CO2 durante sua fase de crescimento. Assim, a produção do plástico pode até mesmo atingir um saldo negativo de emissões de carbono, o que é ideal para o objetivo da Merveyl de gradualmente fazer a transição do EVA convencional para a resina de base vegetal em toda a sua linha de produção de calçados personalizados e neutros. A solução é ideal também para o meio ambiente: a Merveyl calculou que para cada hotel que encomendar 50 mil pares de chinelos reutilizáveis de fonte renovável (equivalente ao consumo anual de um hotel SPA com cerca de 150 quartos), a redução da pegada de carbono poderá chegar em 14 toneladas. Isso é o equivalente à pegada de 14 mil carros utilizados por um ano.